Desenvolvimento Infantil: Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem

Total de Créditos: 1 créditos

Ementa: O desenvolvimento da linguagem: pesquisas nacionais e internacionais, métodos de investigação e intervenção. O processo de aquisição de linguagem em crianças de desenvolvimento típico e atípico. A aprendizagem estatística e o desenvolvimento da linguagem em bebês. Desenvolvimento e aquisição da linguagem: modos receptivos e expressivos, condições supressoras e facilitadoras. Aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças surdas. Aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças cegas.

1. AlmeidaVerdu, A. C., Huziwara, E. M., Souza, D. G., Rose, J. C., Bevilacqua, M. C., Lopes, J., ... & McIlvane, W. J. (2008).
    2. Relational learning in children with deafness and cochlear implants. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 89(3), 407-424. McConachie, H. R, & Moore, V. (1994).
    3. Early expressive language of severely visually impaired children. Developmental Medicine and Child Neurology, 36, 230-240. Pérez-Pereira, M.& Conti-Ramsden, G. (2008).
    4. Language, development and social interaction in blind children. New Yoork: Psychology Press. Hay, J. F., Pelucchi, B., Graf Estes, K., & Saffran, J. R. (2011).
    5. Linking sounds to meanings: Infantstatistical learning in a natural language. Cognitive Psychology, 63(2), 93-106. Lacerda, C. B. F. de; Santos, L. F. (2013)
    6. Estratégias Metodológicas para o ensino de alunos surdos. In:Cristina Broglia Feitosa de Lacerda e Lara Ferreira dos Santos. (Org.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à libras e educação de surdos. 1ed. São Carlos - SP: Editora da Universidade Federal de São Carlos, p. 185-200. Saffran, Aslin & Newport (1996).
    7. Statistical Learning by 8-month- old Infants. Science, 274, 1926-1928