Estigma e Identidade Social do Deficiente

Sigla: EES265

Total de Créditos: 8 créditos

Caráter da Disciplina: Optativa

Ementa: Modelos de estudo das deficiências Papel da audiência na característica da deficiência Consequências da rotulação da deficiência Interação face-a-face entre deficientes e não deficientes Papel dos meios de comunicação na difusão do estigma.

Bibliografia Principal:

1. Aguiar, C., Moiteiro, A. R., Correia, N., & Pimentel, J. S. (2011). Desenhos de investigação de sujeito único em educação especial. Análise Psicológica, 1 (XXIX), 167-178.Andery, M. A. P. A. (2010). Métodos de pesquisa em análise do comportamento.
  2. Psicologia USP, 21(2), 313-342. Alberto P. A. & Troutman, A C. (2003). Applied Behavior Analysis for Teachers.
  3. Columbus (OH): Merrill Prentice Hall. Almeida, M.A. (1993). Variações do Ensino Incidental e o desenvolvimentos da linguagem oral em indivíduos portadores de deficiência mental.
    Temas de Psicologia, 2, 117-126. Almeida, M. A. (2003) Metodologia de delineamentos de pesquisa experimental intra sujeitos:
  4. Relato de alguns estudos conduzidos no Brasil. In: M. C. Marquesine, M. A. Almeida e S. Omote (Orgs.)
  5. Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial (p. 63-99). Londrina: EdUEL Bender, M.; Valletutti, P.J. & Baglin, C.A. (1998).
  6. A Functional Curriculum for Teaching Students with Disabilities - Volume IV: Interpersonal, competitive job-finding and leisure-time skills. Austin, Texas-EUA: Pro-Ed., 254p.
  7. Cardoso, M.C. de F. (1997). Abordagem ecológica em educação especial: fundamentos básicos para o currículo. Brasília; CORDE, (Coleção: Uma abordagem ecológica em educação especial dentro de uma visão comunitário- participativa), v.1, 80p.
  8. Cardoso, M.C. de F. (1997). Adaptando o conteúdo utilizando grandes áreas curriculares. Brasília; CORDE. (Coleção: Uma abordagem ecológica em educação especial dentro de uma visão comunitário-participativa), v.2, 121p.
  9. Cozby, P. C. (2003). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. Trad. P. I. C. Gomide, & Otta, E.. São Paulo: Atlas. Gast, D. L. (2010). Single subject research methodology in behavioral sciences. New York, NY: Routledge.
  10. AASSUMPÇÃO, L. A. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação Em: GROPPA, J. G. (org) Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo Summus Editorial, 1998.
  11. BIANCHETTI, L. Um olhar sobre a diferença: as múltiplas maneiras de olhar e ser olhado. Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 8, n. 1, 2002.
  12. DENARI, F. E. O adolescente especial e a sexualidade: nem anjo, nem fera. São Carlos: PPGE/UFSCar, Tese de doutorado, 1997. DENARI, F. E. Sexualidade e deficiência mental: reflexões sobre conceitos. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília: Unesp/Marília Publicações, v.8, n.1, p. 9-14, 2002.___________ (org) . (D)eficiência e preconceito. (In)visibilidades da deficiência no cinema. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015, vol. I. ___________ (org). (D)eficiência e preconceito. (In)visibilidades da deficiência no cinema. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016, vol II. HARLOS, F. E. Sociologia da deficiência: Vozes por significados e práticas (mais) inclusivas. São Carlos: PPGEEs/UFSCar, dissertação de mestrado, 2012.
  13. OLIVEIRA, E. L. Pô, tô vivo véio!?: História de vida e sexualidade de pessoas com deficiências físicas. São Carlos: PPGEEs/UFSCar, tese de doutorado, 2016.
  14. SFORZA, L. C.; SFORZA, F.C. Quem somos? História da diversidade humana. São Paulo: editora da UNESP, 2002,1a. Ed.