Rede nacional e internacional

Destacam-se entre os intercâmbios a existência de grupos de pesquisa e de projetos desenvolvidos em rede de pesquisa nacional e internacional:

Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP/OBEDUC/CAPES): Coordenado pela professora Enicéia G. Mendes (PPGEEs), desenvolvido em colaboração com 22 universidades brasileiras envolvendo 22 programas de pós-graduação. A continuidade do trabalho se deu pesquisa “Pesquisa em rede com ferramentas de E-Science aplicada ao estudo da política de Educação Inclusiva no Brasil”, com a condução de dois estudos. Dando continuidade ao trabalho desenvolvido, em 2017 iniciou-se a pesquisa “Avaliação da política de inclusão escolar em contexto municipal baseada na abordagem do ciclo de políticas” que conta com o auxílio da FAPESP e do CNPq. O presente projeto teve como objetivo geral desenvolver e aperfeiçoar instrumentos de avaliação e acompanhamento da atual política de inclusão escolar que permitam estudos econômicos e coleta de dados em larga escala.

Também se destaca a proposta de continuidade do atual “Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sobre Comportamento, Cognição e Ensino: Aprendizagem Relacional e Comportamento Simbólico (II)”, coordenado pela professora Deisy das Graças de Souza. O atual INCT-ECCE é um grupo de pesquisadores multi-institucional e multidisciplinar que vem se mantendo ativo por quase duas décadas, tendo sido previamente financiado pelo programa PRONEX (Programa de Apoio a Grupos de Excelência).

O projeto de pesquisa interinstitucional “Acessibilidade no Ensino Superior: da análise das políticas públicas educacionais ao desenvolvimento de mídias instrumentais sobre deficiência e inclusão (OBEDUC/CAPES/INEP Edital no. 49/2012)” coordenado pela professora Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins da UNESP-Marília, contou com a participação das professoras Rosimeire Maria Orlando e Cristina Broglia Feitosa de Lacerda do PPGEEs/UFSCar e de pesquisadores vinculados aos Programas de Pós- Graduação relacionados às áreas da Educação, Psicologia, Comunicação, Linguística e Educação Física, das seguintes universidades: UEM-PR, UEL-PR, UFJF-MG, UFSC-SC, UTP-PR, UNESP-SP (Araraquara, Bauru e Marília), USP/Ribeirão Preto e UFJF-MG.

O projeto de pesquisa interinstitucional “A avaliação da qualidade da educação especial no âmbito da Educação Básica”, coordenado pela professora Cristina B. F. de Lacerda, contou com o financiamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O projeto de pesquisa interinstitucional “Perspectivas da biblioteca como organização criativa na otimização dos recursos de aprendizagem: da acessibilidade à fluência informacional”, coordenado pelo professor Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda (UNIRio), com participação da professora Rosemeire Rangni (PPGEEs UFSCar) e Márcia Valéria da S. B. Costa (UNIRio).

Uma outra pesquisa interinstitucional “O Esporte Paralímpico da escola: Uma investigação sobre inclusão do aluno com deficiência na educação física escolar”, com o financiamento do CNPq (Projeto Universal), coordenada pela professora Maria Luíza Tanure Alves (Unicamp), conta com a colaboração da professora Mey de Abrey Van Munster (PPGEEs). O estudo se estrutura através da inserção do esporte paraolímpico no currículo das aulas de EF, investigando os efeitos na inclusão de alunos com deficiência.

O Grupo de Pesquisas Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS) coordenados pelos docentes Almir Del Prette (PPGEEs) e Zilda Del Prette tem vários núcleos em outras instituições, a saber: UNESP- Bauru Alessandra T. Bolsoni-Silva (Egressa PPGEEs), UERJ, RJ: Eliane Falcone, UNESA, RJ: Eliane Gerk, UNIVERSO: Adriana B. Soares, UFSJ, MG: Marina Bandeira, UEL: Maura G. de Freitas (egressa do PPGEEs), UnB: Sheila G.Murta, USP-RP: Sonia R. Loureiro e UNIR, RO: Fábio B.Feitosa (egresso PPGEEs). Fabián Oláz (Universidade Nacional de Córdoba, Argentina) com estágio de professores visitantes dos pesquisadores brasileiros na Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Convênio firmado também entre os grupos de pesquisa, Frank M. Gresham (Louisiana State University).

