Livros - 2022

Livros publicados por docentes, discentes e egressos do PPGEEs no ano de 2022:

  • FILHO, M.A.T.V.F; COSTA, M. P. R. da. A equipe de enfermagem no atendimento ao surdo: desafios da Língua brasileira de sinais. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. v. 1. 192p.p.
  • COSTA, A. B. ; GIL, M. S. C. A. ; ELIAS, N. C. . Alfabetização Matemática para Crianças com Deficiência Visual - Um Protocolo de Avaliação. 1. ed. São Carlos-SP: EDESP - Editora de Educação e Acessibilidade da UFSCar, 2022. v. 1. 101p.
  • SANTIAGO, C. A. ; RANGNI, R.A . Altas habilidades em Liderança. Uma proposta para a escola.. 1. ed. São Paulo: Dialética, 2022. v. 1. 88p.
  • MARTINS, V. R. O.; BERTHO, J. C. . Arte e Educação : visualidade e práticas educativas de ensino para alunos surdos no Ensino Superior. 1. ed. São Carlos: : EDESP-UFSCar, 2022. v. 1. 37p.
  • OMOTE, S. (Org.) ; CABRAL, LEONARDO SANTOS AMÂNCIO (Org.) . Atitudes sociais em relação à inclusão (v.4). 1. ed. São Carlos-SP: EDESP-UFSCar, 2022. v. 1. 226p.
  • MENDES, E.G.; SANTOS, V. ; BRANCO, A.P.C. . Contextos de influência da política de Educação Especial no Brasil. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. v. 1. 145p .
  • PICHARILLO, A. D. M. ; ORLANDO, R.M. . Deficiência Intelectual : Educação Superior como direito social. 1. ed. São Carlos: EDESP-UFSCar, 2023. v. 1. 35p.
  • COSTA, C. S. L. ; PAULINO, V. C. . Deficiência Visual: contextos e práticas educacionais. 1. ed. São Carlos: EDESP-UFSCar, 2022.
  • OLIVEIRA, A. R. P. E. ; GONÇALVES, A. G. . Desenho universal para aprendizagem e formação continuada de professores de educação física: possibilidades e desafios. 1. ed. São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2022. v. 1. 116p.
  • OMOTE, S. (Org.) ; CABRAL, LEONARDO SANTOS AMÂNCIO (Org.) . Diversidade e Inclusão : um aparente desencontro (v.5). 1. ed. São Carlos-SP: EDESP-UFSCar, 2022. v. 1. 178p.
  • MARTINS, VANESSA REGINA DE OLIVEIRA. Diversidades, identidades e direitos humanos. 1. ed. São Carlos: EDESP-UFSCar, 2022. v. 1. 29p.
  • MARTINS, VANESSA REGINA DE OLIVEIRA. Educação especial no ensino fundamental : fundamentos políticos e práticas pedagógicas. 1. ed. São Carlos: EDESP- -UFSCar, 2023. v. 1. 47p .
  • Balog, L ; DOMENICONI, C. ; BENITEZ, P. ; GRACIA, M. . Ensino da linguagem oral no contexto familiar: uma ferramenta de avaliação. 1. ed. São Carlos: UFSCar, 2022. v. 1. 64p.
  • STOPA, P. C. ; COSTA, J.D.V. ; VILARONGA, C. A. R. ; MENDES, ENICÉIA G. ; PICCOLO, G. ; SANTOS, J.R. . Ensino e consultoria colaborativa: da teoria à prática. 1. ed. São Carlos: EDESP/UFSCAR, 2022. v. 1. 57p.
  • MARTINS, VANESSA REGINA DE OLIVEIRA. Estágio Supervisionado I : surdez, cegueira e surdocegueira. 1. ed. São Carlos: EDESP-UFSCar, 2022. v. 1. 86p.
  • MARTINS, VANESSA REGINA DE OLIVEIRA. Estágio Supervisionado II : contextos educativos e práticas de ensino colaborativas em educação especial. 1. ed. São Carlos: EDESP-UFSCar, 2022. v. 1. 29p.
  • MARTINS, VANESSA REGINA DE OLIVEIRA. Estágio Supervisionado III : contextos educativos e práticas de ensino colaborativas em Educação Especial. 1. ed. São Carlos: EDESP-UFSCar, 2023. v. 1. 39p.
