Dissertações - 2019

MUNIZ, Joice Daiane

Adaptação curricular em atividades de leitura e escrita para alunos com deficiência intelectual na perspectiva colaborativa.
Orientadora: Márcia Duarte Galvani
Data de Defesa: 31/01/2019

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11916

VASCONCELLOS, Talita Silva Perussi

Jogo de tabuleiro: recurso lúdico na apropriação de leitura e escrita de crianças em situação de vulnerabilidade.
Orientadora: Rosimeire Maria Orlando
Data de Defesa: 14/02/2019

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11351

CRUZ, Márcia

Orientações curriculares para o ensino de português para surdos: análise de documento do município de São Paulo.
Orientadora: Lara Ferreira dos Santos
Data de Defesa: 15/02/2019

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11575

TEIXEIRA, Isabela de Oliveira

Efeitos do atraso em tarefas de discriminação condicional em participantes com e sem deficiência.
Orientadora: Lidia Maria Marson Postalli
Data de Defesa: 15/02/2019

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11502

PAVÃO, Michelle Roberta

Rotina, necessidades e suporte de famílias de crianças com síndrome de down.
Orientadora: Fabiana Cia
Data de Defesa: 20/02/2019

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11102

SALES, Edinaldo Bomfim

Configurações subjetivas de alunos com deficiência visual sobre processos de escolarização no ensino médio.
Orientadora: Enicéia Gonçalves Mendes
Data de Defesa: 25/02/2019

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11276

BASTON, Camila Aparecida Paris

Análise funcional de comportamentos estereotipados em indivíduos com deficiência visual.
Orientador: Nassim Chamel Elias
Data de Defesa: 25/02/2019

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11353

GUIMARÃES, Cristiane de Azevedo

Habilidades sociais educativas de professores de pré-escolares com desenvolvimento típico, problemas de comportamento e deficiência.
Orientadora: Carolina Severino Lopes da Costa
Data de Defesa: 26/02/2019

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11518

TAVERNA, Christiane Honorato

Raciocínio lógico-matemático de um aluno do ensino fundamental com síndrome de asperger: dupla excepcionalidade?
Orientadora: Rosemeire de Araújo Rangni
Data de Defesa: 26/02/2019

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11883

LOPES, Andressa

Desafios na articulação entre uma professora de um centro de atendimento educacional especializado com as professoras de uma escola regular para oferta de tecnologia assistiva.
Orientadora: Adriana Garcia Gonçalves
Data de Defesa: 26/02/2019

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11141

CONCEIÇÃO, Bianca Salles

Práticas discursivas sobre a surdez e a educação infantil: diálogo com familiares.
Orientadora: Vanessa Regina de Oliveira Martins
Data de Defesa: 27/02/2019

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11296

SANTOS, Flávia Maria dos

Matrículas de estudantes com deficiência na eja e a oferta do atendimento educacional especializado em municípios paulistas.
Orientadora: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos
Data de Defesa: 28/02/2019

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14338

CAPPELLINI, Michele Toso

Familiares ouvintes e sujeitos surdos: reflexões sobre as interações comunicativas.
Orientadora: Lara Ferreira dos Santos
Data de Defesa: 28/02/2019

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11617

LANGENDONCK, Melanie Fairlie Pearson Van

Ensino de notas musicais ao piano para crianças com autismo.
Orientadora: Nassim Chamel Elias
Data de Defesa: 15/03/2019

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11582

FREITAS, Polyane Gabrielle de

Contribuições da escala de intensidade de apoio ao planejamento e prática do professor para jovens com síndrome de down.
Orientadora: Marcia Duarte Galvani
Data de Defesa: 26/06/2019

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12273

CAIXETA, Luiza Magalhães

Avaliação da emergência de intraverbais em crianças com transtorno do espectro do autismo, após o ensino de tato e de discriminações condicionais.
Orientadora: Deisy das Graças de Souza
Data de Defesa: 28/08/2019

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12277

BORGES, Karla Janaine de Moraes Borges

Estudo Sobre acesso e permanência no mercado de trabalho de pessoas com deficiência intelectual.
Orientadora: Maria Amelia Almeida
Data de Defesa: 29/08/2019

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12218

MANZINI, Ana Carolina Gurian

Aplicação Condensada das três primeiras fases do pecs em uma menina com transtorno do espectro do autismo
Orientador: Nassim Chamel Elias
Data de Defesa: 29/11/2019

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12324

LIMA, Clairen Angelica Santiago

Altas Habilidades/superdotação em liderança: identificação e suplementação para o ensino fundamental I.
Orientadora: Rosemeire de Araújo Rangni
Data de Defesa: 05/12/2019

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12305

MARINS, Kéren-Hapuque de Cabral de

Benefícios e desafios da tutoria por pares para aluno com deficiência intelectual.
Orientadora: Gerusa Ferreira Lourenço
Data de Defesa: 20/12/2019

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12395