Dissertações - 2019
MUNIZ, Joice Daiane
Adaptação curricular em atividades de leitura e escrita para alunos com deficiência intelectual na perspectiva colaborativa.
Orientadora: Márcia Duarte Galvani
Data de Defesa: 31/01/2019
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11916
VASCONCELLOS, Talita Silva Perussi
Jogo de tabuleiro: recurso lúdico na apropriação de leitura e escrita de crianças em situação de vulnerabilidade.
Orientadora: Rosimeire Maria Orlando
Data de Defesa: 14/02/2019
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11351
CRUZ, Márcia
Orientações curriculares para o ensino de português para surdos: análise de documento do município de São Paulo.
Orientadora: Lara Ferreira dos Santos
Data de Defesa: 15/02/2019
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11575
TEIXEIRA, Isabela de Oliveira
Efeitos do atraso em tarefas de discriminação condicional em participantes com e sem deficiência.
Orientadora: Lidia Maria Marson Postalli
Data de Defesa: 15/02/2019
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11502
PAVÃO, Michelle Roberta
Rotina, necessidades e suporte de famílias de crianças com síndrome de down.
Orientadora: Fabiana Cia
Data de Defesa: 20/02/2019
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11102
SALES, Edinaldo Bomfim
Configurações subjetivas de alunos com deficiência visual sobre processos de escolarização no ensino médio.
Orientadora: Enicéia Gonçalves Mendes
Data de Defesa: 25/02/2019
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11276
BASTON, Camila Aparecida Paris
Análise funcional de comportamentos estereotipados em indivíduos com deficiência visual.
Orientador: Nassim Chamel Elias
Data de Defesa: 25/02/2019
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11353
GUIMARÃES, Cristiane de Azevedo
Habilidades sociais educativas de professores de pré-escolares com desenvolvimento típico, problemas de comportamento e deficiência.
Orientadora: Carolina Severino Lopes da Costa
Data de Defesa: 26/02/2019
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11518
TAVERNA, Christiane Honorato
Raciocínio lógico-matemático de um aluno do ensino fundamental com síndrome de asperger: dupla excepcionalidade?
Orientadora: Rosemeire de Araújo Rangni
Data de Defesa: 26/02/2019
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11883
LOPES, Andressa
Desafios na articulação entre uma professora de um centro de atendimento educacional especializado com as professoras de uma escola regular para oferta de tecnologia assistiva.
Orientadora: Adriana Garcia Gonçalves
Data de Defesa: 26/02/2019
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11141
CONCEIÇÃO, Bianca Salles
Práticas discursivas sobre a surdez e a educação infantil: diálogo com familiares.
Orientadora: Vanessa Regina de Oliveira Martins
Data de Defesa: 27/02/2019
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11296
SANTOS, Flávia Maria dos
Matrículas de estudantes com deficiência na eja e a oferta do atendimento educacional especializado em municípios paulistas.
Orientadora: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos
Data de Defesa: 28/02/2019
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14338
CAPPELLINI, Michele Toso
Familiares ouvintes e sujeitos surdos: reflexões sobre as interações comunicativas.
Orientadora: Lara Ferreira dos Santos
Data de Defesa: 28/02/2019
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11617
LANGENDONCK, Melanie Fairlie Pearson Van
Ensino de notas musicais ao piano para crianças com autismo.
Orientadora: Nassim Chamel Elias
Data de Defesa: 15/03/2019
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11582
FREITAS, Polyane Gabrielle de
Contribuições da escala de intensidade de apoio ao planejamento e prática do professor para jovens com síndrome de down.
Orientadora: Marcia Duarte Galvani
Data de Defesa: 26/06/2019
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12273
CAIXETA, Luiza Magalhães
Avaliação da emergência de intraverbais em crianças com transtorno do espectro do autismo, após o ensino de tato e de discriminações condicionais.
Orientadora: Deisy das Graças de Souza
Data de Defesa: 28/08/2019
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12277
BORGES, Karla Janaine de Moraes Borges
Estudo Sobre acesso e permanência no mercado de trabalho de pessoas com deficiência intelectual.
Orientadora: Maria Amelia Almeida
Data de Defesa: 29/08/2019
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12218
MANZINI, Ana Carolina Gurian
Aplicação Condensada das três primeiras fases do pecs em uma menina com transtorno do espectro do autismo
Orientador: Nassim Chamel Elias
Data de Defesa: 29/11/2019
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12324
LIMA, Clairen Angelica Santiago
Altas Habilidades/superdotação em liderança: identificação e suplementação para o ensino fundamental I.
Orientadora: Rosemeire de Araújo Rangni
Data de Defesa: 05/12/2019
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12305
MARINS, Kéren-Hapuque de Cabral de
Benefícios e desafios da tutoria por pares para aluno com deficiência intelectual.
Orientadora: Gerusa Ferreira Lourenço
Data de Defesa: 20/12/2019
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12395