Dissertações - 2025

PINTO, Giovana Zanardo Costa

Treinamento de profissionais para aplicação de um recurso informatizado e aquisição de leitura e escrita por pessoas com autismo em contexto clínico.

Orientadora: Lídia Maria Marson Postalli

Data de Defesa: 19/02/2025

Link repositório: 

BISPO, Beatriz Alves de Deus

Estratégias, recursos e serviços para o ensino e aprendizagem de estudantes com baixa visão.

Orientadora: Adriana Garcia Gonçalves

Data de Defesa: 20/02/2025

Link repositório: https://hdl.handle.net/20.500.14289/22000

ARAÚJO, Helena de Paula

Efeitos do redirecionamento de respostas em estereotipias motoras de crianças com autismo. 

Orientadora: Nassim Chamel Elias

Data de Defesa: 20/02/2025

Link repositório: https://hdl.handle.net/20.500.14289/21967

ROSSINI, Maria Gabriela

Proposta colaborativa para elaboração de plano de ação embasado no currículo funcional natural em um hospital de retaguarda.

Orientadora: Adriana Garcia Gonçalves

Data de Defesa: 24/02/2025

Link repositório: 

WENZEL, Chaiane Candido dos Santos

Altas habilidades ou superdotação: indicação, intervenção e práticas colaborativas. 

Orientadora: Rosemeire de Araújo Rangni

Data de Defesa: 25/02/2025

Link repositório: 

DOS REIS, Isabela Irano

Validação transcultural da versão F38 da escala impacto familiar da tecnologia assistiva: escala para comunicação alternativa (FIATS-AAC_BR)

Orientadora: Gerusa Ferreira Lourenço

Data de Defesa: 25/02/2025

Link repositório: 

BARONE, Beatriz Vieira

Representação social do hospital para as crianças doentes: o papel da mediação pedagógica. 

Orientadora: Adriana Garcia Gonçalves

Data de Defesa: 26/02/2025

Link repositório: https://hdl.handle.net/20.500.14289/21978

CARDOSO, Larissa de Melo

Extensão universitária na perspectiva da acessibilidade: formação e atuação de profissionais da área da educação física. 

Orientadora: Leonardo Santos Amâncio Cabral

Data de Defesa: 27/02/2025

Link repositório: https://hdl.handle.net/20.500.14289/21989

PARREIRA, Marcela Aparecida Rodrigues

Tutoria por pares nos anos finais do Ensino Fundamental para estudante com TEA. 

Orientadora: Ketilin Mayra Pedro

Data de Defesa: 27/02/2025

Link repositório: https://hdl.handle.net/20.500.14289/22090

PIZETTA, Maria Victória

Programa informatizado de ensino pré-matemático com crianças autistas com e sem deficiência intelectual. 

Orientadora: Priscila Benitez Afonso 

Data de Defesa: 27/02/2025

Link repositório: https://hdl.handle.net/20.500.14289/21864

ZAMBONI, Monithielly Regina

Instrumento de avaliação biopsicossocial para estudantes com TEA (iABA - TEA): elaboração e aplicação inicial. 

Orientadora: Rosemeire de Araújo Rangni

Data de Defesa: 27/02/2025

Link repositório: 

GOUVEIA, Amanda Neves Souza

Avaliação de um procedimento de Ensino Multissensorial de Leitura aplicado por profissionais com crianças com autismo.

Orientadora: Priscila Benitez Afonso

Data de Defesa: 28/02/2025

Link repositório: https://hdl.handle.net/20.500.14289/21986

FORATINI, Larah Adriany Bortoloti

A criança com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil: análise das práticas pedagógicas e interações sociais. 

Orientadora: Fabiana Cia

Data de Defesa: 07/03/2025

Link repositório: 

DA SILVA, Thalissa Cazarine

Análise funcional descritiva da atenção compartilhada em bebês com deficiência visual: uma replicação.

Orientadora: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil

Data de Defesa: 28/03/2025

Link repositório: