TEE4 - As múltiplas faces da surdez: subjetividades plurais surdas e as implicações na escola

Total de Créditos: 4 créditos

Ementa: Surdez como campo de saber e matriz de experiência. Subjetividades surdas pela lente filosófica e psicanalítica. Surdez e a pluralidade cultural na contemporaneidade. Desafios de uma educação para as diferenças. Políticas educacionais e os saberes sobre a surdez.

1. BASTOS, E.R.O. Experiências culturais de alunos surdos em contextos socioeducacionais: o que é revelado? Tese de doutorado. Programa de Educação da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2013.
  2. CÉSAR, A.L; CAVALCANTI, M. C. Do singular para o multifacetado: o conceito de língua como caleidoscópio. IN: CAVALCANTI, M.C; BORTONI-RICARDO, S.M. (ORGS.). Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas, SP. Mercado de Letras, 2007. Capítulo 2 FOUCAULT, M. O Governo de si e dos outros. Curso no Collège de France (1982-1983). São Paulo: Martins Fontes, 2010. Aula de 05 de janeiro de 1983.
  3. FRANÇA NETO, O. Identificação e culpa: questões éticas e contemporâneas. Ágora, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, 95-106, jan./jun. 2005.
  4. FREUD, S. Mal-estar na civilização. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, [1929]. v. 13. ______. Psicologia das massas e análise do eu. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, [1921]. v.18. GALLO, S. Acontecimento e resistência: educação menor no cotidiano da escola. In: CAMARGO, A.M.F.; MARIGUELA, M. (Org.). Cotidiano escolar: emergência e invenção. Piracicaba: Jacintha, 2007.
  5. KUPFER, M. C. Freud e a educação – o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1997.
  6. LODI, A.C.B. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto no 5.626/05. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 39, p. 49-63, 2013.
  7. MAHER, T.M. Do casulo ao movimento: a suspensão das certezas na educação bilíngue e intercultural. IN: CAVALCANTI, M.C; BORTONI-RICARDO, S.M. (ORGS.). Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas, SP. Mercado de Letras, 2007. Capítulo 3 MORGENSTERN, J.M; WITCHS, P.H. Práticas de si na produção de subjetividades surdas brasileiras. IN: ANPED. Apresentação em comunicação oral. Pesquisa financiada pela Capes. Florianópolis, 2015.
  8. SOUZA, R.M. de S. & GALLO, S. Por que matamos o barbeiro? Reflexões preliminares sobre a paradoxal exclusão do outro. In: Educação & Sociedade. N°79, 2002