TEE6 - Observação do comportamento: produção e análise de dados

Total de Créditos:

Ementa: O emprego intensivo da observação naturalística, na atuação e na pesquisa em educação especial e em psicologia, informa sobre a relevância da familiaridade e domínio dos métodos e técnicas observacionais na formação de pesquisadores nas duas áreas. A disciplina visa prover os alunos e as alunas dos repertórios necessários para empregar métodos e técnicas de registro e a análise dos dados provenientes de observação naturalística e sistemática de comportamentos humanos, bem como para definir critérios de fidedignidade, de validade e relevância dos dados e das análises na abordagem comportamental.

1. Danna, M. F. & Matos, M.A. (2015). Aprendendo a observar. Uma introdução. 3a Edição. São Paulo: Edicon.
  2. Fagundes, A.J.F.N. (2015). Descrição, definição e registro de comportamento. 17a Edição: revista e ampliada. São Paulo: Edicon. Batista, C. G. (2012). Objetivos da avaliação da fidedignidade em estudos observacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 1(3), 205-214.
  3. Pasquali, L. (1996). Teoria e métodos de medida em ciências do comportamento. Brasília: Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida / Instituto de Psicologia / UnB: INEP