TPEE - Surdez e abordagem bilíngue
Sigla: EES26716
Total de Créditos: 4 créditos
Caráter da Disciplina: Optativa
Ementa:
- Tópicos selecionados de acordo com o tema e a fase de desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos
- A ementa será variável a cada oferecimento.
- Surdez e Abordagem Bilingue: aprofundar conhecimentos sobre a abordagem bilingue no atendimento educacional de alunos surdos considerando a Língua Brasileira de Sinais como língua de domínio e a Língua Portuguêsa como segunda língua.
- Discussão sobre os princípios presentes no Decreto 5.626 que versa sobre a Educação de Surdos
Bibliografia Principal:
- CAPOVILLA, F. C. e RAFHAEL, W. D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilingue da Língua de Sinais Brasileira, Vol. I e I: Sinais de A à Z. Ilustração: Silvana Marques. São Paula: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
- LANE, H. The deaf experience:classics in language and education. Translated by Franklin Philip. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1984.p. 28-48.
- LACERDA, C. B. F. de. LODI, A C. B., at. (org). Uma escola Duas Línguas. Porto Alegre: Mediação, 2009