Capítulos - 2023
Capítulos de livros publicados por docentes, discentes e egressos do PPGEEs no ano de 2023:
- GOLDONI, N. I.; LOURENÇO, G. F. . A Comunicação Alternativa nos Cuidados Paliativos Pediátricos: contribuições para o Alívio da Dor e do Sofrimento. In: Esther Angélica Luiz Ferreira; Sílvia Maria de Macedo Barbosa; Simone Brasil de Oliveira Iglesias. (Org.). Cuidados Paliativos Pediátricos. 1ed.Rio de Janeiro: MedBook, 2023, v. 1, p. 4-448.
- IRIARTE, A. C. S.. A constituição da subjetividade do intérprete de Libras no contexto do ensino remoto. In: José Raimundo Rodrigues; Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado; Vanessa Regina de Oliveira Martins. (Org.). Análise do discurso, história e subjetividade em Foucault: relações de saber/poder e a contraconduta como ativismo e resistência. 1ed.São Carlos: EDESP-UFSCar, 2023, v. 1, p. 127-135.
- BUASKI, J. ; GODOY, M. A. B. ; COSTA, A. B. . A Escolarização de Crianças com Transtorno do Espectro Autista em um Município do Paraná. In: Angela Maria Corso e Sandra Regina Gardacho Pietrobon. (Org.). Educação como prática da Autonomia e Liberdade: discussões contemporâneas em Paulo Freire. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2023, v. 1, p. 59-75.
- Barbosa, Gardenia de Oliveira ; MUNSTER, Mey de Abreu van . A influência da equoterapia no desenvolvimento psicomotor de crianças com necessidades especiais. In: Mey de Abreu van Munster. (Org.). Educação física e esportes adaptados: programas de ensino e subsídios para a inclusão. 1ed.Santana de Parnaíba: Manole, 2023, v. 1, p. 261-282.
- SANTANA, L. L. S.; MONTES, K. F. . A pessoa com deficiência: Uma análise de filmes e séries com base nos escritos de Goffman. In: Fátima Denari. (Org.). Educação Especial: reflexões entre o dizer e o fazer. 3ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2023, v. 3, p. 219-230.
- ROCHA, L. R. M. ; SANTOS, Lara Ferreira dos . A presença de estudantes surdos ou com deficiência auditiva nas Universidades Federais de Educação Superior do estado de São Paulo. In: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda; Lara Ferreira dos Santos; Luiz Renato Martins da Rocha. (Org.). Educação Bilíngue de Surdos e educação Especial: Avaliação e prática. 1ed.São Carlos: EDESP - Editora de Educação e Acessibilidade da UFSCar, 2023, v. 1, p. 33-54.
- GIAMLOURENCO, P. G. M.; LACERDA, CRISTINA BROGLIA FEITOSA . A produção e a posição discursiva do TILS no processo tradutório no campo educacional. In: Vinicius Nascimento. (Org.). Perspectiva dialógica nos estudos da tradução e interpretação da língua de sinais. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2023, v. 1, p. 217-240.
- MARTINS, V. R. O.. A urgente revisita ao passado: devaneios sobre o que imaginávamos ser impensável numa jovem democracia brasileira. In: José Raimundo Rodrigues, Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, Vanessa Regina de Oliveira Martins. (Org.). Análise do discurso, história e subjetividade em Foucault: relações de saber/poder e a contraconduta como ativismo e resistência. 1ed.São Carlos: EDESP-UFSCar, 2023, v. 1, p. 41-48.
- MUNSTER, Mey de Abreu van. Abordagens de ensino e práticas inclusivas em Educação Física. In: Mey de Abreu van Munster. (Org.). Educação física e esportes adaptados: programas de ensino e subsídios para a inclusão. 1ed.Santana de Parnaíba: Manole, 2023, v. 1, p. 2-18.
- Costa, Camila de Moura ; MUNSTER, Mey de Abreu van . Adaptações curriculares voltadas ao ensino de estudantes com deficiência visual em Educação Física: sugestões e possibilidades. In: Mey de Abreu van Munster. (Org.). Educação física e esportes adaptados: programas de ensino e subsídios para a inclusão. 1ed.Santana de Parnaíba: Manole, 2023, v. 1, p. 87-104.
