Egressos Mestrado - 2021

As dissertações podem ser encontradas no Repositório Institucional UFSCar (link externo).

(659) OLMOS, Isabella Delamain Fernandez
Perspectivas de professores de ciências sobre a atuação com estudantes com deficiência intelectual na EJA
Orientadora: Juliane Ap. de Paula Perez Campos
Data de Defesa: 15/01/2021

(660) SILVA, Letícia Thays Bessa
Avaliação funcional e de habilidades sociais de adolescentes com paralisia cerebral
Orientadora: Gerusa Ferreira Lourenço
Data de Defesa: 12/02/2021

(661) ZIOTTI, Mariana Coimbra
Atuação docente no atendimento pedagógico domiciliar em casas de apoio para alunos em tratamento de saúde
Orientadora: Adriana Garcia Gonçalves
Data de Defesa: 24/02/2021

(662) ABREU, Thais Magalhães Abreu
O que dizem as pesquisas atuais sobre o atendimento educacional especializado para surdos
Orientadora: Lara Ferreira dos Santos
Data de Defesa: 25/02/2021

(663) BAGATINI, Beatriz
COVID-19: Impactos na oportunidade de participação em lazer em crianças com paralisia cerebral
Orientadora: Gerusa Ferreira Lourenço
Data de Defesa: 26/02/2021

(664) MACEDO, Viviane Alves de
O uso de treino informatizado para ensinar professores a conduzirem avaliação de preferência de escolha pareada
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos
Data de Defesa: 09/03/2021

(665) MORALLES, Adriana
Recursos de tecnologia assistiva para avaliação de hipóteses de escrita de alunos com paralisia cerebral
Orientadora: Gerusa Ferreira Lourenço
Data de Defesa: 12/04/2021

(666) DA SILVA, Josana Carla Gomes
Dupla excepcionalidade: identificação de altas habilidades ou superdotação em adultos com deficiência visual
Orientadora: Rosemeire Rangni 
Data de Defesa: 26/04/2021

(667) SEBIN, Bruna Raffaini
O contexto de prática da política de inclusão na ótica dos estudantes do público-alvo da educação especial
Orientadora: Enicéia Gonçalves Mendes
Data de Defesa: 26/04/2021

(668) COSTA, Juliane Dayrle Vasconcelos da

Os papéis dos profissionais da rede de apoio à inclusão na educação infantil
Orientadora: Carla Ariela Rios Vilaronga
Data de Defesa: 27/04/2021

(669) PINTO, Milena Maria

A criança surda na educação infantil: o desenvolvimento de linguagem na perspectiva do professor
Orientadora: Lara Ferreira dos Santos
Data de Defesa: 28/04/2021

(670) SILVA, Natany Ferreira

Efeitos de um procedimento informatizado e aplicado de forma remota e síncrona na leitura e escrita de sentenças para crianças em idade escolar
Orientadora: Lídia Maria Marson Postalli
Data de Defesa: 28/04/2021

(671) MUTO, Jéssica Harume Dias

Ensino informatizado de leitura e escrita para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental na abordagem da resposta à intervenção no contexto da pandemia do COVID-19 
Orientadora: Lídia Maria Marson Postalli
Data de Defesa: 07/05/2021

(672) MOMESSO, Ana Beatriz

O planejamento educacional para estudantes público alvo da educação especial no ensino médio integrado
Orientadora: Carla Ariela Rios Vilaronga
Data de Defesa: 18/05/2021

(673) MOLINA, Perolayne Bueno

Apresentação da música não contingente anterior à iniciação de estereotipias vocais em crianças com transtorno do espectro do autismo

Orientador: Nassim Chamel Elias 
Data de Defesa: 20/05/2021

(674) GUIMARÃES, Luciana Carlena Correira Velasco

O professor de Educação Especial nos institutos federais
Orientadora: Carla Ariela Rios Vilaronga
Data de Defesa: 21/05/2021

(675) STOPA, Paula Cristina

Formação e atuação em coensino dos egressos de licenciatura em Educação Especial
Orientadora: Enicéia Gonçalves Mendes
Data de Defesa: 27/05/2021

(676) SERRANO, Ana Veronica 

Aquisição de conceitos e de habilidades sociais por uma criança com cegueira dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Orientadora: Carolina Severino Lopes da Costa
Data de Defesa: 18/06/2021

(677) CHIZZOLINI, Gabriela Cabral

Ensino remoto no contexto da COVID-19: emergência de nomeação de letras a partir do ensino do emparelhamento auditivo-visual em crianças com síndrome de down e autismo
Orientadora: Lídia Maria Marson Postalli
Data de Defesa: 21/06/2021

(678) ALECRIM, Sumara Barbosa

A escola inclusiva na perspectiva de estudantes com surdez: público da educação de jovens e adultos
Orientadora: Maria da Piedade Resende da Costa
Data de Defesa: 28/06/21

(679) SOARES, Adrieli Camila

Compreensão sobre deficiência narrada por pessoas com cegueira adquirida na idade adulta
Orientadora: Fátima Elisabeth Denari
Data de Defesa: 05/08/2021

(680) FRANÇA, Beatriz Segantini

Prática educativa de docente de ciências na inclusão escolar de estudante com deficiência intelectual
Orientadora: Márcia Duarte Galvani 
Data de Defesa: 27/08/2021

(681) ALMEIDA, Thayna Carvalho de

Currículo de Língua Portuguesa para surdos da secretaria municipal da cidade de São Paulo: um estudo exploratório
Orientadora: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Data de Defesa: 31/08/2021

(682) BIANCHI, Bruna
Diagnóstico de TEA: descrição da prática de médicos do interior paulista

Orientadora: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil
Data de Defesa: 27/09/2021

(683) REIS, Henrique de Candia

Os efeitos de ações formativas nas interações mediadas pela comunicação alternativa por alunos com TEA 
Orientadora: Gerusa Ferreira Lourenço
Data de Defesa: 18/10/2021

(684) FORNARI, Rodrigo Vecchio

Análise de recursos audiovisuais utilizados por docentes do ensino superior no ensino de Libras

Orientadora: Lara Ferreira dos Santos

Data de Defesa: 14/12/2021