Ensino do Indivíduo Especial

Sigla: EES223

Total de Créditos: 8 créditos

Caráter da Disciplina: Área de concentração

Ementa: Objetivos comportamentais no ensino; importância e exigências para formulação; aplicações de análise comportamental ao desenvolvimento de repertórios; procedimentos de ensino para sala de aula. Procedimentos de modificação de comportamento e a abordagem cognitivo comportamental Curriculum funcional O ensino funcional da linguagem para crianças portadoras de deficiência mental O construtivismo e a Educação Especial Plano educacional individualizado.


Bibliografia Principal: 

  1. Gast, D. L., & Ledford, J. R. (2014). Single case research methodology: Applications in Special Education and Behavioral Sciences. New York, NY: Routledge. Johnston, J. M., & Pennypacker, H. S. (1993). Readings for strategies and tactics of behavioral research (2nd ed.).
  2. Hillsdale, NJ: Erlbaum. Marquezine, M.C.; Almeida, M.A. e Tanaka, E.D.O. (2003). Procedimentos de ensino em Educação Especial. Londrina. EdUEL, (Coleção Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial) v. 4, 140p. Sampaio, A. A. S., et al. (2008). Uma introdução aos delineamentos experimentais de sujeito único. Interação em Psicologia, 12(1), 151-164.
  3. Tawney J. W. & Gast, D. L. (1984). Single Subject Research in Special Education. Toronto: Charles E. Merril Publishing Company. Valletutti, P.J; Bender, M.;. & Sims-Tucker, B. (1996). A Functional Curriculum for Teaching Students with Disabilities. Volume III: Functional Academics. Austin,
  4. Texas-EUA: Pro-Ed., 254p. Velasco, S. M., Garcia-Mijares, M., & Tomanari, G. Y. (2010). Fundamentos metodológicos da pesquisa em Análise Experimental do Comportamento. Psicologia em Pesquisa, 4(02), 150-155.
  5. Artigos recentes e atuais de periódicos qualificados sobre os temas abordados na disciplina.