Projeto de pesquisa com parceria internacional

O PPGEEs vem mantendo a parceria no desenvolvimento de projeto com parceria internacional e ampliando as cooperações.

1. Otimização Da Comunicação Inicial Em Crianças Com Autismo. - Instituição parceira: University of Massachusetts Medical School – UMMS/USA: Está vinculado ao Instituto Nacional De Ciência e Tecnologia Sobre Comportamento, Cognição e Ensino (ECCE), e vem sendo desenvolvido desde 2012. Deisy de Souza Coordenadora e Lidia M. M. Postalli (PPGEEs UFSCar); William Dube, Richard Serna e William McIlvane da UMMS, EUA; Ana Cláudia Almeida-Verdu UNESP egressa PPGEEs; Heloisa H. Motta Bandini UNCISAL; Júlio C. de Rose (UFSCar); André A. Borges Varella (UFSCar); Vanessa Ayres Pereira; Lucas Tadeu Garcia (PUC MG). Agência de Fomento: National Institutes of Health.
  2. Solidariedade Familiar Intergeracional em situação de vulnerabilidade: relações familiares de crianças com deficiência no Brasil e Portugal. Coordenador / Anne Marie Fontaine / Maria Cristina P. I. Hayashi (PPGEES)/ Gerusa Lourenço (PPGEES).
  3. Desenvolvimento da linguagem e da comunicação assistida em crianças e jovens especiais - uma investigação transcultural. Pesquisadores da Noruega, Suécia, Dinamarca, Inglaterra, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda e Irlanda. Coordenadores: Dr. Von Stephen Tetzchner, Universidade da Noruega (Coord. Geral) e Leila Regina d'Oliveira de Paula Nunes-UERJ (Coord. no Brasil). No Brasil também estão envolvidas as instituições: UNESP – Marília; UERJ – Rio de Janeiro; UFRN – Natal; Centro Anne Sullivan do Brasil e UFSCar – São Carlos representada na pessoa da professora Maria Amélia Almeida.
  4. Adaptação e validação da Escala de Intensidade de Suporte SIS para o Brasil: Uma contribuição para avaliação funcional de jovens e adultos com deficiência intelectual. O projeto vem sendo desenvolvido em parceira com Instituto Politécnico do Porto, Portugal (Dr. Miguel Augusto Santos e Dra. Manuela Sanches). Participantes PPGEEs: Lidia Postalli (docente PPGEEs); Maria Amélia Almeida (docente PPGEEs - Coordenadora); Yasmin Boueri (docente UFPR); Marta Maria Lopes Flores (docente UFG-Catalão) e egressos PPGEEs. Agência de Fomento: Apoio do CNPq.
  5. Adaptação de uma escala de avaliação de interlocução no espaço escolar para o contexto da Educação Bilíngue de Surdos. Integrantes: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (PPGEES) Coordenador / Marta Grácia Garcia – Integrante. FAPESP-Bolsa.
  6. O projeto “Avaliação de programa informatizado para o ensino de leitura e escrita com alunos com deficiência intelectual” é coordenado pela professora Lidia Maria Marson Postalli e finaciado pelo CNPq – Edital Universal MCTI/CNPq No 01/2016 (Processo 427409/2016-0).
  7. Projeto “Inclusão do Público Alvo da Educação Especial no contexto da Educação Física Escolar”, coordenação docente PPGEEs Dra Mey de Abreu Van Muster. O presente projeto tem como objetivo investigar a inclusão de estudantes com deficiências no contexto da Educação Física escolar brasileira e de outros países. Integrantes: Mey de Abreu Van Munster - Coordenador / Lauren Lieberman (EUA), e discentes e egressos do PPGEEs./ Financiador(es): CNPq - Bolsa / CAPES - Bolsa.

Escola de Altos Estudos CAPES - “Crianças e adolescentes em situação de risco:dimensões éticas, intervenção e inovação científica”.O primeiro ciclo:de 20/05 a 23/05 de 2019, Dra Linda Liebenberg (Dalhousie University/ Halifax/Canadá) que ministrou a Conferência “Resilience and its role in mental health promotion”,e as disciplinas “Using mixed methods to understand interactive processes associated with cognitive processes”, e, “Visual methods: What they are and what they can contribute to our studies of people’s meaning making frameworks”. O segundo ciclo de atividades: de 01/12 a 03/12 de 2019, Dra. Ilina Singh (University of Oxford) que ministrou a conferência “Digital Tools in Mental Health: Social and Ethical Considerations” e a disciplina “Ethics of Psychiatric Genomic Research in Low and Middle-Income Countries".