Educação Especial no Contexto da Educação Brasileira

Total de Créditos: 8 créditos

Caráter da Disciplina: Área de concentração

Ementa: Analisar e discutir o desenvolvimento de serviços de Educação Especial no Brasil, com ênfase na educação escolar e nas atuais políticas públicas. Identificar as especificidades, necessidades e potencialidades dos portadores de necessidades educativas especiais, de conduta e altas habilidades, tendo em vista a ação educacional Refletir, criticamente, sobre questões ético-política-educacionais da ação do educador, com vistas à integração com pessoas portadoras de necessidades especiais. Discutir as políticas públicas pós-1970. Os discursos da integração social e a mediação da instituição escolar: contribuições e desafios da experiência nas diferentes áreas de deficiência.

1. BARBOSA, A. S.; SILVA, H., M. G.; GRACIOLI, M. M; MARTINO, V. F. Políticas Públicas eDesenvolvimento Social: Horizontes e experiências. Curitiba: Editora CRV, 2015.
  2. CORREIA, L. M. Educação Especial e Inclusão: Quem disser que uma sobrevive sem a outra não está no seu juízo perfeito. Porto: Porto Editora, coleção Educação especial, 13, 2003.
  3. COSTA, V. B.; RODRIGUES, V. R. Novos horizontes sobre inclusão escolar: múltiplos olhares. Curitiba: Editora CRV, 2017.
  4. DENARI, F. E. Educação Especial: Reflexões sobre o dizer e o fazer. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
  5. DENARI, F. E. Educação Especial: Reflexões sobre o dizer e o fazer II. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.
  6. MARTINS, S. E. S. O.; GIROTTO, C. R. M. S.; GOMIDE, C. B. Diferentes olhares sobre a inclusão. São Paulo: Cultura Acadêmica, Marilia: Oficina universitária, 2015.
  7. PERRENOUD, P. A Pedagogia na escola das diferenças: Fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: ARTMED, 2001, 2a. Ed.
  8. POKER, R. B.; MARTINS, S. E. S. O.; GIROTTO, C. R. M. Educação inclusiva: em foco a formação de professores.São Paulo: Cultura Acadêmica, Marilia: Oficina universitária, 2016