Dissertações - 2020

GATTI, Melina Radaelli

Coensino e educação física escolar: perspectivas colaborativas para a inclusão de estudantes com deficiência.
Orientadora: Mey de Abreu Van Munster
Data de Defesa: 24/01/2020

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13513

GUTIERREZ, Tesla Gessele Ochoa

Caracterização dos comportamentos sociais nos primeiros três anos de vida em crianças diagnosticadas com autismo no honduras.
Orientadora: Carolina Severino Lopes da Costa
Data de Defesa: 06/02/2020

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13919

SANTOS, Jessica Rodrigues

Inclusão escolar e os modos de planejamento educacional individualizado nos institutos federais brasileiros.
Orientadora: Carla Ariela Rios Vilaronga
Data de Defesa: 17/02/2020

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13112

PICHARILLO, Alessandra Daniele Messali

Equivalência de estímulos e o ensino de relações numéricas para crianças com transtorno de espectro do autismo.
Orientador: Nassim Chamel Elias
Data de Defesa: 18/02/2020
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12805

MORAIS, Eduarda de Souza

Tecnologia instrucional em educação especial: uma revisão integrativa da literatura (2008 – 2018).
Orientador: Leonardo Santos Amâncio Cabral
Data de Defesa: 18/02/2020
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12658

QUINTÃO, Cassiana Saraiva

Inventário portage operacionalizado: uma proposta de adaptação para crianças com baixa visão.
Orientadora: Maria Stella Coutinho de Alcânta Gil
Data de Defesa: 18/02/2020
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12960

NOGUEIRA, Marcela Fontão

Educação especial na eja: análise do processo de construção da prática docente.
Orientadora: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos
Data de Defesa: 19/02/2020
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13029

GIOLO, Mayara Cristina Freitas Pereira

Ensino do ecoico para a aquisição do mando em crianças com autismo
Orientador: Antônio Celso de Noronha Goyos.
Data de Defesa: 19/02/2020
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13629

LEITE, Graciliana Garcia

Prática pedagógica e planejamento educacional para uma jovem com deficiência intelectual matriculada na eja.
Orientadora: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos
Data de Defesa: 20/02/2020
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12911

DONG, Pâmela Barbosa de Mendonça

Análise da formação inicial nas licenciaturas com relação à educação especial e habilidades sociais educativas.
Orientadora: Carolina Severino Lopes da Costa
Data de Defesa: 20/02/2020
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14136

SILVA, Giulia Gomes da

Ouvir e falar: o procedimento instrução com múltiplos exemplares no ensino de bebês
Orientadora: Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil
Data de Defesa: 21/02/2020
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14013

ALMEIDA, Alexandre Trindade de

Conhecimentos sobre altas habilidades/superdotação na formação inicial de educadores musicais
Orientadora: Maria da Piedade Resende da Costa
Data de Defesa: 27/02/2020
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13599

KAWASE, Eduarda Megumi

Revisão sistemática sobre produção de vídeos na escola para alunos surdos.
Orientadora: Lara Ferreira dos Santos
Data de Defesa: 27/02/2020
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12846

OLIVEIRA, Ana Paula Santos de

Identificação de altas capacidades em estudantes estrangeiros do ensino superior.
Orientadora: Rosemeire de Araújo Rangni
Data de Defesa: 28/02/2020
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12459

OLIVEIRA, Lais Paloma de

Sinais de dotação em estudantes medalhistas da obmep: um estudo de caso.
Orientadora: Rosemeire de Araújo Rangni
Data de Defesa: 28/02/2020
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12751

RIBEIRO, Karina Ferreira

Eficácia do pecs-adaptado quando aplicado por mães em crianças com autismo em diferentes contextos.
Orientadora: Ana Lúcia Rossito Aiello
Data de Defesa: 20/02/2020
Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12976

BONFIM, Tatiane Cristina

Das políticas educacionais inclusivas bilíngues para surdos às políticas bilíngues de/com surdos: um estudo de caso.
Orientadora: Vanessa Regina de Oliveira Martins
Data de Defesa: 27/11/2020

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13777