O projeto “Desenvolvimento da Linguagem e da Comunicação Assistiva em Crianças e Jovens Especiais: Uma Investigação Transcultural”, com participação da Profa. Maria Amélia Almeida com pesquisadores de mais 10 países: Noruega, Suécia, Dinamarca, Inglaterra, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda e Irlanda. No Brasil, estão envolvidas as seguintes instituições: UNESP/Marília; UERJ/Rio de Janeiro; UFRN /Natal; Centro Anne Sullivan do Brasil. Coordenador geral: Dr. Von Stephen Tetzchner, Universidade da Noruega, e Leila Regina d'Oliveira de Paula Nunes UERJ coordenadora Brasil.

O projeto “Adaptação e validação da Escala de Intensidade de Suporte - SIS para o Brasil: Uma contribuição para avaliação funcional de jovens e adultos com deficiência intelectual” coordenado pela professora Maria Amélia Almeida, e desenvolvido em parceria com o Dr. Miguel A. Santos e Dra. Manuela Sanches do Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

O projeto interinstitucional “Acesso e a permanência de alunos com deficiência no ensino superior brasileiro a partir dos indicadores sociais”, coordenado pela Profa Dra Rosimeire Maria Orlando (PPGEEs UFSCar) iniciou em 2019 e conta com a colaboração da Profa Dra Silvia Marcia Ferreira Meletti (UEL PPGE), além de Liz Amaral Saraiva (Doutoranda PPGEEs), Vanessa Cristina Paulino (egressa PPGEEs), Sally Cristina Gouveia da Silva Ferreira (graduanda UFSCar). Tem como proposta de estudo a educação escolar de pessoas com deficiência, especificamente o acesso e a permanência de alunos com deficiência no ensino superior brasileiro, a partir dos indicadores sociais. Conta com financiamento CNPq (CHAMADA UNIVERSAL - MCTI/CNPq Nº 28/2018 Universal Faixa B - vigência 2019 a 2021).

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação - Educação Especial, coordenado pelas Profas Rosimeire Maria Orlando (PPGEEs UFSCar) e Heulália Charalo Rafante (UFC), teve seu início em 2009 sob coordenação da Profa Dra Katia R M Caiado. É formado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (campus São Carlos) e do Programa de Pós Graduação em Educação (Campus Sorocaba) e seus orientandos. Além de professores da rede pública de ensino. Desde 2014 há atividades de colaboração internacional com Moçambique, pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e Universidade Pedagógica. O NEPEDE'EEs tem núcleos na UFSCar e UFC.

O grupo de pesquisa “Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi)”, sob a coordenação da docente Vanessa Vanessa Regina de Oliveira Martins, possui parcerias com a Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e com a Prefeitura Municipal de Rio Claro/SP. O grupo desenvolve pesquisas voltadas à educação no âmbito das singularidades. O foco de investigação tem se dado nos estudos surdos, de perspectiva social e ontológica, na educação para as diferenças, na educação inclusiva e bilíngue (Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa) e nos desafios da construção de políticas educacionais que tratem das diferenças linguístico-culturais, de surdos e de outros grupos minorizados.

A docente Adriana Garcia Gonçalves é pesquisadora do grupo “Deficiências Físicas e Sensoriais”, sob a coordenação dos Profs Eduardo José Manzini e Aila Narene Dahwache Criado Rocha, do Departamento de Educação, UNESP campus Marília. O grupo de pesquisa deficiências físicas e sensoriais tem como objetivo o estudo de fenômenos direcionados às deficiências, porém com enfoque multidisciplinar em educação e saúde. O interesse gira em torno de pesquisas sobre formação de profissionais e de pesquisadores e de desenvolvimento de sistemas de avaliação e implementação de recursos e estratégias para o ensino especial. Tem um forte interesse em desenvolvimento de metodologias para pesquisas em educação especial. O grupo integra a rede de Observatório Nacional de Educação Especial e é composto por pesquisadores das instituições: UNESP, UFSCar, UFMG.

