Redes internacionais de pesquisa

  1. Acordo de cooperação internacional com a Università degli Studi di Roma “Foro Italico” e Instituto Politécnico do Porto, Portugal.
  2. Acordo específico de cooperação interuniversitária entre a UFSCar, Universidade de Alcalá de Henares,Espanha: e Universidade Estadual Paulista "Julio de mesquita Filho", FCLAr/Araraquara.
  3. Acordo de cooperação internacional entre o Le Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM) (Paris, França) e a UFSCar.
  4. Acordo de coorperação internacional entre a UFSCa e a University of North Carolina- Wilmington; firmado em janeiro de 2017.
  5. Acordo de cotutela de Tese envolvendo o PPGEEs/UFSCar e o Programa de Doutorado em Estudos das Mulheres, Discursos e Práticas de Gênero da Universidade de Granada (UGR).
  6. Acordo entre a UFSCar e a Universidade de La Laguna.
  7. Acordo celebrado entre PPGEEs/UFSCarr), o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi/UFSCar) e a Universidade de Barcelona (UB)-Catalunha. Convênio de cooperação internacional com o Institut national supérieur de formation et de recherche pour l'éducation des jeunes handicapés et les enseignements adaptés - INSHEA (França), há também a intenção de estágio em Paris (França) para desenvolver projeto de pesquisa em conjunto com o Prof Serge Ebersold (Conservatoire National de Arts et Métiers.
  8. Acordo de cooperação entre OsloMet (Universidade Metropolitana de Oslo), Noruega e a UFSCar.
  9. Acordo de Cooperação Internacional PPGEEs UFSCar com a Udelar (Montevideo/Uruguai).

Composição de Projetos Internacionais de Pesquisa

Otimização Da Comunicação Inicial Em Crianças Com Autismo. - Instituição parceira: University of Massachusetts Medical School – UMMS/USA Projeto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sobre Comportamento, Cognição e Ensino (ECCE). Deisy de Souza Coordenadora e Lidia M. Marson Postalli (PPGEEs UFSCar); William Dube, Richard Serna e William J McIlvane da UMMS, EUA; Ana Cláudia Almeida-Verdu UNESP egressa PPGEEs; Heloisa Helena Motta Bandini UNCISAL egressa PPGEEs; Júlio Cesar de Rose (UFSCar) e outros membros. Solidariedade Familiar Intergeracional em situação de vulnerabilidade: relações familiares de crianças com deficiência no Brasil e Portugal O projeto dá continuidade a uma linha de trabalhos que vimos desenvolvendo com famílias e crianças iniciada em 2006 junto à equipe da profa. Anne Marie Fontaine da Universidade do Porto. Integrantes PPGEEs: Claudia Maria Simões Martinez / HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; Gerusa Lourenço.

Adaptação de uma escala de avaliação de interlocução no espaço escolar para o contexto da Educação Bilíngue de Surdos; a Escala de Avaliação do Ensino de Linguagem Oral (EVALOE) criada por Marta Gràcia (2015) e seu grupo de pesquisa (Barcelona). Financiador: FAPESP. Desenvolvimento da linguagem e da comunicação assistida em crianças e jovens especiais - uma investigação transcultural. Pesquisadores da Noruega, Suécia, Dinamarca, Inglaterra, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda e Irlanda. No Brasil também estão envolvidas as instituições: UNESP – Marília; UERJ – Rio de Janeiro; UFRN – Natal; Centro Anne Sullivan do Brasil e UFSCar – São Carlos representada na pessoa da professora Maria Amélia Almeida. Tradução e Validação da Escala SIS - Instituição parceira: Instituto Politécnico do Porto.

Projeto desenvolvido em parceria com o Dr. Miguel Augusto Santos e Dra. Manuela Sanches do Instituto Politécnico do Porto, Portugal. Participantes PPGEEs: Lidia Postalli; Maria Amélia Almeida; Yasmin Boueri (docente UFPR egressa PPGEEs) e egressos PPGEEs. Avaliação de programa informatizado para o ensino de leitura e escrita com alunos com deficiência intelectual é coordenado pela professora Lidia Postalli e com participação da professora Deisy G. de Souza (PPGEEs) e das estudantes Érika Rímoli Mota da Silva (Doutorado PPGEEs, bolsista CAPES) e (Jéssica Harume Dias Muto), e participação da professora Maria Manuela Pires Sanches Fernandes Ferreira, no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal.

