Análise Comportamental da Aprendizagem

Sigla: EES400

Total de Créditos: 8 créditos

Caráter da Disciplina: Optativa

Ementa:

  1. Seleção por consequências: a evolução do comportamento
  2. Análise experimental do comportamento: conceitos fundamentais e métodos de investigação
  3. Contingências de reforço: princípios básicos de aprendizagem
  4. Procedimentos para analisar e sintetizar comportamentos: fundamentos, planejamento, implementação e avaliação
  5. Análise comportamental da cognição e de processos simbólicos
  6. Aplicações ao ensino especial


Bibliografia Principal:

  1. Catania, A.C. (1999. Aprendizagem: comportamento, cognição e linguagem. Porto Alegre: Artmed.
  2. Ferster, C.B., Culbertson, S., & Perrot, M.C.(1977). Princípios do Comportamento. (Trad. M.I.Rocha e Silva, M.A.C.,Rodrigues, & M.B.L. Pardo). São Paulo: Hucitec.
  3. Hayes, S. C., Barnes-Holmes, D., & Roche, B. (2001). Relational frame theory: A post-Skinnerian account of human language and cognition. New York: Kluwer Academic/Plenum.
  4. Holland, J.G., & Skinner, B.F. (1961). São Paulo: EPU e EDUSP.
  5. Keller, F.S., & Schoenfeld, N. (1950). Principios de análise do comportamento. São Paulo: Herder
  6. Rehfeldt, R. A., & Barnes-Holmes, Y. (2009). Derived relational responding: applications for learners with autism and other developmental disabilities. Oakland, CA: New Harbinger.
  7. Sidman, M. (1994). Equivalence Relations and Behavior: a Research Story. Boston: Authors Cooperative.
  8. Material especialmente redigido para o programa de ensino da disciplina
  9. Artigos recentes de periódicos relevantes da área: Journal of the Experimental Analysis of Behavior, Journal of Applied Behavior Analysis, PsychologicalRecord, The Analysis of Verbal Behavior, The Behavior Analyst, Brazilian Journal of Behavior Analysis (entre outros)