- OLIVEIRA, A. P. S. ; RANGNI, R.A . Altas habilidades ou superdotação na Educação Superior: desdobramentos da sinopse estatística. In: Andressa Santos Rebelo; Bárbara Amaral Martins; Décio Nascimento Guimarães. (Org.). Políticas e práticas educacionais em perspectiva inclusiva. 1ed.Campos de Goytacazes: Encontrografia Editora, 2023, v. 1, p. 156-170.
- BORGES, WANESSA FERREIRA ; MENDES, E. G. . Applications on mobile devices as a new possibility of assistive technology for reading and writing activities. In: Seven Editora. (Org.). : DEVELOPMENT AND ITS APPLICATIONS IN SCIENTIFIC KNOWLEDGE. 1ed.: Seven Editora, 2023, v. 1, p. 1-13.
- Barcelos da Costa, Ailton ; D. M. Picharillo, Alessandra ; CHAMEL ELIAS, NASSIM . Aprendizagem Digital em Matemática para Estudantes com Cegueira: um olhar dos docentes e estudantes. In: Letícia Moreira Viesba; Rodolfo Magliari. (Org.). Papo de professores: práticas e reflexões na Matemática. 1ed.Santo André, São Paulo - Brasil: V&V Editora, 2023, v. 1, p. 11-20.
- MENDES, MARLON JOSE GAVLIK. Apresentação - Parte 2. In: Fátima Elisabeth Denari. (Org.). Educação Especial: reflexões entre o dizer e o fazer. Vol. 3.. 1ed.São Carlos - SP: : Pedro & João Editores, 2023, v. 3, p. 95-97.
- BRAZ, P. P.. AS MARCAS PRESENTES NA VIDA DA PESSOA EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA: IDENTIFICAÇÃO DE ESTIGMAS POR MEIO DA HISTÓRIA DE VIDA. In: Fátima Denari. (Org.). Educação Especial: reflexões entre o dizer e o fazer. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2023, v. 3, p. 109-124.
- FERRAZ, MARIANA ; Mayra Pedro, Ketilin . Audiobook como estratégia para estimular a leitura de estudantes com e sem dislexia: informativo e orientações para professores. In: Julio Cesar Ferreira dos Passos; Claudinei Zagui Pareschi; Luciana Maraia. (Org.). Tecnologias Educacionais: Visões estratégicas para uma educação inovadora. 1ed.Santo André: V&V Editora, 2023, v. , p. 161-175.
- COSTA, O. S.; LACERDA, C. B. F. de . Caracterização do uso e produção de vídeos por professores de uma rede municipal de ensino no interior de São Paulo. In: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Lara Ferreira dos Santos, Luiz Renato Martins da Rocha. (Org.). Educação bilíngue de surdos e educação especial: avaliação e prática. 1ed.São Carlos: EDESP ? Editora de Educação e Acessibilidade da UFSCar, 2023, v. 1, p. 119-137.
- Gatti, Melina Radaelli ; MUNSTER, Mey de Abreu van . Coensino e sua implementação nas aulas de Educação Física. In: Mey de Abreu van Munster. (Org.). Educação física e esportes adaptados: programas de ensino e subsídios para a inclusão. 1ed.Santana de Parnaíba: Manole, 2023, v. 1, p. 49-69.
- SILVA, J C G; FERREIRA, S. C. G. S. . CONDIÇÕES DE TRABALHO DE DOCENTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: REVISÃO SISTEMÁTICA. In: Rosimeire Maria Orlando; Clarissa Galvão Bengtson. (Org.). A EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO ESPAÇO DE DIREITO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. 1ed.Carlos: De Castro : EDESP-UFSCAR, 2023, v. 01, p. 27-42.
- DELBONE, A. G. ; CABRAL, LEONARDO SANTOS AMÂNCIO . Construindo pontes: extensão universitária e acessibilidade na UFSCar. 1. ed. São Carlos-SP: EDESP, 2023. v. 1. 53p .