Inclusão do Público Alvo da Educação Especial no contexto da Educação Física Escolar, coordenação docente PPGEEs Dra Mey de Abreu Van Muster/Lauren Lieberman (USA)- e demais membros. Apoio: CNPq e CAPES.

Participação em Grupos de Pesquisa e Núcleos de Estudos Internacionais e/ou com Parceiros Estrangeiros

  1. Núcleo de Estudos de Comportamento, Cognição e Ensino – ECCE: Instituição estrangeira: University of Massachusetts Medical School – UMMS (Estados Unidos) Participantes do PPGEEs: Profa. Deisy das Graças de Souza (coordenadora); Maria Stella C. de Alcântara Gil (PPGEEs/UFSCar), Ana Claudia M. Almeida-Verdu (UNESP egressa PPGEEs), Thais Porlan de Oliveira (UFMG egressa PPGEEs); Heloisa Helena Motta Bandini (UNCISAL egressa PPGEEs); e Richard Serna, William J. McIlvane,William J. Dube (todos da UMMS, EUA). Financiado pelo convênio MCT/CNPq-FAPESP.
  2. Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS): Instituições estrangeiras: Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) e Louisiania S. University (Estados Unidos). Participação do PPGEEs: Almir Del Prette e Zilda Del Prette (UFSCar) coord.; UNESP-Bauru Alessandra T. Bolsoni- Silva (Egressa PPGEEs), Fábio Biasotto Feitosa (egresso PPGEEs); e Fabián Oláz (Universidade Nacional de Córdoba, Argentina).
  3. Rede de Comunicação Assistiva: Instituição estrangeira: University of Noruega. Rede coordenada pela University of Noruega, com participação de pesquisadores da Suécia, Dinamarca, Inglaterra, EUA, Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda e Irlanda. No Brasil a coordenação é da UERJ com parceria com UNESP, UFRN e UFSCar (Maria Amelia Almeida).
  4. Surdez e Abordagem Bilíngue: Colaborador estrangeiro: Elsie Alejandrina Pérez Serrano (República de Cuba) e Associação de Universidades Grupo Montevideo – AUGM (América Latina) Instituição estrangeira: Associação de Universidades Grupo Montevideo. Profa. Dra. Cristina B. F. Lacerda (PPGEEs)
  5. Promoção do Desenvolvimento Infantil no Contexto da Vida Familiar e da Escola Colaboradores estrangeiros: Anne Marie Germaine Fontaine (Porto, Portugal); Claudia M. S. Martinez (PPGEEs).
  6. Equivalência de estímulos, controle instrucional e comportamento de ouvir em portadores de implante coclear Colaborador estrangeiro: Armando Domingos Batista Machado (Portugal); Deisy G. de Souza (PPGEEs)
  7. Grupo de pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil: HISTEDBR/UFSCar: Colaborador estrangeiro: Thérèse Hamel (Canadá); Maria C. P. I. Hayashi (PPGEEs);
  8. Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada NEAFA (Center for Studies in Adapted Physical Activity) Colaborador estrangeiro: Lauren Joy Lieberman (EUA),Mey Abreu van Munster (PPGEEs),
  9. Participação da Profa Enicéia G. Mendes no grupo de pesquisa “Formação, Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial”, sob a coordenação da Profa Dra Mariangela Lima de Almeida, da UFES. Colaboração de Maria Assunção Flores Fernandes, Universidade do Minho.
  10. Fátima Denari participa do “Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX)”,UNESP Araraquara. O núcleo de estudos mantém intercâmbio com a Universidade de Alcalá (Espanha); com a Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho e Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal); e com a Universidade Autónoma de Entre Rios, Argentina.
  11. Leonardo Santos Amâncio Cabral é pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI), UFGD. O grupo tem a colaboração do Prof Eladio Sebastian Heredero, da Espanha.