TPEE - Fundamentos teóricos e metodológicos
Sigla: EES26715
Total de Créditos: 8 créditos
Caráter da Disciplina: Optativa
Ementa:
- Revisão de literatura sobre a temática do projeto.
- Problematização do tema de pesquisa.
- Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa.
- Procedimentos de coleta e análise de dados.
- Resultados esperados com o estudo.
- Socialização do conhecimento
Bibliografia Principal:
- BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M.; JESUS, D. M. Educação Especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre/RS: Mediação, 2008. BAPTISTA, C. R.; JESUS, D. M. Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. Porto Alegre/RS: Mediação, 2009.
- BAPTISTA, C. R.; JESUS, D. M. Conhecimento e margens: ação pedagógica e pesquisa em educação especial. Porto Alegre/RS: Mediação, 2009.
- BAPTISTA, M. N.; CAMPOS, D. C. Metodologias de Pesquisa em ciências: análises quantitativa e qualitativa. Rio de Janeiro: LTC, 2007.
- COZBY, P.C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Editora Atlas, 2006.
- JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R.; BARRETO, M. A. S. C.; VICTOR, S. L. Inclusão: práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. 2a edição. Porto Alegre/RS: Mediação, 2009.
- JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R.; VICTOR, S. L. Pesquisa e educação especial: mapeando produções. Vitória/ES: EDUFES, 2006.
- LOMBARDI, J. C.; NASCIMENTO, M. I. M. (Orgs.) Fontes, história e historiografia da educação. Campinas/SP: Autores Associados, 2004. LOWY, M. Ideologias e ciência social: elementos para uma análise marxista. 17a edição. São Paulo: Cortez, 2006.
- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Capes. Banco de Teses e Dissertações. Disponível em www.capes.gov.br Acesso em maio de 2010.
MORAIS, P.R. Estatística para Psicólogos (que não gostam de números). Santo André: Esetec, 2007. - NERUDA, P. O livro das perguntas. São Paulo: Cosac Naify, 2008. PENA, R. S. Fontes orais e historiografia: avanços e perspectivas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
- PINSKY, C. (Org.) Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Universidade Estadual Paulista. Marília: Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987