TEE2 Conceitos fundamentais sobre surdez com campo de saber

Sigla: EES50235

Total de Créditos: 2 créditos

Caráter da Disciplina: Optativa

Ementa: Surdez, subjetividades surdas, identidade e relações culturais. Surdez como matriz de experiência. Norma, normalização e resistências. Educação bilíngue, políticas educacionais e demandas das comunidades surdas.

Bibliografia Principal:

1. BASTOS, E.R.O Experiências culturais de alunos surdos em contextos socioeducacionais: o que é revelado? Tese de doutorado. Programa de Educação da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2013.
  2. CÉSAR, A.L; CAVALCANTI, M. C. Do singular para o multifacetado: o conceito de língua como caleidoscópio. IN: CAVALCANTI, M.C; BORTONI-RICARDO, S.M. (ORGS.). Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas, SP. Mercado de Letras, 2007. Capítulo 2 LODI, A.C.B. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto no 5.626/05. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 39, p. 49-63, 2013.
  3. MAHER, T.M. Do casulo ao movimento: a suspensão das certezas na educação bilíngue e Intercultural. IN: CAVALCANTI, M.C; BORTONI-RICARDO, S.M. (ORGS.). Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas, SP. Mercado de Letras, 2007. Capítulo 3 MORGENSTERN, J.M; WITCHS, P.H. Práticas de si na produção de subjetividades surdas brasileiras. IN: ANPED.
  4. Apresentação em comunicação oral. Pesquisa financiada pela Capes. Florianópolis, 2015. SOUZA, R.M. de S. & GALLO, S. Por que matamos o barbeiro? Reflexões preliminares sobre a paradoxal exclusão do outro. In: Educação & Sociedade. N°79, 2002