Capítulos - 2022

Capítulos de livros publicados por docentes, discentes e egressos do PPGEEs no ano de 2022:

  • TAÑO, BRUNA LIDIA; YAMASHIRO, J. A. . A Identidade trabalhadora impedida: ser mulher e mãe de uma criança com surdocegueira - Implicações da Diferença de Gênero no mundo do trabalho. In: Maria da Piedade Resende da Costa; Rosemeire de Araújo Rangni. (Org.). A Identidade trabalhadora impedida: ser mulher e mãe de uma criança com surdocegueira - Implicações da Diferença de Gênero no mundo do trabalho. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2015, v. , p. 101-125.
  • PAVÃO, R. C. A.; PAVAO, M. R. . A importância da Sala de Recursos Multifuncional para o ensino de Libras e Língua Portuguesa: um relato de experiência. In: Fátima Denari. (Org.). Educação Especial: teorias e práticas. 1ªed.São Carlos: Pedro e João editores, 2022, v. , p. 219-232.
  • COLOMBO, I. M.. A questão do cuidado sob o olhar de mulheres com deficiência: Podcast Narrando Utopias. In: Fátima Elisabeth Denari. (Org.). Educação Especial: teorias e práticas. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 1-298.
  • COSTA, P. L.. Acessibilidade e função educativa dos museus. In: DENARI, Fátima. (Org.). Educação Especial: teorias e práticas. 1ed.São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 1-296.
  • COSTA, S. C. F.; PICHARILLO, A. D. M. . A Acessibilidade em ambiente universitário na perspectiva de uma aluna surda. Desdobramentos da política educacional com enfoque na Educação Especial.. 1ed.São Carlos: De Castro e EDESP, 2022, v. 1, p. 9-81.
  • ORLANDO, R.M.. Desdobramentos da política educacional com enfoque na educação especial. 1. ed. São Carlos: De Castro : EDESP-UFSCAR, 2022. v. 1. 107p.
  • AZEVEDO, R. ; PEDRINO, M. C. ; GONÇALVES, A. G. . Atendimento educacional em hospital de um município do interior paulista: opinião de profissionais, crianças e acompanhantes. In: Adriana Garcia Gonçalves; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Atendimento ao estudante em contexto hospitalar ou domiciliar: relatos de pesquisa. 1ed.São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 11-30.
  • COIMBRA, M. B. B.; DIAS, D. G. R. . Avaliação escolar adequada para estudantes surdos: caminhos possíveis para promover um ambiente inclusivo. In: Fátima Denari. (Org.). Educação Especial: teorias e práticas. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores., 2022, v. 1, p. 59-76.
  • PAULINO, V. C.. Caracterização, comunicação e o letramento dos estudantes surdocegos. In: Adriana Garcia Gonçalves; Fabiana Cia Juliana Ap. de Paula P. Campos. (Org.). LETRAMENTO PARA O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA. 1ed.São Carlos- SP: Edufscar, 2018, v. 1, p. 1-1.
  • SANTINI, G. J.; D?ORAZIO, L. F. B. . Certificação em análise do comportamento: análises e implicações. In: Fátima Denari. (Org.). Educação Especial: teorias e práticas. 185ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 13-296.
  • ORLANDO, R.M.; ALVES, S. P. F. ; PAULINO, V. C. . DECLARAÇÃO DE SALAMANCA E REDUÇÃO NOS CUSTOS EM EDUCAÇÃO PARA PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO. In: Rosimeire Maria Orlando. (Org.). Desdobramentos da política educacional com enfoque na educação especial. 1ed.São Carlos: De Castro : EDESP-UFSCAR, 2022, v. 1, p. 1-107.
  • BONFIM, T. C.; IRIARTE, A. C. S. ; GIRKE, I. A. . Desafios da tradução de histórias infantis da Libras para a Língua Portuguesa oral: brincando com a prosódia.. In: In: Vanessa Regina de Oliveira Martins; Regina Célia Torres; Guilherme Nichols. (Org.).. (Org.). #CasaLibras ? Educação de surdos, Libras e infância: ações de resistências educativas na pandemia da Covid-19.. 1ªed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 237-267.
  • BASSO-BRAZ, A.; PAVAO, M. R. . Diálogo e parceria entre os professores do AEE e de EF: propostas para auxiliar na inclusão escolar dos estudantes público-alvo da Educação Especial.. In: Fátima Denari. (Org.). Educação Especial: teorias e práticas. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 121-139.
