TPEE - Função Simbólica

Sigla: EES26721

Total de Créditos: 8 créditos

Caráter da Disciplina: Optativa

Ementa: O papel do comportamento nas perspectivas operante e cognitivista: análises funcionais e estruturais; tipos de perguntas de pesquisa; métodos de investigação. Processos comportamentais básicos, sob as duas perspectivas: atenção, percepção, memória, conceitos e categorização, resolução de problemas, linguagem, cognição e cultura.


Bibliografia Principal: 

  1. Bowerman, M., & Levison, S. (2001). Language acquisition and conceptual development. New York: Cambridge University Press. 602 p.
  2. Catania, A.C. (1999). Aprendizagem: comportamento, cognição e linguagem. (Trad. D.G. de Souza et al.). Porto Alegre: Artes Médicas.
  3. Commons, M.L., Herrnstein, R.J., Kosslyn, S.M., & Love, B.C. (1990). Behavioral approaches to pattern recognition and concept formation: Quantitative Analyses of Behavior. (Vol. III).
  4. Hillsdale: NJ: Lawrence Erlbaum. de Rose, J. C. C., de Souza, D. G., & Gil, M. S. C. A. (2014). Comportamento simbólico: bases conceituais e empíricas. 1ed. Marília, SP: Cultura Acadêmica. Donahoe, J.W, & Palmer, D.C. (1998). Learning and complex behavior. Boston: Allyn & Bacon.
  5. Gentner, D. & Goldin-Meadow, S. (2003). Language in mind: Advances in the study of language and thought. Cambridge, MA: MIT Press.
    Lattal, K.A., & Perone, M. (1998). Handbook of research methods in human operant behavior. New York, NY: Plenum.
  6. Markman, A.B. (2002). Knowledge representation. In H. Pashler, & D.L. Medin (Eds.) Stevens Handbook of Psychology (3rd Edition) Vol. 2. (pp. 165-208). New York: John Wiley & Sons.
  7. Mead, M. (1970). Culture and commitment: A study of generations gap. New York: Doubleday.
  8. Medin, D., Ross, B., & Markman, A. (2004). Cognitive Psychology. New York: John Wiley & Sons. Pashler, H., Yantis, S., Medin, D., Gallistel, R., & Wixted, J. (2004). Stevens Handbook of Experimental Psychology. (3rd Edition). Vol. III- Learning, Motivation, Emotion). N.York: Wiley.
  9. Tomasello, M. (2003). Constructing a language. A usage-based theory of language acquisition. Cambridge, MA: Harvard University Press
    .