Intercâmbio

O histórico do Programa aponta vários intercâmbios nacionais e internacionais que têm sido importantes para o desenvolvimento da pesquisa em Educação Especial.

No âmbito nacional, o Programa interage ativamente com Prefeituras Municipais, APAEs e outras instituições que lidam com indivíduos especiais.

Interage, sob outra perspectiva, com docentes de ensino superior de várias instituições da região: dos Departamentos de Psicologia e Educação da Universidade Estadual Paulista (de Araraquara e Marília), do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade de São Paulo (de Ribeirão Preto), do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (de São Paulo), do Centro de Ensino e Atendimento ao Paciente Especial da Universidade de Campinas (campus de Piracicaba), do Departamento de Psicologia Educacional da Universidade de Campinas, Centrinho/USP de Bauru, entre outros.

Internacionalmente destaca-se o intercâmbio com o Eunice Kennedy Shriver Center for Mental Retardation (Waltham, Massasuchessets, EUA), com o New England Center for Autism (Southborough, Massasuchessets, EUA), com o Centro Ann Sullivan de Educação Especial (Lima, Peru) e com o Parsons Research Center da Universidade de Kansas (Parsons, Kansas, EUA).

Contatos mais recentes (com projetos planejados para implantação em futuro próximo) incluem a Vanderbilt University, Universidade de Illinois (Carbondalle e Chicago); a Universidade do Norte do Arizona (Arizona, EUA); Universidade do Oeste de Ontário (London, Ontário, Canadá); Lousiana State University (USA); a Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa, Portugal); a Universidade Autônoma do México (Mexico); a Universidade de Granada (Espanha) e a Universidade de Córdoba (Argentina).
Estes intercâmbios tenderão a se intensificar no futuro, com a participação de alunos do doutorado nos centros avançados de pesquisa.

Convênios de cooperação científica internacional

Università Degli Studi Di Roma Foro Itálico (Itália)
Em 2011, foi realizado o convênio com a Università Degli Studi Di Roma Foro Itálico (Roma, Itália), por meio desse convênio foi firmado também o primeiro acordo de co-tutela.

INSHEA e ISPEF (França)
Em 2013, foi realizado o convênio com o INSHEA (Institut National Supérieur de Formation et de Recherche pour les Élèves Handicapés et léducation Adapté) em Suresnes, e o Institut des Sciences et des Pratiques d´Education et Formation (ISPEF) da Université Lumière Lyon 2 , em Lyon.

Universidade de Northampton (Inglaterra)
Em 2015 foi realizado o “Tornando-se visível: comparando políticas, práticas e pesquisas em educação especial e inclusiva no Brasil e na Inglaterra”/“Becoming visible: comparing inclusive and special education policies, practices and research in Brazil and the UK”, proposto pela Universidade Federal de São Carlos e Universidade de Northampton. Financiado pelo British Council, FAPESP e Newton Fund, o workshop aconteceu entre os dias 12 e 14 de Março de 2015, na Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, SP).

Universidade de Holguin “Oscar Lucero Moya” (Cuba)
Em 2016, foi realizado o convênio entre a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade de Holguin “Oscar Lucero Moya” (Cuba) com o propósito de fortalecer as relaçoes de intercâmbio acadêmico e científco entre ambas as instituições.

Para mais informações acesse o site da Pró Reitoria de Pós Graduação da UFSCar (link externo)

INTERC MBIOS EM REDE NACIONAL E INTERNACIONAL

Intercâmbios Nacionais
Em relação a projetos em rede, os docentes vêm dando continuidade às parcerias por meio de participação em grupos de pesquisas de outras IES, projetos interinstitucionais, e desenvolvimento de projetos e sua continuidade em novas propostas (em sua maioria aprovada para financiamento de agências de fomento). Essas parcerias estão muitas vezes também em rede internacional.

O Congresso Brasileiro de Educação Especial, organizado por docentes e discentes do PPGEEs, possibilita o intercâmbio com milhares de participantes vindos de todo o Brasil e também do exterior. Para além disso, no ano de 2019, o PPGEEs contou com a finalização de um pós-doutorado em fevereiro e a realização de um pós-doutorado de outra docente em IES brasileira. Docentes do Programa organizaram cinco livros com participação de pesquisadores nacionais e internacionais na autoria dos capítulos, dentre outras atividades realizadas.