  • BONFIM, T. C.. Diferença surda e estigma: como diferenciar no contexto educacional?. In: Fátima Denari. (Org.). Diferença surda e estigma: como diferenciar no contexto educacional?. 1ed.São Carlos: Pedro &João Editores, 2022, v. 1, p. 77-96.
  • FORNARI, RODRIGO VECCHIO. Edição audiovisual como elemento articulador da produção de sentido em Libras: #CasaLibras em ação. In: Vanessa Regina de Oliveira Martins; Regina Célia Torres; Guilherme Nichols. (Org.). #CasaLibras Educação de surdos, Libras e infância: ações de resistências educativas na pandemia da Covid-19. 1ed.: Pedro&João Editores, 2022, v. 1, p. 271-287.
  • NOGUEIRA, A. M. A.. Educação Especial em perspectiva: desafios da inclusão. In: Fátima Denari. (Org.). Educação Especial: teorias e práticas. 01ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 01, p. 013-296.
  • FRANÇA, A.. Educação presencial e à distância: apontamentos sobre a formação de professores em Educação Especial. In: Fátima Denari. (Org.). Educação Especial: teorias e práticas. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2022, v. 1, p. 263-278.
  • GOUVEIA; Monteiro Raiol, Josivan João . Formação de professores e a escolarização do estudante com deficiência: análise da política de formação durante os anos de 2011 a 2022. In: Rosimeire Maria Orlando. (Org.). Desdobramentos da politíca Educacional com enfoque na Educação Especial. 1ed.São Carlos: De Castro, 2022, v. 1, p. 51-56.
  • GONÇALVES, A. G.; CIA, F. ; CAMPOS, J. A. P. P. . Formação de professores para inclusão escolar: perfil de cursistas de um curso de aperfeiçoamento em letramento para o estudante com deficiência. In: Adriana Garcia Gonçalves; Fabiana Cia; Juliane Ap. de Paula P. Campos. (Org.). Letramento para o estudante com deficiência. 1ed.São Carlos-SP: Editorando, 2022, v. 1, p. 11-28.
  • GARCIA, R. V. B.; APORTA, ANA PAULA ; GUIMARAES, A. C. I. ; XAUD, D. B. . Inclusão e formação de profissionais para atuarem com crianças dentro do espectro autista. In: Fátima Denari. (Org.). Educação Especial: Teorias e Práticas. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2022, v. 1, p. 1-296.
  • COSTA, S. C. F.. Inquietações e anseios sobre corpos 'deficientes". In: Fatima Denari. (Org.). Educação Especial: teorias e práticas. 1ed.São Carlos: EDESP-UFSCar, 2022, v. 1, p. 7-.
  • Buzetti, Miryan Cristina; BARBOSA, R. . Intervenção pedagógica inclusiva: reflexões a partir do desenho universal e modelo de resposta à intervenção. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Práticas pedagógicas e formação profissional para Inclusão escolar. 1ed.São Carlos: Editora de Educação e Acessibilidade da UFSCar, 2022, v. 1, p. 59-71.
  • COSTA, C. S. L. Letramento para estudantes cegos e com baixa visão. In: Adriana Garcia Gonçalves, Fabiana Cia, Juliane Aparecida de Paula Perez Campos. (Org.). Letramento para o estudante com deficiência. 1ed.São Carlos: Editorando, 2022, v. 1, p. 1-165.
  • LOURENÇO, G. F.. Letramento para estudantes com deficiência física. In: Adriana Garcia Gonçalves; Fabiana Cia; Juliana Aparecida de Paula P. Campos. (Org.). Letramento para o estudante com deficiência. 1ed.São Carlos: Editorando, 2022, v. 1, p. 77-97.
  • GALVANI, M. D.; MENDES, M. T. S. . Letramento para estudantes com deficiência intelectual. In: Adriana Garcia Gonçalves; Fabiana Cia; Juliane Aparecida de Paula Perez Campos. (Org.). LETRAMENTO PARA O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA. 1ed.São Carlos: EDESP-UFSCar, 2022, v. 1, p. 139-159.
  • SANTOS, K. S.; EVARISTO, F. L. . Mapeamento da Produção Científico sobre surdocegueira no Brasil. In: Maria da Piedade Resende da Costa, Rosemeire de Araújo Rangni. (Org.). Surdocegueira: Estudos e Reflexões. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. , p. 11-36.
  • MOREIRA, D. C. ; GONÇALVES, A. G. ; PEDRINO, M. C. . Noção temporal e perspectiva de futuro de crianças hospitalizadas. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Práticas pedagógicas e formação profissional para a inclusão escolar. 1ed.São Carlos: EDESP-UFSCar, 2022, v. 1, p. 161-175.
