TPEE - Surdez e abordagem bilíngue

Total de Créditos: 4 créditos

Caráter da Disciplina: Optativa

Ementa:

1. Tópicos selecionados de acordo com o tema e a fase de desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos
  2. A ementa será variável a cada oferecimento.
  3. Surdez e Abordagem Bilingue: aprofundar conhecimentos sobre a abordagem bilingue no atendimento educacional de alunos surdos considerando a Língua Brasileira de Sinais como língua de domínio e a Língua Portuguêsa como segunda língua.
  4. Discussão sobre os princípios presentes no Decreto 5.626 que versa sobre a Educação de Surdos

Bibliografia Principal:

1. CAPOVILLA, F. C. e RAFHAEL, W. D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilingue da Língua de Sinais Brasileira, Vol. I e I: Sinais de A à Z. Ilustração: Silvana Marques. São Paula: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
  2. LANE, H. The deaf experience:classics in language and education. Translated by Franklin Philip. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1984.p. 28-48.
  3. LACERDA, C. B. F. de. LODI, A C. B., at. (org). Uma escola Duas Línguas. Porto Alegre: Mediação, 2009