TPEE- Leituras em educação que fundamentam a pesquisa em educação especial

Sigla: EES26719

Total de Créditos: 8 créditos

Caráter da Disciplina: Optativa

Ementa: Estuda as idéias pedagógicas no Brasil, com foco na Pedagogia Histórico Crítica. Conhece os fundamentos que a sustentam nas áreas da história, filosofia, sociologia e psicologia. Articula seus pressupostos com as pesquisas em educação especial.


Bibliografia Principal: 

  1. SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 10a edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
  2. SAVIANI, D. Escola e Democracia. 41a edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
  3. SAVIANI, D. Aberturas para a história da educação: do debate teórico-metodológico no campo da história ao debate sobre a construção do sistema nacional de educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.
  4. SAVIANI, D. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados, 2014.
  5. MARX. K; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
  6. VIGOTSKI, L.S. Obras Escogidas V - Fundamentos de Defectologia. Madrid: Visor, 1997