Proposta Curricular
Mestrado e Doutorado
A grade curricular atualmente proposta para o PPGEEs, consta o elenco das disciplinas de diferentes naturezas, para o Mestrado e Doutorado. As disciplinas obrigatórias compõem um elenco fixo para todos os alunos, havendo diferenciação entre o elenco para o mestrado e para o doutorado. Tais disciplinas são aquelas mais diretamente relacionadas e imprescindíveis para o desenvolvimento das competências dos alunos, almejadas pelo programa. No caso do Mestrado, as disciplinas obrigatórias introduzem o aluno a uma variedade de temáticas e metodologias de pesquisa possíveis em Educação Especial. No caso do Doutorado, as disciplinas obrigatórias visam desenvolver o compromisso do aluno com a disseminação do conhecimento como parte imprescindível do processo de pesquisar.
Disciplinas
A organização curricular toma como base unidades de créditos, onde cada unidade equivale a 15 horas de atividades programadas em diferentes atividades (aulas, seminários, trabalhos de laboratório ou de campo, pesquisa, monitoria, estudo e preparo da dissertação ou tese). O Quadro 1 apresenta as exigências estabelecidas regimentalmente para a obtenção do título (Regimento Interno do PPGEEs - Parecer da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa Nº 61 de 10/09/2014).
Quadro 1. Exigências para Obtenção dos Títulos
Mestrado | Doutorado | |
Total de Créditos | 100 | 200 |
Número de créditos em Disciplinas/Prazo | 35/1 ano | 55/2 anos |
Exame de Qualificação/Prazo | 18 meses | 30 meses |
Defesa de Dissertação ou Tese/ Prazo Máximo | 24 meses | 42 meses |
Créditos para Dissertação e Tese | 65 | 145 |
Atividades de Ensino
O Quadro 2 apresenta a grade curricular atualmente proposta para o PPGEES, com o elenco das disciplinas de diferentes naturezas, para o Mestrado e Doutorado. As disciplinas obrigatórias compõem um elenco fixo para todos os alunos, havendo diferenciação entre o elenco para o mestrado e para o doutorado. Tais disciplinas são aquelas mais diretamente relacionadas e imprescindíveis para o desenvolvimento das competências dos alunos, almejadas pelo programa. No caso do Mestrado, as disciplinas obrigatórias introduzem o aluno a uma variedade de temáticas e metodologias de pesquisa possíveis em Educação Especial. No caso do Doutorado, as disciplinas obrigatórias visam desenvolver o compromisso do aluno com a disseminação do conhecimento como parte imprescindível do processo de pesquisar.
As disciplinas obrigatórias da área de concentração visam caracterizar a realidade educacional dos indivíduos com necessidades educativas especiais no país, proceder a análises críticas deste contexto e derivar formas de atuar nesta realidade. Elas têm como objetivo mais genérico aumentar a competência do aluno para problematizar a área, derivar questões de pesquisa e avaliar a relevância de estudos pontuais para avançar o conhecimento científico em Educação Especial. Este grupo de disciplinas é composto por um elenco, do qual o aluno fará algumas opções, dependendo de seu interesse em dominar com maior profundidade aspectos políticos, conceituais, formação de recursos humanos na área, relação entre os sistemas regulares e especiais de educação ou sobre técnicas especializadas de ensino, entre outros.
As disciplinas optativas têm dois objetivos: o primeiro seria o de permitir o aprofundamento do estudo no tema específico da pesquisa do aluno, vinculada a uma das linhas de pesquisa. O segundo objetivo seria instrumentalizar o aluno para dominar com o maior nível de habilidade possível, a metodologia de pesquisa selecionada para seu estudo. Tal grupo será composto por um elenco bastante variado de disciplinas, cuja responsabilidade de oferta será dos docentes vinculados às linhas de pesquisa, e permitirão uma maior flexibilização de currículos individuais. Além das constantes nas Fichas de Caracterização arquivadas na Secretaria, poderão ser acrescentadas novas, desde que aprovadas na CPG do PPGEEs.