TPEE - Família e educação especial

Total de Créditos: 8 créditos

Ementa: Definição de família. Família contemporânea. Análise dos aspectos relativos às pessoas público alvo da educação especial e as influências existentes nas relações familiares e escolares. Relação família e escola. Estratégias pedagógicas e metodológicas de abordagem, bem como de conteúdo programático e a repercussão desse conteúdo na família e nas relações por esta estabelecidas. Programas de intervenção com famílias de pessoas público alvo da educação especial. Produção de conhecimento nacional e internacional sobre famílias de pessoas público alvo da educação especial.

1. CAETANO, L. M. Dinâmica para reuniões de pais: Construindo a parceria na relação escola e família. São Paulo: Paulinas. 2009. CORREIA, L. M.; SERRANO, A. M. Envolvimento parental em intervenção precoce: das práticas centradas na criança às práticas centradas na família. 2 ed. Porto: Porto Editora, 2002.
  2. DESSEN, M.A.; COSTA JUNIOR, A.L. A ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005.
  3. SIGOLO, S.R.R.L. Envolvimento familiar e educação inclusiva: Uma mutua contribuição? Em MENDES, E.;ALMEIDA, M.A. (Orgs.). A pesquisa sobre inclusão escolar em suas múltiplas dimensões – Teoria, política e formação, 2012, p. 327-340.
  4. SOUSA, L. Crianças (com)fundidas entre a escola e a família. Porto: Editora Porto, 1998.
    WEBER, L. Família e desenvolvimento: visões interdisciplinares. Paraná: Editora Juruá, 2008.
  5. MMCWILLIAM, P.J.; WINTON, O.J.; CRAIS, E.R. Estratégias práticas para a intervenção precoce centrada na família. 9 ed. Porto: Porto Editora, 2005.
  6. TURNBULL, A.P., TURNBULL, H.R. Families, professionals and exceptionality: Collaboration for empowerment. 4. ed. Upper Saddle River, NJ: Merrill, 2001