O docente Almir Del Prette participa como pesquisador em dois grupos de pesquisas “Inteligência, cognição social e relações interpessoais” , sob a coordenação dos Profs Luís Antônio Monteiro Campos e Adriana Ferreira Paes Ribas, da Universidade Estácio de Sá - UNESA; Niterói-RJ; e “Fatores Humanos e Aprendizagem Tecnológica”, sob a coordenação das Profas Camila de Sousa Pereira-Guizzo (egressa PPGEEs UFSCar) e Marinilda Lima Souza, do SENAI, Departamento Regional da Bahia). Destaca-se no grupo a participação da colaboradora estrangeira Anne Marie Germaine Fontaine, da Universidade do Porto.

A docente Enicéia Gonçalves Mendes é integra a equipe de pesquisadores do grupo de pesquisa “Formação, Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial - GRUFOPEES”, sob a coordenação da Profa Dra Mariangela Lima de Almeida, da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. O grupo tem desenvolvido estudos junto aos gestores públicos de Educação Especial, tendo-os colaboradores-parceiros no processo de pesquisa-formação. Dentre os pesquisadores que compõe a equipe, o grupo conta com a participação de de Josiane Beltrame Milanesi, egressa do doutorado PPGEEs e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e coordenadora do Núcleo de atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas. O grupo conta ainda com a colaboração da estrangeira Maria Assunção Flores Fernandes, Universidade do Minho. Rede internacional de investigação-ação colaborativa estreiadiálogos (link externo); Rede internacional de pesquisa em ação colaborativa - CARN (link externo). O grupo possui parceria com instituições de ensino superior nacionais e internacionais, e redes de ensino de estados brasileiro.

A docente Fátima Elisabeth Denari participa do “Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX)”, sob a coordenação dos Profs Paulo Rennes Marçal Ribeiro e Ana Cláudia Bortolozzi Maia, Departamento de Psicologia da Educação, UNESP campus Araraquara. Atualmente o NUSEX tem contato e intercâmbio eficaz com pesquisadores da UDESC (Florianópolis SC), UEL (Londrina PR), UEM (Maringá PR) e UFLA (Lavras MG), e de outros campi da UNESP. No exterior, mantêm intercâmbio com a Universidade de Alcalá (Espanha); com a Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho e Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal); e com a Universidade Autónoma de Entre Rios, Argentina.

O docente Leonardo Santos Amâncio Cabral é pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI), coordenado pelas Profs Aline Maira da Silva e Washington Cesar Shoiti Nozu, da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. O GEPEI focaliza o debate interdisciplinar e interinstitucional para reflexão, investigação, produção crítica, ações horizontais e transdisciplinares para elaboração e difusão do conhecimento quanto: às políticas educacionais inclusivas na Educação Básica e no Ensino Superior (em todos os níveis, as etapas e as modalidades de ensino); políticas afirmativas; acessibilidade; diretrizes da educação inclusiva e intercultural; gestão, avaliação, currículo e diversidade; práticas da educação inclusiva; acessibilidade tecnológica; formação de professores; processo ensino-aprendizagem; elaboração de propostas e projetos inovadores que contemplem a diversidade étnica, o pluralismo cultural e linguístico as necessidades educacionais específicas. Dentre os pesquisadores participantes, tem-se a colaboração estrangeira do Prof Eladio Sebastian Heredero, da Espanha. O grupo integra a rede de pesquisa Observatório Nacional da Educação Especial.

A docente Lidia Maria Marson Postalli é pesquisadora no “Núcleo Informatizado de Estudos de Linguagem”, coordenado pelas Profas Heloisa Helena Motta Bandini e Carmen Silvia Motta Bandini, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, sendo a UFSCar a instituição parceira de pesquisa.

A docente Rosemeire Araújo Rangni atua como líder no grupo de pesquisa “Excelência, Sustentabilidade e Inovação Social: Engenharia das Organizações Criativas e Soluções Tecnológicas Educacionais”, em parceria com a Profa Cladice Nobile Diniz, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.