Grupos de pesquisa e núcleos de estudos internacionais e/ou com parceiros estrangeiros

    Participação em Grupos de Pesquisa e Núcleos de Estudos Internacionais e/ou com Parceiros Estrangeiros

    1. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sobre Comportamento, Cognição e Ensino: Aprendizagem Relacional e Comportamento Simbólico (II), coordenado pela professora Deisy G. de Souza (PPGEEs) e vice-coordenador professor Gerson Yukio Tomanari (USP). Participam as docentes do PPGEEs: Maria Stella C. de Alcântara Gil e Lídia Postalli. O Instituto congrega, além da UFSCar, outras sete universidades brasileiras (USP, UNESP, UFABC, UFAL, UnB, UFMG, UFPA) seis universidades e centros acadêmicos internacionais (UMASS, Massachusetts, UNCW, Universidade do norte da Carolina Wilmington - Estados Unidos, Universidade do Minho, Universidade de Aveiro – Portugal, Universidade Nacional de Córdoba – Argentina, University of Graz – Áustria). Financiado pelo convênio MCT/CNPq-FAPESP.
    2. Avaliação de narrativas em Libras (língua brasileira de sinais) para alunos surdos da Educação Básica: aplicação, análise e implicações pedagógicas, inicialmente teve financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (Proc. 405337/2023-0) e, em 2024, financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) sob coordenação da professora Cristina Broglia Feitosa de Lacerda com participação da professora Maria Josep Jarque (Universidade de Barcelona) e Ana Paula Zerbato (USP).
    3. Adaptação e validação da Escala de Intensidade de Suporte - SIS para o Brasil: Uma contribuição para avaliação funcional de jovens e adultos com deficiência intelectual” coordenado pela professora Maria Amélia Almeida, e desenvolvido em parceria com o Dr. Miguel A. Santos e Dra. Manuela Sanches do Instituto Politécnico do Porto, Portugal, bem como na equipe a professora Lídia Postalli (PPGEEs), Patrícia Zutião (egressa PPGEEs e profª do IFBA), Sabrina Fernandes De Castro (egressa PPGEEs, profª da UFSM).
    4. Avaliação de programa informatizado para o ensino de leitura e escrita com alunos com deficiência intelectual, coordenado pela profª Lidia M. M. Postalli, participação da profa Deisy G. de Souza (PPGEEs), professora Maria Manuela Pires Sanches Fernandes Ferreira, no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal.
    5. Desenvolvimento linguístico-educacional de crianças surdas: estratégias de avaliação em libras, coordenado pela profª Vanessa Martins e tendo como colaboradora a profª Lara Santos (PPGEES). Participação do prof.Leonardo Peluso (Udelar/Montevideo/Uruguai) e da profª Cristina Gil (Instituto Politécnico de Sétubal – IPS/Portugal/Lisboa), bem como pesquisadores de outras universidades brasileiras UFSC; UNICAMP; UFES; UFSJ; UNIOESTE/PR. O projeto foi contemplado com financiamento  da FAPESP nº do processo: 2023/12886-5.
    6. Los Sistemas de Soporte a la toma de Decisiones (SSD) docentes y el desarrollo de la competencia lingüística (hablar y escuchar)? (EDU2015-63616-P), coordenado pela professora Marta Grácia Garcia (Universitat de Barcelona) e com as parcerias de pesquisadores: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (PPGEEs), Carles Riba (UB), Sonia Jarque (UB), Laura Amado (UAO-CEU), Gemma Santa Olalla (Universidad de Burgos), María Josep Jarque (UB), Fàtima Vega (UB), Camila Domeniconi (PPGPsi-UFSCar), Josep Casanovas (UPC, InLab), Maria Ribera Sánchez (UPC, InLab), Jordi Casanovas (UPC, InLab), Marta Cuatrecasas (UPC, InLab), Carla Diví (UPC, InLab).
    7. A profª Fátima Denari participou do Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX)”,UNESP Araraquara, que mantém intercâmbio com a Universidade de Alcalá (Espanha); com a Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho e Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal); e com a Universidade Autónoma de Entre Rios, Argentina.
    8. Ensinando Discriminações Condicionais em Estímulos Musicais em Duas Claves usando Instrução Baseada em Equivalência. Processo #2024/05842-4 – FAPESP. Erik Arntzen (OSLOMET – Noruega), André Alves Santiago (PPGPsi – UFSCar), Nassim Chamel Elias (PPGEEs/UFSCar).
    9. Mulheres com altas habilidades ou superdotação: a não-identificação ou identificação tardia, coordenado pela professora Laura Ceretta Moreira (UFPR) e a profª Rosemeire Rangni (PPGEEs) é integrante da equipe com mais outras pesquisadores de outras universidades (UNEMAT; UFPi; Federal do Sul e Sudeste do Para;  Universidad de la Empresa; Universidad de Santiago de Chile), com financiamento CNPQ nº 409245/2023-2.
    10. Desenvolvimento das versões traduzidas e validadas da escala Family Impact of Assistive Technology Scale for Augmentative and Alternative Communication (FIATS-AAC), sob coordenação da profª Gerusa Lourenço (PPGEEs). A escala foi desenvolvida pelo professor Stephen E. Ryan da Universidade de Toronto e pesquisadores do Holland Bloorview Kids Rehabilitation Hospital, e da escala Psychosocial Impact of Assistive Devices Scale, desenvolvida pela equipe do professor Jeffrey W. Jutai, da Universidade de Otawa, ambos canadenses.
    11. Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar e à Educação Inclusiva (OIEEI), coordenado pelas professoras Jaíma Pinheiro de Oliveira (UFMG) e Ketilin Mayra Pedro (PPGEEs-UFSCar), que reúne cerca de 42 pesquisadores vinculados a diversas universidades como UNESP, UFSCar, UEG UFPE, UFBA, Unicentro, entre outras incluindo 11 internacionais de países como Chile, Cuba, Peru, Inglaterra e Portugal. Destaca-se o projeto Parâmetros e indicadores de acompanhamento permanente de ações de suporte para o processo de inclusão escolar (Universal CNPq/2024/2026) com participação de pesquisadores da América Latina e Europa. Além da profª Ketilin Pedro, as professoras do PPGEEs Adriana Garcia Gonçalves e Gerusa Ferreira Lourenço participam do observatório.