TEE4 - Ensino de leitura e escrita para pessoas com deficiência

Total de Créditos: 4 créditos

Ementa: Estudo da aquisição e desenvolvimento da comunicação escrita. Análise da comunicação escrita em seus aspectos: grafêmicos, sintáticos, semânticos e narrativos. Relação entre oralidade e escrita. Relação entre letramento e alfabetização. Os vários estilos da escrita e sua relação com o social.

1. CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; MARTINS, Raquel Márcia Fontes (orgs.). Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte : Autêntica Editora: Ceale, 2008.
  2. FONTANA, Roseli; CRUZ, Maria Nazaré. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
  3. PADILHA, Anna Maria Lunardi. Possibilidades de histórias ao contrário: ou como desencaminhar o aluno da classe especial. Campinas, Plexus, 1997.
  4. PERROTA, Cláudia Manzzini; MÄRTZ, Laura Wey; MASINI, Lúcia. Histórias de contar e escrever: a linguagem no cotidiano. São Paulo: Summus, 1995.
  5. ROJO, Roxane: Alfabetização e letramento: perspectivas lingüísticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.
  6. SMOLKA, Ana Luiza B.; GÓES, Maria Cecília R. A (orgs.). Linguagem e o outro no espaço escolar. Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas (SP): Papirus, 2003.
  7. SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2004.
  8. VYGOTSKY, Lev S.. A pré-história da linguagem escrita. In: Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes,1984. p.119 - 134