TPEE - Abordagem social no estudo das deficiências

Sigla: EES267.13

Total de Créditos: 4 créditos

Ementa: Breve histórico das abordagens teóricas no estudo da deficiência. Teorias do senso comum x teorias científicas; Modelo médico; Modelo psicopedagógico; Modelo social. Contribuições das abordagens sociológicas e antropológicas ao estudo da deficiência; Irving Goffman: teoria do estigma e o interacionismo simbólico; Howard Becker: a teoria da rotulação. Contribuições da Escola de Chicago; Norbert Elias: sociologia das relações de poder; A escola inglesa dos ?disabilites studies?; Robert Murphy e a teoria da liminaridade; Teoria Crítica da Deficiência. Implicações da abordagem social nas formulações teóricas e políticas atuais relacionadas à questão da (d)eficiência; O Modelo Social na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF, 2003); Pressupostos teóricos da política brasileira para as questões das deficiências: análise crítica dos documentos legais e oficiais atuais.

1. MENDES, Enicéia G.. Reconstruindo a Concepção de Deficiência na Formação de Recursos Humanos em Educação Especial. In: Maria Cristina Marquezine; Maria Amélia Almeida; Eliza Dieko Oshiro Tanaka. (Org.). Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial. 1 ed. Londrina: Editora da UEL,2001,v.1,p.53-64.
  2. MENDES, Enicéia G. Modelos educacionais e pedagógicos para a deficiência mental. Mimeo (Texto não publicado) 1998.
  3. GOFFMAN, Erving. Estigma? Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. 4 ed. Trad. Marcia Bandeira de Mello Leite Nunes. Rio de Janeiro: Guanabara, Koogan, 1988.
  4. CUNHA, Sandra Mestre. Estigma. Disponível em http://www.scribd.com/doc/6889132/estigma. Acesso em 04 ago 2009.
  5. MEDEIROS, Patrícia Lins Gomes. Aspectos do poder e do cotidiano em Norbert Elias. Revista Eletrônica dos Pós- Graduandos em Sociologia Política da UFSC Vol. 3 n. 2 (2), janeiro-julho/2007, p. 168-181