Análise Comportamental da Aprendizagem
Sigla: EES400
Total de Créditos: 8 créditos
Caráter da Disciplina: Optativa
Ementa:
- Seleção por consequências: a evolução do comportamento
- Análise experimental do comportamento: conceitos fundamentais e métodos de investigação
- Contingências de reforço: princípios básicos de aprendizagem
- Procedimentos para analisar e sintetizar comportamentos: fundamentos, planejamento, implementação e avaliação
- Análise comportamental da cognição e de processos simbólicos
- Aplicações ao ensino especial
Bibliografia Principal:
- Catania, A.C. (1999. Aprendizagem: comportamento, cognição e linguagem. Porto Alegre: Artmed.
- Ferster, C.B., Culbertson, S., & Perrot, M.C.(1977). Princípios do Comportamento. (Trad. M.I.Rocha e Silva, M.A.C.,Rodrigues, & M.B.L. Pardo). São Paulo: Hucitec.
- Hayes, S. C., Barnes-Holmes, D., & Roche, B. (2001). Relational frame theory: A post-Skinnerian account of human language and cognition. New York: Kluwer Academic/Plenum.
- Holland, J.G., & Skinner, B.F. (1961). São Paulo: EPU e EDUSP.
- Keller, F.S., & Schoenfeld, N. (1950). Principios de análise do comportamento. São Paulo: Herder
- Rehfeldt, R. A., & Barnes-Holmes, Y. (2009). Derived relational responding: applications for learners with autism and other developmental disabilities. Oakland, CA: New Harbinger.
- Sidman, M. (1994). Equivalence Relations and Behavior: a Research Story. Boston: Authors Cooperative.
- Material especialmente redigido para o programa de ensino da disciplina
- Artigos recentes de periódicos relevantes da área: Journal of the Experimental Analysis of Behavior, Journal of Applied Behavior Analysis, PsychologicalRecord, The Analysis of Verbal Behavior, The Behavior Analyst, Brazilian Journal of Behavior Analysis (entre outros)