  • OMOTE, S. (Org.) ; CABRAL, LEONARDO SANTOS AMÂNCIO (Org.) . Família e deficiência (v.3). 1. ed. São Carlos-SP: EDESP-UFSCar, 2022. v. 3. 164p.
  • OMOTE, S. (Org.) ; CABRAL, LEONARDO SANTOS AMÂNCIO (Org.) . Formação de Professores na Diversidade (v.6). 1. ed. São Carlos: EDESP-UFSCar, 2022. v. 6. 236p.
  • MARTINS, VANESSA REGINA DE OLIVEIRA. Gestão educacional: estruturação das ações administrativas e pedagógicas em educação especial. 1. ed. São Carlos: EDESP-UFSCar, 2023. v. 1. 37p.
  • VILARONGA, CARLA ARIELA RIOS; SANTOS, J. R. ; VOLANTE, D. P. GUIMARÃES, L. C. C. V. . Inclusão Escolar nos Institutos Federais brasileiros: serviços e possibilidades de atuação. 1. ed. São Carlos: Editora De Castro/ EDESP- UFSCar, 2022. 100p.
  • MORGADO, H. C. A. ; BENITEZ, PRISCILA ; DOMENICONI, CAMILA ; ROCHA, E. P. . Intervenção comportamental com a família no contexto da Educação Especial e Inclusiva. 1. ed. , 2022.
  • NICHOLS, G. ; MARTINS, V. R. O. . Introdução à Língua Brasileira de Sinais : Libras. 1. ed. São Carlos: EDESP-UFSCar, 2022. v. 1. 80p.
  • SOUZA, C. T. R.; LACERDA, C. B. F. . O desenvolvimento da linguagem escrita na perspectiva Histórico-Cultural e Discursiva. 01. ed. São Carlos: Edesp-UFSCAR, 2022. v. 01. 39p.
  • PAULINO, V. C.; COSTA, M. P. R. da . Mediação pedagógica para o aluno com cegueira: possibilidades do coensino e do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. 188p.
  • SANTOS, J.R. ; PICCOLO, G. ; VILARONGA, C.A.R. ; MENDES, E. G. . Planejamento Educacional Individualizado I: elaboração e avaliação. 1. ed. São Carlos: EDESP/UFSCAR, 2022. v. 1. 39p.
  • PICCOLO, G. M. ; SANTOS, J.R. ; MENDONÇA, T. J. B. ; VILARONGA, C.A.R. ; MENDES, ENICÉIA GONÇALVES . Planejamento Educacional Individualizado II : Intervenções. 1. ed. São Carlos: EDEESP, 2022. v. 1. 31p.
  • MENDES, E. G. ; SANTOS, V. ; SEBIN, B.R. . Politica de Educação Especial no Brasil: Análise da produção de textos de 2004 a 2019. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. v. 1. 125p.
  • BORGES, L. ; CIA, F. . Relação família e escola: Formação para professores pré-escolares de alunos público-alvo da Educação Especial. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. v. 1. 108p.
  • MARTINS, V. R. O.. Surdez e abordagem bilíngue : contextos e práticas educacionais. 1. ed. São Carlos: EDESP-UFSCar, 2022. v. 1. 60p.
  • PAULINO, V. C.; PEDRINO, M. C. ; PEREIRA, C. C. O. . Surdocegueira e Deficiência Múltipla : contextos e práticas educacionais. 1. ed. São Carlos: EDESP, 2022. 48p.
  • PICHARILLO, A. D. M. ; ORLANDO, R.M. . Teoria para o ensino de matemática. 1. ed. São Carlos: EDESP-UFSCar, 2022. v. 1. 47p.
  • ELIAS, N. C.; PAULINO, V. C. . Transtorno do Espectro do Autismo : contextos e práticas educacionais. 1. ed. São Carlos - SP: EDESP, 2022. v. 1. 62p.
  • PICHARILLO, A. D. M. ; ELIAS, N. C. . Transtorno do Espectro do Autismo : Especificidades e Educação. 1. ed. São Carlos/SP: EDESP, 2023. v. 1. 35p.