Capacitação Docente em Educação Especial I

Sigla: EES512

Total de Créditos: 2 créditos

Caráter da Disciplina: Obrigatória (bolsistas)

Ementa: O objetivo desta disciplina é a integração do pós-graduando (Mestrado ou doutorado) ao PESCD (Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação Docente), mediante a vinculação desta disciplina a determinadas disciplinas da graduação. Para participar, o aluno deverá elaborar um plano específico das atividades a serem desenvolvidas, conforme o modelo:

1. Justificar pormenorizadamente sua participação onde fique evidenciada sua convivência e os reflexos da colaboração na disciplina.
  2. Tarefas a serem desenvolvidas pelo aluno com a respectiva carga horária semanal: a) tópicos de eventuais aulas (teóricas, práticas, exercícios e projetos) que serão auxiliados pelo aluno; b) textos que serão gerados. Participação em atividades de avaliação do aprendizado dos alunos inscritos na disciplina. Atendimento às atividades em classe e extra-classe.

Bibliografia Principal:

1. Correspondente à da disciplina da graduação, objeto do estágio - Portaria GR. No 312/97 de 03 de outubro de 1997 - Resolução do CEPE 315/97. Bryant, D. P. and Bryant, B. R. Assistive Technology for people with disabilities. Boston, Allyn and Bacon, 2003.
    Corrine, E, Maddux, K and Madduk, C.D. A Human Development View Of Learning Disabilities: From Theory To Practice. Paperback, 2005.
  2. Cortelazzo, I.B. C. Colaboração, Trabalho em equipe e as Tecnologias de Comunicação: Relações de Proximidade em Cursos de Pós-Graduação. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2000.
  3. Cortelazzo, I. B. C. Portadores de necessidades especiais, docência e tecnologias: como vencer a exclusão? Curitiba, UTP, 2006.
  4. Sant'Ana, I.M. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2,p. 227-234, mai./ago. 2005.
    Senna, L A. G. Formação docente e educação inclusiva Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 133, jan./abr. 2008