Visitas técnicas internacionais e participação de docentes em eventos internacionais
As visitas técnicas internacionais foram realizadas por quatro docentes do PPGEEs: Por meio do Print-Capes a Profª Lídia Postalli realizou uma Missão institucional na Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e na Universidade do Minho (Out/2024); A profª Vanessa Martins no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) em Portugal (período de: 06 a 26 de abril de 2024) e na Universidad de Barcelona, Espanha (06 a 26/04/2023) ; Profª Cristina Lacerda na Universidad de Barcelona (04/09 a 04/10/ 2022); Profª Enicéia Mendes na Universidade de Salamanca, Faculdade de Educação (24/06 a 28/06/2024) e na Universidad de Barcelona (18/06 a 24/06/2024).
Ainda a profª Enicéia Mendes, no mês de junho de 2024, realizou reuniões com parceiros de acordos de cooperação internacional da Itália, Profa. Lucia Deanna (Universidade de Roma), França, prof. Serge Ebersold (Conservatoire des Arts e Metiers – Paris), e Charles Gardou, (Universidade de Lyon) com vistas aos projetos e acordos futuros. No mês de julho de 2023, esteve na França e em reunião em Strasbourg (França) com o pesquisador francês Serge Ebersold, titular da cátedra Acessibilidade no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), em Paris (França), onde é chefe do departamento de pesquisa e membro da Unidade de PesquisaSociétés, Acteurs, Gouvernement en Europe, na Universidade de Estrasburgo. Na reunião, realizou uma entrevista com o prof. Serge que deu origem ao artigo Acessibilização, inclusão e a reinvenção da escola publicado em 06/08/2024, na Revista em Aberto do Inep (https://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5898/4446). No mês de julho de 2022 realizou visita ao Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal) com participação no Porto ICRE’22 que é organizado pelo Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) da Escola Superior de Educação do Porto, com apresentação do trabalho “Avaliação Multidimensional da Politica Inclusão Escolar no Contexto de um Município Brasileiro. No mês de novembro de 2022 Participou do 14º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL COM TECNOLOGIAS EMERGENTES (CIIEE, 22), na Universidad Tecnológica Nacional (Buenos Aires, Argentina), com 4 orientandas do doutorado (Jessica Rodrigues, Luciana Guimarães, Juliane Costa e Mariana M. Lopes). Todas as orientandas apresentaram trabalhos , e a professora Enicéia Mendes apresentou duas comunicações orais (El perfil de La judicialización de la educación especial en Brasil; e Mitigación de los impactos de La pandemia en el contexto escolar por medio de un programa de formación sobre El trabajo colaborativo en una ciudad brasileña). Ainda participou do III Congresso Internacional de Ciências Sociais e Humanas Brasil 1824-2024: entre centralismo e descentralização, na Universidade de Salamanca - III CICSH, de 26 a 28/06/2024 com a participação na coordenação da mesa redonda sobre “Os desafios da descentralização da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva do Brasil” e apresentou o livro “Práticas inclusivas inovadoras no contexto da classe comum: dos especialismos às abordagens universalistas”.
A profª Cristina Lacerda participou do X Congresso Internacional de Aquisição de Linguagem- AEAL 2022, de 07 a 09 de setembro, em Girona (Espanha), com a apresentação dos seguintes trabalhos científicos: Versión ilustrada del Instrumento de evaluación de narraciones en lengua de signos: adaptación para el uso en el contexto escolar brasileño. Aline L. Baggio Montes y Cristina B. Feitosa de Lacerda. Desarrollo y evaluación de la competencia narrativa en la lengua de signos catalana (LSC). Maria Josep Jarque, Cristina Lacerda, Pepita Cedillo y Mari Serrano.
A profª Deisy das Graças de Souza recebeu o prêmio Distinguished Service to Behavior Analysis da Society for the Advancement of Behavior Analysis (SABA), em maio de 2022, Boston, Estados Unidos. Foi membro do Conselho Executivo de Sociedade Internacional (Association for Behavior Analysis International - ABAI 2020-2023) e da comissão organizadora da 11th International Conference da ABAI (Dublin, Ireland; 2022). Destaque por ser conferencista na Plenária na ACBS (Association for Contextual Behavior Science) Word Conference - Buenos Aires (Argentina), de 25 a 28 de julho de 2024, título da conferência: Behavioral science and technology to address deficits in symbolic behavior: with an emphasis on reading and writing. No quadriênio, apresentou 17 trabalhos em eventos internacionais, em que destacamos o trabalho em parceria com a profª Lídia Postalli (PPGEEs): Marcelo Salvador Caetano, Raquel Melo Golfeto, Lidia Maria Marson Postalli,Elenice Seixas Hanna; Deisy das Graças de Souza. Application of a Computerized Curriculum for Individualized Teaching on a Large Scale: Learning to Read and Write in Small Steps. Apresentação em Painel 50th Annual Convention da Association for Behavior Analysis International (ABAI), maio/2024 - Filadelfia (EUA).
Em relação à participação de bancas de mestrado e doutorado, a profª Crsitina Lacerda participou de duas bancas de qualificação de doutorado na Universitat de Barcelona, sendo a primeira no dia 02/07/2024 da candidata Giannina Urrello, cuja orientadora era a profª Marta Grácia e a segunda no dia 27/02/2024 de Fátima Byara Martínez Denis, cuja orientadora Maria Josep Jarque. A profª Ketilin Pedro participou de três bancas de defesa de mestrado na Universidad de La Empresa, no Uruguai no ano de 2023. A primeira, no dia 27/04 da candidata Alexandra Alves Wanderley, a segunda no dia 16/05 de Salete Alves de Oliveira e a terceira no dia 12/07 de Adriana Guiomar de França Prá.
O professor Leonardo Cabral participa da equipe de avaliação institucional internacional da World Reputation Rankings - THE World Universities Insights Ltd (Londres) que fornece uma lista das melhores universidades do mundo, com ênfase na missão de pesquisa e engloba as principais áreas de atividade universitária: pesquisa, impacto e ensino. Além dos trabalhos mencionados anteriormente, vários docentes e discentes apresentaram trabalhos em eventos científicos internacionais. Dois exemplos, a seguir: a profª Maria Stella Gil apresentou o trabalho em colaboração com a doutoranda Giulia Gomes da Silva, Título do trabalho: Early acquisition of verbal behavior: Findings from Brazil studies na 10 Th Comference of The European Association for Behaviour Analysis, em maio de 2022, tendo como autoria: Michele C. Tozadore, Giulia Gomes da Silva, Maria Stella C A Gil em Tampere, Finlândia e a discente Juliane Dayrle Vasconcelos da Costa em parceria com a profª Enicéia Mendes apresentaram o trabalho no V Congreso de la Escuela Internacional de Doctorado Universidad Rey Juan Carlos, na Espanha em 30/05/2024, Percepción de los participantes de la formación sobre sistema de apoyo de múltiples niveles en Brasil.