- Oliveira, Patricia Santos ; MUNSTER, Mey de Abreu van . Consultoria colaborativa em Educação Física: sugestões e estratégias para implementação. In: Mey de Abreu van Munster. (Org.). Educação física e esportes adaptados: programas de ensino e subsídios para a inclusão. 1ed.Santana de Parnaíba: Manole, 2023, v. 1, p. 34-48.
- COSTA, J. D. V.; SILVA, M. A. B. ; PEDROSO, C. C. A. ; MENDES, E. G. . Construindo "nós": uma escola alicerçada nos princípios colaborativos e inclusivos. In: Enicéia Mendes e colaboradores. (Org.). Práticas inclusivas inovadoras no contexto da classe comum dos especialismos às abordagens universalistas. 01ed.: , 2023, v. , p. 40-63.
- CONCEIÇÃO, B. S.. Da criação dos discursos aos regimes de verdade: uma conversa entre pai e filha. In: José Raimundo Rodrigues; Vanessa Regina de Oliveira Martins; Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado. (Org.). Análise do discurso, história e subjetividade em Foucault. 1ed.São Carlos: EDESP, 2023, v. 1, p. 1-213.
- SILVA. C. D. B.; ARAUJO, M. C. L. S. ; DENARI, F. E. . DEFINIÇÕES SOBRE DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. In: Fátima Denari. (Org.). Educação Especial: reflexões entre o dizer e o fazer. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v. 3, p. 231-235.
- IRIARTE, A. C. S. ; TREVISAN, S. F. ; MARTINS, V. R. O. . Desdobramentos sociais do estigma de incapacidade à pessoa surda: análises na esfera da saúde. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Tessituras da Educação Especial na perspectiva inclusiva. 1ed.São Carlos: EDESP-UFSCar, 2023, v. 1, p. 79-99
- ROMANO, S. ; ZERBATO, A. P. ; MENDES, E. G. . Desenho Universal para a Aprendizagem: uma proposta..múltiplos caminhos. In: Enicéia Gonçalves Mendes e Colaboradores. (Org.). Práticas inclusivas inovadoras no contexto da classe comum: dos especialismos às abordagens universalistas. 1ed.Campos dos Goytacazes: Encontrografia, 2023, v. 1, p. 100-124.
- MENDES, ENICÉIA G. . Didática, Formação de Professores e Educação Especial: Implicações das Políticas Públicas Baseadas no Sistema de Suporte Multicamadas. In: Andréa Maturano Longarezi, Geovana Ferreira Melo, Priscilla de Andrade Silva Ximenes (Orgs.). (Org.). DIDÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POLÍTICAS PÚBLICAS. 1ed.Jundiaí-SP: Paco Editora., 2023, v. 3, p. 235-256.
- SILVA, D. M. V. C.; LIRA, D. O. . DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS DE PESSOAS COM E SEM DEFICIÊNCIA: HÁ DISTINÇÃO?. In: Denari, F.. (Org.). Educação Especial: Reflexões entre o dizer e o saber. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v. 3, p. 15-29.
- PEREIRA, J. D.S. ; RANGNI, R.A . Dupla excepcionalidade: história e definição. In: Damião da Silva; Olzeni Ribeiro. (Org.). Educação Inclusiva:altas habilidades ou superdotação: identificação e atendimento educacional especializado. 1ed.Bagé: Estúdio Brio, 2023, v. 4, p. 1-130.
- SOUZA, C. T. R.; LACERDA, C. B. F. . Educação Bilíngue de Surdos: tensões no campo da educação especial. In: ANDRESSA SANTOS RABELO; BÁRBARA AMARAL MARTINS; DÉCIO NASCIMENTO GUIMARÃES. (Org.). POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM PERSPECTIVA INCLUSIVA. 1ed.RIO DE JANEIRO: ENCONTROGRAFIA EDITORA, 2023, v. , p. 224-236.
- Ferreira, Elizângela Fernandes ; MUNSTER, Mey de Abreu van . Educação Física e pessoas com deficiência intelectual: foco nas habilidades sociais. In: Mey de Abreu van Munster. (Org.). Educação física e esportes adaptados: programas de ensino e subsídios para a inclusão. 1ed.Santana de Parnaíba: Manole, 2023, v. 1, p. 148-171.
