TPEE - Linguagem e cognição em indivíduos com atraso intelectual

Total de Créditos: 8 créditos

Ementa: Operantes verbais de Skinner Aquisição de operantes verbais simples: tato, mando, intraverbal Comportamento de ouvinte e de falante Estratégias de ensino do comportamento verbal: procedimento de escolha de acordo com o modelo, treino de exemplares múltiplos, nomeação Aquisição de operantes verbais complexos: abstração, analogia Pesquisa em comportamento verbal.

1. SKINNER, B.F. (1957). Verbal behavior. New York: Appleton-Century-Crofts.
  2. Brino, A.L. e Souza, C.B.A. de Comportamento verbal: uma análise da abordagem skinneriana e das extensões explicativas de Stemmer, Hayes e Sidman. Interação em Psicologia, 2005, 9(2), p. 251-260.
  3. Hayes, S.C., Barnes-Holmes, D., & Roche, B. (2001) Relational frame theory: a post-skinnerian account of human language and cognition.
  4. Horne, P.J., & Lowe, F. (1996). On the origins of naming and other symbolic behavior. Journal of The Experimental Analysis of Behavior, 65 (1), 185-241.
  5. ARTIGOS SELECIONADOS DO PERIÓDICO THE ANALYSIS OF VERBAL BEHAVIOR
  6. ARTIGOS SELECIONADOS DO PERIÓDICO JOURNAL OF APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS