Projeto de pesquisa com parceria internacional

O PPGEEs vem mantendo a parceria no desenvolvimento de projetos com parcerias internacionais e ampliando as cooperações.

Desenvolvimento de projetos com financiamento internacional:

  • Otimização da Comunicação Inicial em Crianças com Autismo - Instituição parceira: University of Massachusetts Medical School – UMMS/USA - Projeto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sobre Comportamento, Cognição e Ensino (ECCE). Deisy de Souza Coordenadora e Lidia M. Marson Postalli (PPGEEs UFSCar) e demais membros nacionais e estrangeiros.

Realização de projetos de pesquisa com equipes internacionais: 

  • Avaliação de narrativas em Libras para alunos surdos da Educação Básica: aplicação, análise e implicações pedagógicas, financiado pelo CNPq (Proc. 405337/2023-0) e, em 2024 pela FAPESP, sob coordenação da profª Cristina Broglia de Lacerda com participação da profa Maria Josep Jarque (Universidade de Barcelona) e Ana Paula Zerbato (USP e egressa PPGEEs).
  • Avaliação de programa informatizado para o ensino de leitura e escrita com alunos com deficiência intelectual, coordenado pela profª Lidia Postalli e com participação da profª Deisy G. de Souza (PPGEEs) e profª Maria Manuela P. S. F. Ferreira, no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal;
  • Desenvolvimento das versões traduzidas e validadas da escala Family Impact of Assistive Technology Scale for Augmentative and Alternative Communication (FIATS-AAC), sob coordenação da profª Gerusa Lourenço, em parceria com prof. Stephen E. Ryan (Universidade de Toronto e pesquisadores do Holland Bloorview Kids Rehabilitation Hospital) que desenvolveram a escala, e da Psychosocial Impact of Assistive Devices Scale, desenvolvida pela equipe do prof. Jeffrey W. Jutai, da Universidade de Otawa;
  • Desenvolvimento linguístico-educacional de crianças surdas: estratégias de avaliação em libras sob coordenação da profª Vanessa Martins, tendo como colaboradora a profª Lara Santos (PPGEES) e Leonardo Peluso (Udelar/Montevideo/Uruguai) e Cristina Gil (Instituto Politécnico de Sétubal-Portugal/Lisboa), bem como pesquisadores de outras universidades brasileiras UFSC; UNICAMP; UFES; UFSJ; UNIOESTE/PR. Projeto financiado - FAPESP nº do processo: 2023/12886-5.

Participação de projetos de pesquisa no exterior: 

  • A formação inicial de professores para educação inclusiva: Brasil, Espanha e o caso da Universidade de Salamanca, desenvolvido pela profª Enicéia G. Mendes em parceria com o professor José María Hernadez (Universidade de Salamanca). 
  • A professora Cristina Lacerda (PPGEEs) participa do projeto Los Sistemas de Soporte a la toma de Decisiones (SSD) docentes y el desarrollo de la competencia lingüística (hablar y escuchar)? (EDU2015-63616-P)”, coordenado pela profa Marta Grácia Garcia (Universitat de Barcelona - UB) e com os pesquisadores: Carles Riba (UB), Sonia Jarque (UB), Laura Amado (UAO-CEU), Gemma Santa Olalla (Universidad de Burgos), María Josep Jarque (UB), Fàtima Vega (UB), Camila Domeniconi (UFSCar), Josep Casanovas (UPC, InLab), Maria Ribera Sánchez (UPC, InLab), Jordi Casanovas (UPC, InLab), Marta Cuatrecasas (UPC, InLab), Carla Diví (UPC, InLab).