- Bianconi, Elizabeth de Cássia ; MUNSTER, Mey de Abreu van . Educação Física para jovens e adultos com deficiência intelectual: ênfase em aspectos psicomotores. In: Mey de Abreu van Munster. (Org.). Educação física e esportes adaptados: programas de ensino e subsídios para a inclusão. 1ed.Santana de Parnaíba: Manole, 2023, v. 1, p. 129-147.
- THEODORO, H. C. S.. Educação Sexual e Deficiência Visual - Um levantamento de pesquisas nacionais. In: Fátima Denari. (Org.). Educação Especial - Reflexões entre o dizer e o fazer. 01ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v. 03, p. 141-168.
- SCHMIDT, Millena ; RAIOL, Josivan João Monteiro ; ARAUJO, M.C.L.S. . Educação Superior e Pessoa com Deficiência: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. In: Rosimeire Maria Orlando; Clarissa Galvão Bengtson; Org.. (Org.). A EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO ESPAÇO DE DIREITO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. 1ed.São Carlos: De Castro: EDESP-UFSCAR, 2023, v. , p. 39-54.
- MENDES, E. G. ; VILARONGA, C.A.R.; ZERBATO, A. P. . Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. 1. ed. São Carlos: Edufscar, 2014. v. 1. 160p .
- DAROQUE, S. C.. Ensino de ciências para surdos: o que deve ser compreendido?. In: NATALY CARVALHO LOPES; ANSELMO JOÃO CALZOLARI NETO. (Org.). Pronúncias na educação em ciências e matemática. 1ed.São Carlos: EDUFSCar, 2023, v. 1, p. 7-191.
- MARTINS, VANESSA REGINA DE OLIVEIRA. Estágio Supervisionado III : contextos educativos e práticas de ensino colaborativas em Educação Especial. 1. ed. São Carlos: EDESP-UFSCar, 2023. v. 1. 39p .
- SILVA, Silvana Maria Moura da; COSTA, M. P. R. ; PÉREZRAMOS, Aidyl Macedo de Queiroz . ESTIMULAÇÃO PRECOCE NA FAMÍLIA: adaptações e sugestões de brinquedos às crianças com deficiência visual nos primeiros anos de vida. In: / Juracy Machado Pacífico; Jussara Santos Pimenta; Ana Valéria de Figueiredo. (Org.). Brinquedotecas: porque brincar, aprender e se desenvolver é preciso. 1ed.Mato Grosso: UNEMAT, 2023, v. , p. 70-99.
- CRUZ, E.C.; PIAIA, T. M. ; LIMA, A. C. D. M. . Estudantes com deficiência em instituições de educação superior brasileiras e ações afirmativas: uma revisão da literatura. In: Rosimeire Maria Orlando; Clarissa Galvão Bengtson. (Org.). A educação superior como espaço de direito da pessoa com deficiência. 1ed.São Carlos: De Castro: EDESP/UFSCAR, 2023, v. 1, p. 71-82.
- MARTINS, V. R. O.. Forças do novo ou entrada da diferença nos três movimentos agenciados pela obra: Escrita-potência; Escrita-ação e ?Re-inscrição?. Itapiranga, 2023.
- DONG, P.B.M.; COSTA, C. S. L . Formação inicial de professores: análise do repertório de habilidades sociais educativas em alunos de licenciaturas para uma educação inclusiva. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Gonçalves Garcia; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Tessituras da Educação Especial na perspectiva inclusiva/. 1a.ed.São Carlos: EDESP/UFSCar, 2023, v. 1, p. 11-26.
- MONTES, K. F.; SELARIM, L. L. . Formação no curso de licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos: opinião de egressas. In: Fátima Denari. (Org.). Educação Especial: reflexões entre o dizer e o fazer. 3ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2023, v. 3, p. 47-63.
- COSTA, J. D. V.; MENDES, E. G. . Fundamentos e pressupostos do Sistema de Suporte Multicamada: a cada aluno o suporte necessário. In: Enicéia Mendes e colaboradores. (Org.). Práticas inclusivas inovadoras no contexto da classe comum dos especialismos ás abordagens universalistas. 01ed.: , 2023, v. , p. 64-81.
