Egressos Mestrado - 2003
As dissertações podem ser encontradas no Repositório Institucional UFSCar (link externo).
(259) - GUIMARÃES, Rafael Siqueira de
Análise dos efeitos do rearranjo ambiental de trabalho no desempenho de deficientes mentais severos
Orientador: Antônio Celso de Noronha Goyos
Data da Defesa: 4 de fevereiro de 2003
(260) - AGUILERA, Fernanda
Oficinas de criatividade: efeitos no aproveitamento escolar de alunos com dificuldades no aprender
Orientadora: Maria de Jesus Dutra Reis
Data da Defesa: 12 de fevereiro de 2003
(261) - ZULIANI, Giovana
Treinamento de mães para aplicação do procedimento de escolha de acordo com o modelo com resposta construída no ensino de cópia e ditado a crianças com deficiência mental
Orientador: Antônio Celso de Noronha Goyos
Data da Defesa: 14 de fevereiro de 2003
(262) -FORTUNATO, Carla Aparecida de Urzedo
RDLS: uma opção para analisar a linguagem de crianças surdas usuárias do implante coclear
Orientadora: Maria da Piedade Resende da Costa
Data da Defesa: 17 de fevereiro de 2003
(263) - BATISTA, Adriana de Souza
Aprendizagem da leitura e da escrita de crianças surdas de diferentes contextos comunicativos
Orientadora: Maria da Piedade Resende da Costa
Data da Defesa: 18 de fevereiro de 2003
(264) - BANDINI, Heloisa Helena Motta
Um programa para a promoção de consciência fonológica em pré-escolares, aplicado em sala de aula
Orientadora: Tânia Maria Santana de Rose
Data da Defesa: 19 de fevereiro de 2003
(265) - GARCIA, Silvana Canalhe
Rendimento acadêmico, adaptação escolar e autoconceito: perfil de alunos participantes de uma modalidade de ensino inclusivo
Orientadora: Tânia Maria Santana de Rose
Data da Defesa:26 de fevereiro de 2003
(266) - FEITOSA, Fábio Biasotto
Relação da família-escola: como pais e professores avaliam e reagem ao repertório social de crianças com e sem dificuldades de aprendizagem
Orientadora: Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Data da Defesa: 26 de fevereiro de 2003
(267) - MARTINS, Morgana de Fátima Agostini
Avaliação de um programa de formação continuada para professores de alunos severamente prejudicados
Orientadora: Enicéia Gonçalves Mendes
Data da Defesa: 27 de fevereiro de 2003
(268) - PORLAN, Thais de Oliveira
Aprendizagem de pareamento de identidade por bebês
Orientadora: Maria Stella C. de Alcântara Gil
Data da Defesa: 27 de fevereiro de 2003
(269) - MOLINA, Renata Cristina Moreno
Habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem: explorando relações funcionais
Orientadora: Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Data da Defesa: 28 de fevereiro de 2003
(270) - VASCONCELLOS, Mariliz
Aprendizagem relacional em crianças com baixo desempenho escolar
Orientador: Júlio César Coelho de Rose
Data da Defesa: 28 de fevereiro de 2003
(271) - BRANCALHONE, Patrícia Georgina
Características do desempenho acadêmico de crianças expostas à violência conjugal
Orientadora: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Data da Defesa: 19 de março de 2003
(272) - ALPINO, Angela Maria Sirena
O aluno com paralisia cerebral no ensino regular: ator ou expectador do processo educacional?
Orientadora: Maria Luísa Guillaumon Emmel
Data da Defesa: 01 de abril de 2003
(273) - SOUZA, Daniela Maria Xavier de
Ampliação do repertório funcional de portadores de deficiência física
Orientadora: Deisy das Graças de Souza
Data da Defesa: 11 de abril de 2003
(274) -MALDONADO, Daniela Patrícia Ado
O comportamento agressivo de crianças do sexo masculino na escola e sua relação com violência doméstica
Orientadora: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Data da Defesa: 22 de maio de 2003
(275) - ROSA, Lígia Cardoso Silveira
Formação continuada de atendentes para inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais com creches
Orientadora: Enicéia Gonçalves Mendes
Data da Defesa: 22 de maio de 2003
(276) - BERARD-SIQUEIRA, Fernanda de Moura
Hospital é lugar de brincadeira? um estudo sobre as características do brincar de crianças em tratamento oncológico
Orientadora: Maria Luísa Guillaumon Emmel
Data da Defesa: 30 de maio de 2003
(277) - BUONADIO, Maira Cristina
Análise da interação de mães com deficiência mental e seus filhos: intervenção domiciliar
Orientadora: Ana Rossito Aiello
Data da Defesa: 13 de junho de 2003
(278) - PEREZ, Renata Reis Munhoz
Programa educativo sobre o desenvolvimento infantil para mães sociais
Orientadora: Maria Luisa Guillaumon Emmel
Data da Defesa: 30 de julho de 2003
(279) - PAULINO, Emanuelle Cristina
Procedimentos para ensinar comportamento textual com base na nomeação de figuras
Orientadora: Deisy das Graças de Souza
Data da Defesa: 13 de agosto de 2003
(280) - RUBIN, Maria Helena
Educação de jovens e adultos com deficiência mental: análise evolutiva da aprendizagem da língua portuguesa e da matemática
Orientadora: Maria Amelia Almeida
Data da Defesa: 28 de agosto de 2003
(281) - CUCCOVIA, Margherita Midea
Análise de procedimentos para avaliação de interesses baseado em um currículo funcional natural e seus efeitos no funcionamento geral de indivíduos com deficiência mental e autismo
Orientadora: Maria Amelia Almeida
Data da Defesa: 29 de agosto de 2003
(282) - ORTIZ, Luciana Guedes Machado
Capacitando professoras de ensino fundamental em serviço para uma educação inclusiva
Orientadora: Fátima Elisabeth Denari
Data da Defesa: 30 de agosto de 2003
(283) - PADOVANI, Ricardo da Costa
Resolução de problemas com adolescentes em conflito com a lei: uma proposta de intervenção
Orientadora: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Data da Defesa: 31 de outubro de 2003
(284) - FORMIGA, Cibelle Kayenne Martins Roberto
Programa de intervenção com bebês pré-termo e suas famílias: avaliação e subsídios para prevenção de deficiências
Orientadora: Elisete Silva Pedrazzani
Data da Defesa: 18 de novembro de 2003
(285) - AGOSTINO, Elaine Aparecida Machado
A construção da sintaxe pelo aluno surdo: um procedimento de ensino
Orientadora: Maria da Piedade Resende da Costa
Data da Defesa: 26 de novembro de 2003