Egressos Mestrado - 2019

As dissertações podem ser encontradas no Repositório Institucional UFSCar (link externo).

(623) MUNIZ, Joice Daiane
Adaptação curricular em atividades de leitura e escrita para alunos com deficiência intelectual na perspectiva colaborativa
Orientadora: Marcia Duarte Galvani
Data de Defesa: 31/01/2019


(624) VASCONCELLOS, Talita Silva Perussi

Jogo de tabuleiro: recurso lúdico na apropriação de leitura e escrita de crianças em situação de vulnerabilidade
Orientadora: Rosimeire Maria Orlando
Data de Defesa: 14/02/2019


(625) CRUZ, Marcia

Orientações curriculares para o ensino de português para surdos: análise de documento do munícipio de são paulo
Orientadora: Lara Ferreira dos Santos
Data de Defesa: 15/02/2019


(626) TEIXEIRA, Isabela de Oliveira

Efeitos do atraso em tarefas de discriminação condicional em participantes com e sem deficiência
Orientadora: Lidia Maria Marson Postalli
Data de Defesa: 15/02/2019


(627) PAVÃO, Michelle Roberta

Rotina, necessidades e suporte de famílias de crianças com síndrome de down
Orientadora: Fabiana Cia
Data de Defesa: 20/02/2019


(628) SALES, Edinaldo Bomfim

Configurações subjetivas de alunos com deficiência visual sobre processos de escolarização no ensino médio
Orientadora: Enicéia Gonçalves Mendes
Data de Defesa: 25/02/2019


(629) BASTON, Camila Aparecida Paris

Análise funcional de comportamentos estereotipados em indivíduos com deficiência visual
Orientador: Nassim Chamel Elias
Data de Defesa: 25/02/2019


(630) GUIMARÃES, Cristiane de Azevedo

Habilidades sociais educativas de professores de pré-escolares com desenvolvimento típico, problemas de comportamento e deficiência
Orientadora: Carolina Severino Lopes da Costa
Data de Defesa: 26/02/2019


(631) TAVERNA, Christiane Honorato

Raciocínio lógico-matemático de um aluno do ensino fundamental com síndrome de asperger: dupla excepcionalidade ?
Orientadora: Rosemeire de Araújo Rangni
Data de Defesa: 26/02/2019


(632) LOPES, Andressa

Desafios na articulação entre uma professora de um centro de atendimento educacional especializado com as professoras de uma escola regular para oferta de tecnologia assistiva
Orientadora: Adriana Garcia Gonçalves
Data de Defesa: 26/02/2019


(633) CONCEIÇÃO, Bianca Salles

Práticas discursivas sobre a surdez e a educação infantil: diálogo com familiares
Orientadora: Vanessa Regina de Oliveira Martins
Data de Defesa: 27/02/2019


(634) SANTOS, Flávia Maria dos

Matrículas de estudantes com deficiência na eja e a oferta do atendimento educacional especializado em municípios paulistas
Orientadora: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos
Data de Defesa: 28/02/2019


(635) CAPPELLINI, Michele Toso

Familiares ouvintes e sujeitos surdos: reflexões sobre as interações comunicativas
Orientadora: Lara Ferreira dos Santos
Data de Defesa: 28/02/2019


(636) LANGENDONCK, Melanie Fairlie Pearson Van

Ensino de notas musicais ao piano para crianças com autismo
Orientadora: Nassim Chamel Elias
Data de Defesa: 15/03/2019


(637) FREITAS, Polyane Gabrielle de

Contribuições da escala de intensidade de apoio ao planejamento e prática do professor para jovens com síndrome de down.
Orientadora: Marcia Duarte Galvani
Data de Defesa: 26/06/2019


(638) CAIXETA, Luiza Magalhães

Avaliaçãoda emergência de intraverbais em crianças com transtorno do espectro do autismo, após oensino de tato e de discriminações condicionais
Orientadora: Deisy das Graças de Souza
Data de Defesa: 28/08/2019


(639) BORGES, Karla Janaine de Moraes Borges

Estudosobre acesso e permanência no mercado de trabalho de pessoas com deficiência intelectual
Orientadora: Maria Amelia Almeida
Data de Defesa: 29/08/2019


(639) MANZINI, Ana Carolina Gurian

Aplicaçãocondensada das três primeiras fases do pecs em uma menina com transtorno do espectro doautismo
Orientador: Nassim Chamel Elias
Data de Defesa: 29/11/2019


(640) LIMA, Clairen Angelica Santiago

Altashabilidades/superdotação em liderança: identificação e suplementação para o ensino fundamental i
Orientadora: Rosemeire de Araújo Rangni
Data de Defesa: 05/12/2019


(641) MARINS, Kéren-Hapuque de Cabral de

Benefíciose desafios da tutoria por pares para aluno com deficiência intelectual
Orientadora: Gerusa Ferreira Lourenço
Data de Defesa: 20/12/2019