Objetivos do Programa
Em 2024, o PPGEEs da UFSCar completou 46 anos do curso de mestrado e 25 anos do curso de doutorado. Quando o PPGEEs foi criado em 1978, seus objetivos foram definidos levando-se em conta que deveria ser garantida a formação para a investigação científica, para a docência no ensino superior e para a prestação de serviços na área de Educação Especial. Estes continuam sendo os objetivos do curso, 46 anos após sua criação.
Com a preocupação de sempre lapidar a proposta do PPGEEs na contemporaneidade da Educação Especial, entende-se que a área de conhecimento “Educação Especial” se caracteriza por todo tipo e nível de investigação científica, produção e disseminação de conhecimentos em diferentes contextos, que explorem a diversidade e garanta acessibilidade aos processos educativos de pessoas público da Educação Especial, assegurando-lhes o desenvolvimento ao longo da vida. Para tal:
- Investiga condições de acessibilidade, métodos, procedimentos, estratégias de ensino e de educação e recursos pedagógicos que garantam o direito à inclusão escolar, social e laboral de pessoas público da Educação Especial.
- Estuda os contextos políticos e legais, articulando-os com as realidades sociais complexas da relação entre os níveis micro e macro das políticas públicas.
- Dedica-se à formação de pessoas capacitadas a avaliar, propor, implementar, administrar ou orientar programas e serviços em Educação Especial, voltando-se à investigação e à implementação de procedimentos para o desenvolvimento de programas de ensino e de educação, materiais instrucionais na formação inicial, continuada ou em serviço.
Para tanto, ao longo do tempo, a estrutura curricular tem sido programada e atualizada com base na necessidade de fornecer aos discentes uma formação de excelência para:
(a) Docência Universitária: o que implica em oferecer formação conceitual e nas habilidades requeridas pela Educação Especial, de forma que o estudante seja capaz de analisar as variáveis envolvidas no processo ensino-aprendizagem, planejar, aplicar e avaliar procedimentos e atividades de ensino;
(b) Pesquisa em Educação Especial: o que implica em oferecer ao estudante fundamentos da teoria da ciência e do conhecimento, princípios de metodologia científica, e história da ciência que o habilitem a realizar pesquisas experimentais, descritivas e colaborativas na área;
(c) Assessoria a programas e serviços de Educação Especial para pessoas do público da Educação Especial, sendo as pessoas com deficiência, transtorno do espectro do autismo e altas habilidades/superdotação: o que implica em oferecer conhecimento sobre as peculiaridades das instituições e situações de Educação Especial no Brasil, e ensinar ao discente habilidades para treinamento de pessoal, planejamento e avaliação de programas e de recursos tecnológicos para serviços educacionais especializados no contexto geral da Educação.