Didática do Ensino Superior e Acessibilidade
Sigla: EES106
Total de Créditos: 8 Créditos
Caráter da Disciplina: Área de concentração
Ementa:
Introdução à Didática do Ensino Superior: 1.1 Conceitos fundamentais de Didática. 1.2 Papel do professor no Ensino Superior: desafios e responsabilidades. 1.3 Planejamento de ensino e organização curricular. 1.4 Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos. 2. Métodos Ativos e Tecnologias Digitais 2.1 Métodos ativos: aspectos históricos e desafios atuais. 2.2 Abordagens pedagógicas centradas no estudante. 2.3 Integração de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. 2.4 Práticas pedagógicas inovadoras no Ensino Superior. 3. Acessibilidade no Ensino Superior 3.1 Conceito e importância da acessibilidade no contexto educacional. 3.2 Legislação brasileira e normativas internacionais sobre acessibilidade 3.3 Estudos de caso e boas práticas em inclusão no Ensino Superior. 3.4 Pesquisas aplicadas à prática docente inclusiva
Bibliografia Principal:
- LEITE, L. P.; MARTINS, S. E. S.; VILLELA L. M. Recursos de acessibilidade aplicados ao Ensino Superior. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017.
- PIMENTA, S. G.; GHEDIM, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2012.
- VEIGA, I. P. A.; FERNANDES, R. C. A. Por uma didática da Educação Superior. Campinas: Autores Associados, 2020.