TPEE - Fundamentos teóricos e metodológicos

Sigla: EES26715

Total de Créditos: 8 créditos

Caráter da Disciplina: Optativa

Ementa: 

  1. Revisão de literatura sobre a temática do projeto.
  2. Problematização do tema de pesquisa.
  3. Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa.
  4. Procedimentos de coleta e análise de dados.
  5. Resultados esperados com o estudo.
  6. Socialização do conhecimento


Bibliografia Principal: 

  1. BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M.; JESUS, D. M. Educação Especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre/RS: Mediação, 2008. BAPTISTA, C. R.; JESUS, D. M. Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. Porto Alegre/RS: Mediação, 2009.
  2. BAPTISTA, C. R.; JESUS, D. M. Conhecimento e margens: ação pedagógica e pesquisa em educação especial. Porto Alegre/RS: Mediação, 2009.
  3. BAPTISTA, M. N.; CAMPOS, D. C. Metodologias de Pesquisa em ciências: análises quantitativa e qualitativa. Rio de Janeiro: LTC, 2007.
  4. COZBY, P.C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Editora Atlas, 2006.
  5. JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R.; BARRETO, M. A. S. C.; VICTOR, S. L. Inclusão: práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. 2a edição. Porto Alegre/RS: Mediação, 2009.
  6. JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R.; VICTOR, S. L. Pesquisa e educação especial: mapeando produções. Vitória/ES: EDUFES, 2006.
  7. LOMBARDI, J. C.; NASCIMENTO, M. I. M. (Orgs.) Fontes, história e historiografia da educação. Campinas/SP: Autores Associados, 2004. LOWY, M. Ideologias e ciência social: elementos para uma análise marxista. 17a edição. São Paulo: Cortez, 2006.
  8. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Capes. Banco de Teses e Dissertações. Disponível em www.capes.gov.br Acesso em maio de 2010.
    MORAIS, P.R. Estatística para Psicólogos (que não gostam de números). Santo André: Esetec, 2007.
  9. NERUDA, P. O livro das perguntas. São Paulo: Cosac Naify, 2008. PENA, R. S. Fontes orais e historiografia: avanços e perspectivas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
  10. PINSKY, C. (Org.) Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Universidade Estadual Paulista. Marília: Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987