Egressos Doutorado - 2024

As teses podem ser encontradas no Repositório Institucional UFSCar (link externo).

As teses podem ser encontradas no Repositório Institucional UFSCar (link externo). 

(272) Alessandra Daniele Messali Picharillo

Efeitos de ensino de multiplicação por meio do ensino por matriz na emergência de respostas recombinadas. 

Orientador: Nassim Chamel Elias

Data de Defesa: 24/01/2024

(273) Ligiane de Castro Lopes

A formação do professor na licenciatura em letras - Língua Brasileira de Sinais: o papel do estágio curricular.

Orientadora: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

Data de Defesa: 06/02/2024

(274) Josiane Fernanda Covre

Efeitos de um procedimento de ensino com música no comportamento ecóico de crianças pequenas.

Orientadora: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil

Data de Defesa: 28/02/2024

(275) Melina Brandt Bueno

EJA e Educação Especial: potencialidades de diferenciação pedagógica.

Orientadora: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos

Data de Defesa: 28/02/2024

(276) Luiz Fernando Zuin

Sexualidade e Educação Sexual de pessoas com deficiência intelectual.

Orientadora: Fátima Elisabeth Denari

Data de Defesa: 25/03/2024

(277) Polyane Gabrielle de Freitas

Necessidade de Apoio de jovens/adultos com deficiência intelectual na perspectiva de pais, professores e o próprio indivíduo. 

Orientadora: Márcia Duarte Galvani

Data de Defesa: 12/06/2024

(278) Melina Radaelli Gatti

Educação Física Compartilhada: possibilidade para inclusão de estudantes com deficiências no contexto escolar. 

Orientadora: Mey de Abreu van Munster

Data de Defesa: 26/06/2024

(279) Ana Paula Santos de Oliveira

Altas capacidades: identificação e contexto emocional de estudantes estrangeiras de uma universidade federal. 

Orientadora: Rosemeire de Araújo Rangni

Data de Defesa: 27/06/2024 

(280) Taylor Brian Lavinscky Pereira

Para Rollerski: sistematização de um programa de ensino para crianças e jovens com deficiência física.

Orientadora: Mey de Abreu van Munster

Data de Defesa: 07/08/2024

(281) Mayara Cristina Freitas Pereira Giolo

Uma proposta de ensino do ecóico como facilitador para o ensino do mando em crianças com autismo. 

Orientador: Antônio Celso de Noronha Goyos

Data de Defesa: 16/09/2024

(282) Michelle Roberta Pavão

Aspectos sociais e emocionais de mães de crianças com T21 no período de isolamento social e pós-pandêmico.

Orientador: Fabiana Cia

Data de Defesa: 10/10/2024

(283) Giulia Gomes da Silva

Como nasce um ouvinte competente: do verbal behavior aos possíveis controles do repertório de um bebê.

Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil

Data de Defesa: 14/10/2024

(284) Juliane Dayrle Vasconcelos da Costa

Sistema de Suporte Multicamada na realidade brasileira: formação para modular os apoios às necessidades dos estudantes. 

Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes

Data de Defesa: 24/10/2024

(285) Tatiane Cristina Bonfim

Educação bilíngue de/com surdos: deslocamentos pedagógicos de professores bilíngues como processo de minoração educativa. 

Orientador: Vanessa Regina de Oliveira Martins

Data de Defesa: 25/11/2024

(286) Milena Maria Pinto

Estudo comparado das propostas educacionais para surdos no Brasil e no Uruguai.

Orientador: Lara Ferreira dos Santos

Data de Defesa: 13/12/2024

(287) Luis Gustavo da Silva Costa

Professores de Educação Especial atuando em classe comum: possibilidades e desafios de parcerias colaborativas.

Orientador: Carla Ariela Rios Vilaronga

Data de Defesa: 19/12/2024

(288) Mariana Viana Gonzaga

Sistema de Suporte Multicamada aliado à consultoria colaborativa escolar para promover inclusão na educação infantil.

Orientador: Eniceia Gonçalves Mendes

Data de Defesa: 19/12/2024