Análise do Discurso, História e Subjetividade: Filosofias da Diferença na Educação Especial

Sigla: EES107

Total de Créditos: 8 Créditos

Caráter da Disciplina: Área de concentração

Ementa:

1. Práticas discursivas e discursividades nas filosofias da diferença, em Michel Foucault e os diálogos com a área da Educação Especial; 2. A história e a análise do discurso como possibilidade metodológica de análise dos dados em pesquisas com a educação especial e educação com as diferenças; 3. Processos de subjetivação nas relações de poder/saber e a contraconduta como dispositivo ativo de resistência educativa; 4. Subjetividades ativas na educação especial, transvesalizados por marcas subjetivas distintas: sexualidade, gênero, etnia, diferenças linguísticas; 5. Processos educativos marginais e de contracondutas produzidos por diferentes grupos sociais, minorizados e minoritários: produções locais e os saberes invisibilizados. 6. Educação e Diferenças em pesquisas que envolvem práticas educativas, história e a filosofia. - Práticas discursivas e discursividades nas filosofias da diferença, em Michel Foucault e os diálogos com a área da Educação Especial (10 h/a) - A história e a análise do discurso como possibilidade metodológica de análise dos dados em pesquisas com a educação, a educação especial e educação com as diferenças (10h/a) - Processos de subjetivação nas relações de poder/saber e a contraconduta como dispositivo ativo de resistência educativa (10h/a) - Subjetividades ativas na educação especial, transvesalizados por marcas subjetivas distintas: sexualidade, gênero, etnia, diferenças linguísticas (10h/a) - Processos educativos marginais e de contracondutas produzidos por diferentes grupos sociais, minorizados e minoritários: produções locais e os saberes invisibilizados (10h) - Educação e Diferenças em pesquisas que envolvem práticas educativas, história e a filosofia (10h).

Bibliografia Principal:

  1. ALBUQUERQUE-JUNIOR, Durval. A poética do arquivo: as múltiplas camadas semiológicas e temporais implicadas na prática da pesquisa histórica. In: ALBUQUERQUE-JUNIOR, Durval. O tecelão dos tempos: novos ensaios de teoria da história. São Paulo: Intermeios, 2019.
  2. PIOVEZANI, C.; CURCINO, L.; SARGEBTINI, V (Orgs.). Presença de Foucault na Análise do Discurso. São Carlos: Edufscar, 2014. 3- RANCIÈRE, J. O desentendimento: política e filosofia. São Paulo: Editora 34, 2018. 4- Veiga-Neto, A. (Org.) Foucault e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.