Análise Crítica do Conceito de Deficiência

Sigla: EES104

Total de Créditos: 8 créditos

Caráter da Disciplina: Área de concentração

Ementa: Analisar e discutir as representações sociais a respeito de pessoas com necessidades educativas especiais. Analisar e discutir os aspectos psicossociais envolvidos na assistência e na inserção social das pessoas com necessidades educativas especiais. Desenvolver estratégias instrucionais para a formação de recursos humanos em Educação Especial com vistas às mudanças conceituais. Representações sociais das pessoas com deficiência e talentos especiais. O planejamento de mudanças conceituais O desenvolvimento de estratégias instrucionais Aplicação e avaliação de materiais instrucionais.


Bibliografia Principal:

  1. Castanedo, C. Bases psicopedagógicas de la educación especial: evaluación e intervención. 3 ed. Madrid: Ediciones Pirâmide, 2002. Dockrell, J.; Mcshane, J. Crianças com dificuldade de aprendizagem: uma abordagem cognitiva. Trad. Andrea Negreda. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
  2. Marques, C. A. A construção do Anormal: Uma estratégia de poder. In: Intelectuais, conhecimento e espaço público. CD-Rom da 24a Reunião Anual da ANPED: Caxambu, MG, 2001.
  3. Lomaco, J. F. B. e Cazeiro, A. P. M. Concepções de deficiência e reabilitação: um estudo exploratório com graduandos de fisioterapia. Psicol. esc. educ., jun. 2006, vol.10, no.1, p.83-97.
  4. Palomino, A. S.; Gonzalez J. A. T. Educación Especial: Centros Educativos y Profesores ante la adversidad. Madrid: Ediciones Pirâmide, 2002.
  5. Silva, N. L. P. e Dessen, M. A. Deficiência mental e família: implicações para o desenvolvimento da criança. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2001, vol.17, n.2, pp. 133-141.
  6. Sorrel, A.McCray, Rieth, H.J, Sindelar, P.T. Critical Issues in Special Education: Access, Diversity, and Accountability, Paperback, 2003. Torres Gonzáles, J. A. El concepto de educación especial: aclaraciones al entramado terminológico. In A. S.Palomino & J. A. Torres, 2002