Habilidades Sociais e Habilidades Sociais Educativas na Prática Docente com Foco na Educação Inclusiva
Sigla: EES279
Total de Créditos: 8 Créditos
Caráter da Disciplina: Área de concentração
Ementa:
Campo teórico-prático das habilidades sociais e das habilidades sociais educativas. Análise da promoção de habilidades sociais e de habilidades sociais educativas no contexto educacional. Desenvolvimento infantil e suas implicações nas habilidades sociais. Habilidades sociais e habilidades sociais educativas com foco na educação inclusiva. Vivências e técnicas de habilidades sociais. Aspectos metodológicos e conceituais das pesquisas sobre habilidades sociais e habilidades sociais educativas. Aplicação das habilidades sociais e das habilidades sociais educativas no contexto educacional.
Bibliografia Principal:
- BOLSONI --SILVA, A. T.; FALCAO, A. P.; CONGNETTI, N. P. . Intervenções na escola: Promove Crianças e Promove-Professores. Educação em foco, v. 24, p. 291-316, 2021.
- BOLSONI-SILVA, A. T.; LOUREIRO, S. R. . Práticas educativas de professores, comportamento e dificuldades de aprendizagem de escolares. PSICO (PUCRS. ONLINE), v. 54, p. 1-10, 2023.
- BOLSONI-SILVA, A. T.; OLIVEIRA, J. E. B. ; LOUREIRO, S. R. . Validação do Roteiro de Entrevista de Práticas Educativas para Professores (RE-HSE-Pr). Avaliação psicológica, v. 18, p. 76-85, 2019.
- DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Habilidades sociais e desenvolvimento socioemocional na escola: Manual do Professor. 1. ed. São Carlos: EDUFSCar, 2022. v. 1. 173p.
- DEL PRETTE, ZILDA A. P.; DEL PRETTE, A. Social Competence and Social Skills. 1. ed. Switzerland: Springer, 2021. v. 1. 178p.
- DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das Habilidades Sociais: Diversidade teórica e suas implicações (3ª. edição, 5 ª reimpressão, 1ª. edição em 2009). 3a. ed. Petrópolis: Vozes, 2019. v. 1. 236p.
- MARIANO, M. ; BOLSONI-SILVA, A. T. . Social interactions between teachers and students: a study addressing associations and predictions. PAIDÉIA (USP. ONLINE), v. 28, p. 1-10, 2018.
- OLIVEIRA, A. P. ; CAPELLINI, V. L. M. F. ; RODRIGUES, O. M. P. R. ; BOLSONI-SILVA, A. T. . Habilidades sociais e problemas de comportamento de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação: relato de múltiplos informantes. Psicologia: ciência e profissão (online), v. 41, p. 1-17, 2020.
- QUITERIO, P. L.; LIMONGE, R. ; CARMO, M. M. I. B. . Programa de Promoção das Habilidades Sociais para Universitários de Psicologia com Foco na Educação Inclusiva. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 24, p. 115-124, 2023.
- QUITERIO, P. L.; NUNES, L. R. O. P. ; CAMELO, B. L. ; SILVA, J. P. ; CARMO, M. M. I. B. . Promoção das Habilidades Sociais de Futuros Professores com foco na Educação Inclusiva. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE), v. 21, p. 611-631, 2021.
- QUITERIO, P. L.; NUNES, L. R. O. P. ; GERK, E. . Estudo preliminar: construção do inventário de habilidades sociais para alunos sem fala articulada. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 33, p. 01- 26, 2020.
- QUITERIO, P. L.; GERK, E. ; NUNES, L. R. O. P. Avaliação multimodal das habilidades sociais de estudantes com paralisia cerebral usuários de comunicação alternativa. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 30, p. 455-470, 2017.
- ROSIN-PINOLA, A. R.; MARTURANO, E. M.; ELIAS, L. C. DOS S.; PRETTE, Z. A. P. D. Ensinando habilidades sociais educativas para professores no contexto da inclusão escolar. Revista Educação Especial, v. 30, n. 59, p. 737–750.
- SOUZA, I. F.; FERREIRA, B. C.; LIMA, D. C.; Del Prette, Z. A. P. Habilidades sociais educativas de professores de alunos público-alvo da educação especial. Interação em Psicologia (ONLINE), v. 26, p. 1-11, 2022.