Seminários em Educação Especial I

Sigla: EES150

Total de Créditos: 8 créditos

Caráter da Disciplina: Obrigatória (Mestrado)

Ementa: Ao se inscrever o aluno deverá ter elaborado seu projeto de pesquisa com auxílio de seu orientador. Através de exposição participativa, procurar-se-á fazer uma síntese de aspectos gerais relativos à definição de problemas científicos, objetivos e características principais de um projeto de pesquisa. Cada mestrando apresentará seu projeto à classe e debaterá com docentes e colegas. O projeto terá que ser entregue aos participantes da disciplina por escrito e com antecedência mínima de uma semana. Ao final do curso, o aluno deverá apresentar o projeto com as reformulações e aperfeiçoamentos sugeridos durante a sua apresentação.


Bibliografia Principal: 

  1. COZBY, P. C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
  2. LUNA, S.V. Planejamento de pesquisa: uma introdução, São Paulo: EDUC Editora, 1999.
  3. SAMPIERI, R.H.; COLLADO, C.F.; LUCIO, P.B. Metodologia de pesquisa. 3.ed. São Paulo: MMcGraw Hill, 2006.
  4. TURATO, E.R.; Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev Saúde Pública 2005;39(3):507-514.


Bibliografia Complementar:

  1. ALBERTI, V. Manual da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
  2. ANDRÉ, Marli E.D.A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
  3. BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Plano, 2002.
  4. BODGAN, Robert ; BIKLEN, Sari (1994) Notas de campo In BODGAN, Robert ; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto (Portugal): Porto Editora, 1994, p.150-175.
  5. CALVINO, Italo. Palomar. São Paulo: Companhia das Letras. In: ________ Palomar na praia/Leitura de uma onda, 1994, pp.7-11. DE MOURA, M.L.S.; FERREIRA, M.C. Projetos de pesquisa: elaboração, redação e apresentação. Rio de janeiro: Eduerj, 2005. DE MOURA, M.L.S.; FERREIRA, M.C.; PAINE, P.A. Manual de Elaboração de Projeto de Pesquisa. RJ: Editora UERJ, 1998. DEMO, P. Metodologia da investigação em educação. Curitiba: IBPEX, 2005.
  6. DEMO, P. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Líber Livro, 2008.
  7. DUPAS, Maria A. Pesquisando e normalizando: noções básicas e recomendações úteis para a elaboração de trabalhos científicos. São Carlos, EdUFSCar, 2004.
  8. ELLIOT, J. Recolocando a pesquisa-ação em seu lugar original e próprio. In: GERALDI, C.M.G. et. Al. (Orgs.) Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado das Letras, 1998, p.137-152.
  9. FAZENDA, I. (Org). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 2001.
  10. GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Algumas notas sobre Pesquisa Qualitativa e Fenomenologia. Interface: Comunicação, saúde, educação, v.1, 1997.
  11. GARRETT, A. A entrevista, seus princípios métodos. 10. ed. São Paulo: Agir, 1991.
  12. GAST, D. L. Single Subject Research Methodology in Behavioral Sciences. New York: Routledge, 2010.
  13. GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Líber Livro, 2007.
  14. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
  15. GUEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção de pesquisa em Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
  16. GONDIM, L. M. P.; LIMA, J. C. A pesquisa como artesanato intelectual. São Carlos: EdUFSCar. 2002.
  17. IBIAPINA, I. M. L. M. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.
  18. LEVIN, M. Understanding Psychological Research. Malabar, FL: Krieger Publishing Company, 1997.
  19. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
  20. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1990, p.56-123.
  21. MARQUES, L. P.; CARNEIRO, C.T.; ANDRADE, J.S.; MARTINS, N.T.; GONÇALVES, R.M. Analisando as pesquisas em Educação Especial no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília-SP, v.13, n.2, p. 251-272, 2008.
  22. MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. A pesquisa qualitativa em psicologia. 2.ed. São Paulo: Moraes, 1994.
  23. MINAYO, MC; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9(3):239-262.
  24. NUNES, L. R. O. P. (Org). Novas trilhas no modo de fazer pesquisa em educação especial. Marília: ABPEE /Marquezine & Manzini editora, 2014. 146p.
  25. NUNES, L. R. O. P.; GLAT, R.; FERREIRA, J. R.; MENDES, E. G. Pesquisa em Educação Especial na Pós-Graduação. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1998.
  26. NUNES, L. R. P.; FERREIRA, J. R.; MENDES, E. G. A produção discente da Pós-Graduação em Educação e Psicologia sobre o indivíduo com necessidades educacionais especiais. In: MENDES,
  27. E. G; ALMEIDA, M, A.; WILLIANS, L. C. A. (Org.). Temas em Educação Especial: avanços recentes. 1 ed. São Carlos: EDUFSCar, 2004, v. 1, p. 131-141.
  28. OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
  29. PIMENTA, S. G.; FRANCO, M. A. S. Pesquisa em Educação: possibilidades investigativas, formativas da pesquisa-ação. 2.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
  30. REY, F.G. Pesquisa qualitativa em psicologia. Caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thomson, 2005.
  31. RODRIGUES, D.A. (Org). Investigação em educação inclusiva. Lisboa: Fórum de Estudos de Educação Inclusiva, vol.2, 2007.
  32. SANTOS FILHO, J.S.; GAMBOA, S.S. (Orgs.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2000. SEVERINO, A.J.; FAZENDA, I.C.A. (Orgs.). Conhecimento, pesquisa e educação. Campinas: Papirus, 2001.
  33. SIGELMANM, E. Tipos de pesquisa: aspectos metodológicos específicos. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 36 (3), 1984, p.141-155.
  34. SIGELMANN, Elida. Tipos de pesquisa: aspectos metodológicos específicos. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v..36. n. 3, p. 141-155, 1984.
  35. TAWNEY, J.W.; GAST, D.L. Single subject research in special education. Columbus: Charle E. Merrill Publishing Company, 1984. TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. VILELAS, J. Investigação: o processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Silabo, 2009