- MARTINS, VANESSA REGINA DE OLIVEIRA. Gestão educacional: estruturação das ações administrativas e pedagógicas em educação especial. 1. ed. São Carlos: EDESP-UFSCar, 2023. v. 1. 37p .
- PAES, L. C. ; GONÇALVES, A. G. ; PEDRINO, M. C. . Habilidades comunicativas de pacientes com Paralisia Cerebral sem oralidade de um hospital de retaguarda. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Tessituras da Educação Especial na perspectiva inclusiva. 1ed.São Carlos-SP: EDESP (Editora de Educação e Acessibilidade da UFSCar), 2023, v. 1, p. 101-119.
- Melo, Flávio Anderson Pedrosa ; Oliveira, Ana Carolina Santana de ; MUNSTER, Mey de Abreu van . Handebol em cadeira de rodas: alternativas para programação de ensino na modalidade. In: Mey de Abreu van Munster. (Org.). Educação física e esportes adaptados: programas de ensino e subsídios para a inclusão. 1ed.Santana de Parnaíba: Manole, 2023, v. 1, p. 246-260.
- VIEIRA, G. C. ; MENDES, MARLON JOSE GAVLIK . Implicações dos preconceitos na escolarização de discentes com Síndrome de Down. In: Fatima Elisabeth Denari. (Org.). Educação Especial: reflexões entre o dizer e o fazer. Vol. 3.. 1ed.São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2023, v. 3, p. 209-218.
- NASCIMENTO, G. S. X.. Importa ser surdo quando a surdez não é o que importa?. In: José Raimundo Rodrigues, Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, Vanessa Regina de Oliveira Martins. (Org.). Análise do discurso, história e subjetividade em Foucault: relações de saber/poder e a contraconduta como ativismo e resistência. 1ed.São Carlos: Edesp - UFSCar, 2023, v. 1, p. 105-114.
- Melo, Flávio Anderson Pedrosa ; MUNSTER, Mey de Abreu van . Iniciação esportiva em cadeira de rodas para crianças com deficiência física. In: Mey de Abreu van Munster. (Org.). Educação física e esportes adaptados: programas de ensino e subsídios para a inclusão. 1ed.Santana de Parnaíba: Manole, 2023, v. 1, p. 197-217.
- BORGES, W. F.; MENDES, E. G. . Introdução de aplicativos e dispositivos móveis na escolarização de alunos com baixa visão no sudeste goiano. In: Carla R. Da Ré A.; Fernando C. Ferreira; Luiz P. da S. Braga (org.). (Org.). Conectando Conhecimentos: textos referentes às palestras e trabalhos apresentados nas edições do X a XII Seminário. 1ed.Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2023, v. 1, p. 34-47.
- SILVA, L. H. T. ; PICHARILLO, A. D. M. ; NEGRI, L. M. . LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA: ANÁLISE DOCUMENTAL DA ATUAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL E DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FRENTE A PANDEMIA DA COVID-19. In: ROSIMEIRE MARIA ORLANDO; CLARISSA GALVÃO BENGTSON. (Org.). A EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO ESPAÇO DE DIREITO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. 1ed.SÃO CARLOS: DE CASTRO, 2023, v. 1, p. 15-24.
- RIBELA, Leandro ; PEREIRA, Taylor Brian Lavinscky ; MUNSTER, MEY DE ABREU VAN . Modalidades paralímpicas de inverno: iniciação ao Para Ski Cross-Country. In: Ciro Winckler. (Org.). Pedagogiadoparadesporto. 1ed.Santos: Editora do Autor, 2023, v. 1, p. 369-403.
- DIAS, W. P. S.. Mulher pesquisadora em tempos de pandemia. In: José Raimundo Rodrigues; Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado; Vanessa Regina de Oliveira Martins. (Org.). Análise do discurso, história e subjetividade em Foucault: relações de poder/saber e a contraconduta como ativismo e resistência. 1ed.São Carlos: EDESP, 2023, v. , p. 81-.
