TEE4 - Avanços recentes nas políticas internacionais de educação especial

Sigla: EES5043

Total de Créditos: 4 créditos

Caráter da Disciplina: Optativa

Ementa: As rotas do conhecimento em Educação Especial: Uma nova epistemologia; O ensino como modelo do processo ensino aprendizagem; Variáveis implicadas na construção de uma sala de aula inclusiva; A transição para a vida adulta de jovens e adultos com deficiência intelectual; O conceito de planejamento centrado na pessoa; Apresentação da escala intensiva de suporte; Utilização da informação fornecida por essa escala para os planos de educação individualizada; Implementação de políticas educacionais inclusivas na França: Avanços e desafios; Realidade da Educação Especial na Cidade Juarez (México) Terapias pós operatórias par crianças com fissura lábio palatal; problemas de linguagem (Dislalia e Rinolalia); Currículos criativos em Educação Especial; Educação para a Diversidade.


Bibliografia Principal: 

Ebersold, S., (2007). Affiliating participation for an active citizenship. Scandinavian journal of disability research, 9; 3. Ebersold, S., (2008). Adapting higher education to the needs of disabled students: developments, challenges and prospects in OECD member countries. OECD.Higher education to 2030, OECD, Paris. Ebersold, S., (2011). Inclusion of students with disabilities tertiary education and in employment, OCDE, Paris Ebersold, S., (2012), transition at work, OECD, Paris Ebersold, S., Watkins, A., (2011), mapping the implementation of policy for inclusive education. An exploration of challenges and opportunities for European countries. European Agency for development of special needs education, Brussels Evans, P., Ebersold S., (2012). Policy dimensions for achieving equity in secondary and tertiary education perspective. In Heymann J., and Cassola, A., lessons in educational quality, Oxford University Press, for students with disabilities and learning and behaviour difficulties - an international New York Hanks, R. (2011). Common SENse for the Inclusive Classroom. Jessica Kingsley Publishers: UK. Lewis, A., & Norwich, B. (2005). Special Teaching for special children: a pedagogy for inclusion. Open University Press: Berkshire, England.\ Ljusberg, A. (2011). The structured classroom. International Journal of Inclusive Education, 15(2), 195 210. Maxwell, G., Alves, I., & Granlund, M. (2012). Participation and environmental aspects in education and the ICF and the ICF-CY: Findings from a systematic literature review. Developmental Neurorehabilitation, 15(1), 6378. McGhie- Richmond, M., Underwood, K., & Jordan, A. (2007). Developing Effective Instructional Strategies for Teaching in Inclusive Classrooms. Exceptionality Education, 17, (1), 27-52. Miner, C. A. & Bates, P. E. (1997). Person-Centered Transition Planning. Teaching Exceptional Children 30 (1), pp. 66-69 Sanches-Ferreira, M. & Ribeiro dos Santos, M. (1994). Aprender a Ensinar, Ensinar a Aprender. Edições Afrontamento: Porto. (3a Edição em 2000). Sanches- Ferreira, M. (2007). Educação Especial Educação Regular, Uma História de Separação. Afrontamento: Porto. (Capítulos 1,2 e 3) Simeonsson, R. J. (2006). Defining and Classifying Disability in Children. Workshop on Disability in America. The National Academies Press. Soriano, V. (2006). Planos Individuais de Transição: Apoiar a Transição da Escola para o Emprego. Middelfart: European Agency for Development in Special Needs Education Thompson, J. Hughes, C., Schalock, R. L., Silverman, W., Tassé, M. J., Bryant, B., et. al (2002). Integrating Supports in Assessment and Planning. Mental Retardation, 40 (5), pp. 390-405 Thompson, J. R. , Bryant, B. R., Campbell, E. M., Craig, E. M., Hughes, C. M., Rotholz, D. A. et al. (2004). Supports Intensity Scale users manual. Washington DC: American Association on Mental Retardation Thompson, J., Kilbane, J. & Sanderson, H. (2008). Person Centred Practice for Professionals. Berkshire: Open University Press Thompson, J., Wehmeyer, M. & Hughes, C. (2010). Mind the Gap! Implications of a Person-Environment Fit Model of Intellectual Disabilty for Students, Educators and Schools. Exceptionality, 18(1), pp 1-14 Witeneck, G. (2006). Conceptual Models of Disabiltiy: Past, Present, and Future. Workshop on Disability in America. The National Academies Press