Teses - 2024

PICHARILLO, Alessandra Daniele Messali

Efeitos de ensino de multiplicação por meio do ensino por matriz na emergência de respostas recombinadas. 

Orientador: Nassim Chamel Elias

Data de Defesa: 24/01/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19578

LOPES, Ligiane de Castro

A formação do professor de Libras: concepções, práticas e campo profissional no estágio curricular.

Orientadora: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

Data de Defesa: 06/02/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19762

COVRE, Josiane Fernanda

Efeitos de um procedimento de ensino com música no comportamento ecóico de crianças pequenas.

Orientadora: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil

Data de Defesa: 28/02/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20537

BUENO, Melina Brandt

Interface entre EJA e Educação Especial: potencialidades de diferenciação pedagógica.

Orientadora: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos

Data de Defesa: 28/02/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20026

ZUIN, Luiz Fernando

Sexualidade e Educação Sexual de pessoas com deficiência intelectual: um programa de ensino para professores. 

Orientadora: Fátima Elisabeth Denari

Data de Defesa: 25/03/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20608

FREITAS, Polyane Gabrielle de

Necessidade de Apoio de jovens/adultos com deficiência intelectual na perspectiva de pais, professores e o próprio indivíduo. 

Orientadora: Márcia Duarte Galvani

Data de Defesa: 12/06/2024

GATTI, Melina Radaelli

Educação Física Compartilhada: possibilidade para inclusão de estudantes com deficiências no contexto escolar. 

Orientadora: Mey de Abreu van Munster

Data de Defesa: 26/06/2024

OLIVEIRA, Ana Paula Santos de

Altas capacidades: identificação e contexto emocional de estudantes estrangeiras de uma universidade federal. 

Orientadora: Rosemeire de Araújo Rangni

Data de Defesa: 27/06/2024 

PEREIRA, Taylor Brian Lavinscky

Para Rollerski: sistematização de um programa de ensino para crianças e jovens com deficiência física.

Orientadora: Mey de Abreu van Munster

Data de Defesa: 07/08/2024

GIOLO, Mayara Cristina Freitas Pereira

Uma proposta de ensino do ecóico como facilitador para o ensino do mando em crianças com autismo. 

Orientador: Antônio Celso de Noronha Goyos

Data de Defesa: 16/09/2024

PAVÃO, Michelle Roberta

Aspectos sociais e emocionais de mães de crianças com T21 no período de isolamento social e pós-pandêmico.

Orientador: Fabiana Cia

Data de Defesa: 10/10/2024

DA SILVA, Giulia Gomes

Como nasce um ouvinte competente: do verbal behavior aos possíveis controles do repertório de um bebê.

Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil

Data de Defesa: 14/10/2024

DA COSTA, Juliane Dayrle Vasconcelos

Sistema de Suporte Multicamada na realidade brasileira: formação para modular os apoios às necessidades dos estudantes. 

Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes

Data de Defesa: 24/10/2024

BONFIM, Tatiane Cristina

Educação bilíngue de/com surdos: deslocamentos pedagógicos de professores bilíngues como processo de minoração educativa. 

Orientador: Vanessa Regina de Oliveira Martins

Data de Defesa: 25/11/2024

PINTO, Milena Maria

Estudo comparado das propostas educacionais para surdos no Brasil e no Uruguai.

Orientador: Lara Ferreira dos Santos

Data de Defesa: 13/12/2024

COSTA, Luis Gustavo da Silva 

Professores de Educação Especial atuando em classe comum: possibilidades e desafios de parcerias colaborativas.

Orientador: Carla Ariela Rios Vilaronga

Data de Defesa: 19/12/2024

GONZAGA, Mariana Viana

Sistema de Suporte Multicamada aliado à consultoria colaborativa escolar para promover inclusão na educação infantil.

Orientador: Eniceia Gonçalves Mendes

Data de Defesa: 19/12/2024