- Braz, Aline Basso ; MUNSTER, Mey de Abreu van . Natação para bebês com deficiências. In: Mey de Abreu van Munster. (Org.). Educação física e esportes adaptados: programas de ensino e subsídios para a inclusão. 1ed.Santana de Parnaíba: Manole, 2023, v. 1, p. 106-128.
- FERRAZ, M. ; PEDRO, KETILIN MAYRA . O uso do audiobook para estudante com dislexia: um estudo de caso. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Tessituras da Educação Especial na perspectiva inclusiva. 1ed.São Carlos: EDESP-UFSCar, 2023, v. 1, p. 121-138.
- PANTOJA, H. S. ; MENDES, MARLON JOSE GAVLIK . Os impactos da pandemia da covid-19 no processo de escolarização de crianças brasileiras diagnosticadas com autismo. In: Fatima Elisabeth Denari. (Org.). Educação Especial: reflexões entre o dizer e o fazer. Vol. 3.. 1ed.São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2023, v. 3, p. 65-78.
- PEDRO, KETILIN MAYRA; OGEDA, C. M. M. . Percepção de professores sobre a Educação Especial na perspectiva da Educação Integral. In: Adriana Alonso Pereira; Maewa Martina Gomes da Silva e Souza; Aline de Novaes Conceição. (Org.). Educação Integral: estudos e vivências no Brasil. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v. , p. 173-188.
- SILVA, M. C. L. ; MENDES, E. G. . Perspectivas do coensino como apoio a inclusão escolar nas classes comuns: uma revisão de literatura internacional. In: Clícia Tatiana Alberto Coelho; Victor André Pinheiro Cantuária; Raimundo Erundino Santos Diniz. (Org.). Ensinar, Pesquisar e Refletir: múltiplos olhares sobre a formação docente no Amapá.. 1ed.Macapá-AP: Universidade Federal do Amapá, 2023, v. 1, p. 39-49.
- MENDES, E. G. . Perspectivas e Desafios para a Política de Educação Especial no Brasil. In: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini. (Org.). CARTAS PARA O NOVO GOVERNO SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 1ed.São Pauilo: Cultura Acadêmica, 2023, v. 1, p. 60-65.
- SANTOS, J. R. ; VILARONGA, C. A. R. ; MENDES, E. G. . Planejamento Educacional Individualizado (PEI): O que é necessário saber sobre os dados pessoais do estudante. In: Juliane Dayrle Vasconcelos da Costa, Alessandra Daniele Messali Picharillo, Ana Elisa Millan, Elisângela Aparecida Silva Dias, Luísa Leôncio Monti, Melina Radaelli Gatti e Pollyana Ladeia Costa. (Org.). Anais do 1o Disseminando Saberes da Educação Especial: temas atuais, pesquisas e inovação.. 1ed.São Carlos: Editora De Castro, 2023, v. , p. 54-60.
- MUNSTER, Mey de Abreu van; Bacciotti, Patrícia d'Azeredo Orlando ; Pereira, Taylor Brian Lavinscky . Plano de Ensino Individualizado aplicado à Educação Física: indicadores para a inclusão. In: Mey de Abreu van Munster. (Org.). Educação física e esportes adaptados: programas de ensino e subsídios para a inclusão. 1ed.Santana de Parnaíba: Manole, 2023, v. 1, p. 19-33.
- Bueno, A. C. ; BRASELIANO, L. A. A. . Podemos conversar sobre sexualidade? Relato de experiência com estudantes da Educação de Jovens e Adultos com deficiência intelectual. In: Fátima Denari. (Org.). Educação Especial: reflexões entre o dizer e o fazer. 1ºed.: Pedro & João, 2023, v. 3, p. 1-255.
- LACERDA, C. B. F. ; RESENDE, A. A. C. . Possibilidade de avaliação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) de estudantes surdos no contexto da educação inclusiva bilíngue. In: C. B. F. Lacerda; L. F. Santos; L. R. M. Rocha. (Org.). Educação Bilíngue de Surdos e Educação Especial: Avaliação e Prática. 1ed.São Carlos/SP: Editora de Castro, 2023, v. 1, p. 55-80.
