TEE - Educação de Pessoas com Altas Habilidades Ou Superdotação

Sigla: EES267.24

Total de Créditos: 8 créditos

Caráter da Disciplina: Optativa

Ementa:

Aspectos históricos das altas habilidades ou superdotação; Teorias e conceitos; Instrumentos e procedimentos avaliativos educacionais; Formas de atendimento educacional aos estudantes com altas habilidade ou superdotação; Legislação.

Bibliografia Principal:

  1. ALENCAR, E. M. L. S.; FLITH, D. S. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 2ª ed. Revista e ampliada. São Paulo: EPU, 2001. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. 
  2. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. 
  3. BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008. 
  4. BRASIL. Decreto 7.611 de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.  
  5. BURNS, D. E. Altas habilidades/superdotação. Manual para guiar o aluno desde a definição de um problema até o produto final. Trad. Danielle Lossio de Araújo e Luiane Daufenbach Amaral. Curitiba: Juruá, 2014.
  6. COLANGELO, N.; ASSOULINE, S. G.; GROSS, M. U. M. (Ed.). A nation deceived: How schools hold Bach America’s brightest students. Iowa City, IA: The Connie Belin & Jacqueline N. Blank International Center for Gifted Education and Talent Development, 2004.
  7. FLEITH, D. S.; CARNEIRO, L. B. Panorama brasileiro do atendimento ao aluno superdotado. Revista de Estudios e investigación em Psicología y Educación. Vol. Extr., No. 11, 2017. 
  8. FORGART, G. J. Intelligence: teories and issues, 1999. 
  9. GAGNE, F. From genes to talent. Revista de Educación, 368. April-Jun 2015, p. 12-37. 
  10. GUENTHER, Z. C. Aceleração, ritmo de produção e trajetória escolar: desenvolvendo o talento acadêmico. Revista Educação Especial, v. 22, n. 35, set./dez. 2009. 
  11. RANGNI, R. A.; COSTA, M. P. R. Altas habilidades/superdotação: entre termos e linguagens. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 24, n. 41, set./dez., 2011. p. 467-482. Acesso em: 31 mar. 2021.
  12. RANGNI, R. A.; COSTA. M. P. R. Aceleração de educandos com potencial superior: onde estão as barreiras? R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 23, n. 54, p. 725-738, set./dez. 2014. 
  13. RANGNI, R. A.; ROSSI, C. S.; KOGA, F. O. Estudantes com altas habilidades ou superdotação: desdobramentos dos índices da sinopse estatística e dos microdados da região sudeste do Brasil. Research Society and development, Brasil, v. 10, n. 3, p. 1 - 15, 2021 
  14. RENZULLI, J. S. Three ring conception of giftedness. In S. M. Baum, S. M. Reis, & L. R. Maxfield (Eds.), Nurturing the gifts and talents of primary grade students. Mansfield Center, CT: Creative Learning Press, 1998.
  15. RENZULLI, J. S. O que é essa coisa chamada superdotação e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de Vinte e cinco anos. Revista Eletrônica, PUC-RS., ano XXVII, n. 1 (52), p. 75 – 131, Jan./Abr. 2004. 
  16. RENZULLI, J. S.; REIS, S. M. The Schoolwide Enrichment Model: a how-to guide for talent development. Estados Unidos: Prufrock Press, 2014. 426p.
  17. ROBINSON, N. The early development of precocity. Gifted child Quartely, Estados Unidos, v. 31, n. 4, p. 161 – 164, 2015. 
  18. SILVA, J. C. G.; RANGNI. R.A. Dupla excepcionalidade: é possível identificar altas habilidades ou superdotação em adultos com deficiência visual? Revista Educação Especial, v. 35, 2022.