- DAROQUE, S. C.; LACERDA, C. B. F. . POSSIBILIDADES DE INSTRUÇÃO COMPARTILHADA ENTRE PROFESSORES E INTÉRPRETES EDUCACIONAIS NO ESPAÇO ESCOLAR. In: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda; Lara Ferreira dos Santos; Luiz Renato Martins da Rocha. (Org.). Educação bilíngue de surdos e educação especial: avaliação e prática. 1ed.São Carlos: De Castro, 2023, v. 1, p. 81-96.
- OLIVEIRA, M. T. J.; CAMPOS, J. A. P. P. . Potencialidades no ensino da Geografia para alunos públicoalvo da Educação Especial no Ensino Médio. Tessituras da Educação Especial na perspectiva inclusiva. 20ed.São Carlos: EDESP-UFSCar, 2023, v. 1, p. 27-45.
- COSTA, S. C. F. ; VASCONCELLOS, T. S. P. ; SILVA, L. H. T. ; ARAUJO ; SCHMIDT, M. ; ORLANDO, R. M. ; FERREIRA, S. C. G. S. ; PIAIA, T. M. ; SANTANA, C. M. . Pratica Pedagógica e Estudantes com Deficiência na Educação Superior Brasileira: Revisão Bibliográfica. In: Rosimeire Maria Orlando e Clarissa Galvão Bengtson. (Org.). A Educação Superior como Espaço de Direito da Pessoa com Deficiência. 1ed.São Carlos: De Castro:EDESP UFSCar, 2023, v. 1, p. 15-204.
- MARTINS, V. R. O.. Prefácio da obra: O devir-surdocego na inclusão escolar e as possíveis linhas de fuga nas políticas da Educação Especial. São Carlos, 2023.
- KAWASE, E. M. ; SANTOS, Lara Ferreira dos . Produção de vídeos e a formação de conceitos na educação de surdos. In: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda; Lara Ferreira dos Santos; Luiz Renato Martins da Rocha. (Org.). Educação Bilíngue de Surdos e educação Especial: Avaliação e prática. 1ed.São Carlos: EDESP - Editora de Educação e Acessibilidade da UFSCar, 2023, v. 1, p. 97-118.
- Rossi-Andrion, Patricia ; MUNSTER, Mey de Abreu van . Programa de dança educativa para pessoas com deficiência. In: Mey de Abreu van Munster. (Org.). Educação física e esportes adaptados: programas de ensino e subsídios para a inclusão. 1ed.Santana de Parnaíba: Manole, 2023, v. 1, p. 172-196.
- PEDRO, KETILIN MAYRA; OGEDA, C. M. M. . Reflexões sobre a liderança feminina de Dandara dos Palmares e suas interfaces educacionais. In: Carina Alexandra Rondini; Monica Abrantes Galindo. (Org.). MULHERES, NEGRAS, SUPERDOTADAS: Vidas de lutas e de glórias. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2023, v. 1, p. 135-152.
- COLOMBO, I. M.. Representatividade no cinema nacional: pessoas com deficiência. In: Fátima Elisabeth Denari. (Org.). Educação Especial: reflexões entre o dizer e o fazer. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v. 3, p. 39-46.
- Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira ; das Neves, Anderson Jonas ; POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON ; DAS GRAÇAS DE SOUZA, DEISY . Resources Needed to Expand the Program for Teaching Verbal Repertoires Toward Sentences. Contributions of Behavior Analysis to Reading and Writing Comprehension. 1aed.: Springer International Publishing, 2023, v. , p. 139-164.
- MONTI, L. L.. Reverberações ultraconservadoras. In: José Raimundo Rodrigues; Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado; Vanessa Regina de Oliveira Martins. (Org.). Análise do discurso, história e subjetividade em Foucault: relações de saber/poder e a contraconduta como ativismo e resistência. 1ed.São Carlos: EDESP-UFSCar, 2023, v. 1, p. 53-62.
- GIRKE, I. A. S. P.; FREITAS, G. A. . Sexualidade da pessoa com deficiência: estigma, tabus, educação e prevenção ao abuso. In: Fátima Denari. (Org.). Educação Especial: reflexões entre o dizer e o fazer. 1ed.São Carlos: Pedro e João editores, 2023, v. 3, p. 193-208.
- SILVA, B. P. ; PEDRO, KETILIN MAYRA . Superdotação e dupla excepcionalidade: contribuições da produção acadêmica nacional. In: Neiza de Lourdes Frederico Fumes; Elisangela Leal de Oliveira Mercado. (Org.). Diálogos sobre Educação Especial e Inclusão na atualidade. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v. 1, p. 131-154.
- LIMA, João Víctor de Araujo.; SANTOS, L. F. . SURDEZ E O MEDO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE ANSIEDADE À MATEMÁTICA DE ALUNOS SURDOS DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE SÃO PAULO. In: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda; Lara Ferreira dos Santos; Luiz Renato Martins da Rocha. (Org.). Educação bilíngue de surdos e educação especial: avaliação e prática. 1ed.São Carlos - SP: Editora De Castro | EDESP, 2023, v. , p. 139-157.
- Golfeto, Raquel Melo ; POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON . Teaching Irregular Words Through the Teaching Program Learning to Read and Write in Small Steps. Contributions of Behavior Analysis to Reading and Writing Comprehension. 1aed.: Springer International Publishing, 2023, v. , p. 95-119.
- POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON; de Freitas, Maria Clara ; Benitez, Priscila . Teaching Reading and Writing to People with Intellectual Disabilities and the ALEPP Teaching Program. Contributions of Behavior Analysis to Reading and Writing Comprehension. 1aed.: Springer International Publishing, 2023, v. , p. 191-209.
- de Melo, Raquel Maria ; de Albuquerque, Alessandra Rocha ; POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON ; DAS GRAÇAS DE SOUZA, DEISY . Teaching Relevant Prerequisites for Learning to Read and Write and Expanding the ALEPP Teaching Program. Contributions of Behavior Analysis to Reading and Writing Comprehension. 1aed.: Springer International Publishing, 2023, v. , p. 165-187.
- Quidim, Fernanda Gabriela ; MUNSTER, Mey de Abreu van . Tênis em cadeira de rodas: estratégias de ensino para a iniciação esportiva. In: Mey de Abreu van Munster. (Org.). Educação física e esportes adaptados: programas de ensino e subsídios para a inclusão. 1ed.Santana de Parnaíba: Manole, 2023, v. 1, p. 218-245.
- ELIAS, N. C. ; GONÇALVES, A. G. ; BENGTSON, C. G. ; PEDRINO, M. C. . Tessituras da Educação Especial na perspectiva inclusiva. 1. ed. São Carlos-SP: EDESP (Editora de Educação e Acessibilidade da UFSCar), 2023. v. 1. 145p .
- VALENTIM, N. A. ; DORCA, F. A. ; ASNIS, V. P. ; ELIAS, N. C. . The Artificial Intelligence as a Technological Resource in the Application of Tasks for the Development of Joint Attention in Children with Autism. In: Naldi, M.C.; Bianchi, R.A.C.. (Org.). Intelligent Systems. BRACIS 2023. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.Cham, Switzerland: Springer, 2023, v. 14195, p. 306-320.
- COSTA, P. L. ; LOURENÇO, G. F. ; MENDES, E. G. . Todas as mais altas funções cognitivas se originam de relações reais entre indivíduos: os benefícios da aprendizagem cooperativa. In: Enicéia Gonçalves Mendes. (Org.). Práticas inclusivas inovadoras no contexto da sala comum: dos especialismos às abordagens universalistas. 1ed.Campo dos Goyatacazes: Encontrografia Editora, 2023, v. 1, p. 125-143.
- SANTOS, T. B. ; COSTA, M. P. R. . Tutoria por pares nas aulas de Educação Fisica: um progtama de preparação de colegas tutores. In: Mey de Abreu van Munster. (Org.). Educação Física e Esportes Adaptados: programas de ensino e subsídios para a inclusão. 1ed.Santana do Parnaíba: Manole, 2023, v. 1, p. 70-86.
- VIEIRA, C. M. (Org.) ; CABRAL, LEONARDO SANTOS AMÂNCIO (Org.) . Uma identidade migrante (v.10). 1. ed. São Carlos-SP: EDESP-UFSCar, 2023. v. 10. 114p.