  • COSTA, G. F. ; SALDANHA, Luciléia Bechmann . ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO ESTADO BRASILEIRO: UMA BREVE INTRODUÇÃO. In: ROSIMEIRE MARIA ORLANDO. (Org.). DESDOBRAMENTOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 1ed.SÃO CARLOS: DE CASTRO, 2022, v. 1, p. 17-22.
  • MACALLI, A. C. ; PIAIA, T. M. ; BECHMANN, L. . Os indicadores educacionais para além de dados estatísticos. In: Rosimeire Maria Orlando; Clarissa Galvão Bengtson. (Org.). Desdobramentos da política educacional com enfoque na educação especial. 1ed.São Carlos: De Castro: EDESP/UFSCAR, 2022, v. 1, p. 81-90.
  • LIMA, A. C. D. M. ; NEGRI, L. M. . PANDEMIA DA COVID-19 E O ENSINO NÃO PRESENCIAL NO BRASIL: A ESCOLHA DE UM CAMINHO TORTUROSO. In: ROSIMEIRE MARIA ORLANDO. (Org.). DESDOBRAMENTOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 1ed.SÃO CARLOS: EDITORA DE CASTRO, 2022, v. 1, p. 59-80.
  • ROSSINI, M. G. ; GONÇALVES, A. G. ; PEDRINO, M. C. . Perspectivas de profissionais de um Hospital de Retaguarda acerca do Atendimento Pedagógico Hospitalar. In: Adriana Garcia Gonçalves; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Atendimento ao estudante em contexto hospitalar ou domiciliar: relatos de pesquisa. 1ed.São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 31-48.
  • FERRINHO, A. B. ; SILVA, F. L. . Reflexões sobre o processo de inclusão escolar do aluno com Altas Habilidades/Superdotação no contexto brasileiro. In: Fátima Denari. (Org.). EDUCAÇÃO ESPECIAL: teorias e práticas. 1ed.São Carlos: Pedro&João Editores, 2022, v. , p. 209-218.
  • CAMPESAN, P. C. ; GONÇALVES, A. G. . Tecnologias de comunicação e informação (tics) e Tecnologia Assistiva no atendimento pedagógico-educacional hospitalar. In: Adriana Garcia Gonçalves; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Atendimento ao estudante em contexto hospitalar ou domiciliar: relatos de pesquisa. 1ed.São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 69-86.
  • ELIAS, N. C.. Transtorno do espectro do autismo e intervenções comportamentais. In: Adriana Garcia Gonçalves; Fabiana Cia; Juliane Ap. de Paula P. Campos. (Org.). LETRAMENTO PARA O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA. 1ed.São Carlos: EdUFSCar ? Editora da Universidade Federal de São Carlos, 2022, v. 1, p. 101-116.
  • DIAS, W. P. S.; COIMBRA, M. B. B. . Vivências da pessoa surda em tela: uma análise discursiva da série Crisálida. In: Fátima Denari. (Org.). Educação Especial: teorias e práticas. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 233-251.
  • BRAZ, P. P. ; RANGNI, R.A . A INTERFACE FAMÍLIA E ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS. In: CASTRO, P. A et al.. (Org.). Conedu - Escolas em tempos de conexoes. 1ed.Campina Grande: Realize Eventos Científicos e Editora Ltda., 2022, v. 1, p. 726-745.
  • BRAZ, P. P ; RANGNI, R.A . A visão parental a respeito das altas habilidades ou superdotação: norteando a prática docente.. In: Paula Almeida de Castro; Ezer Wellington Gomes Lima. (Org.). Educação Especial. 1ed.Campina Grande: Realize Editora, 2022, v. 1, p. 581-604.
  • SANTOS, K. S. ; MENDES, ENICÉIA G. . Abordagem do ensino diferenciado: articulação entre conceitos e práticas. In: Nassim Chamel Elias, Adriana Garcia Gonçalves, Clarissa Bengtson ... [et al.]. -. (Org.). Práticas pedagógicas e formação profissional para a inclusão escolar. 1ed.São Carlos: ENICEIA, 2022, v. 1, p. 47-58.
  • COSTA, A. B. ; PICHARILLO, A. D. M. ; ELIAS, N. C. . ACESSIBILIDADE A GRÁFICOS EM TEXTOS DE MATEMÁTICA PARA PESSOAS COM CEGUEIRA. In: Paula Almeida de Castro; Gessika Cecilia Carvalho da Silva; Alex Vieira da Silva; Givanildo da Silva; Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti. (Org.). Escola em tempos de conexões. 1ed.Campina Grande: Realize editora, 2022, v. 1, p. 1373-1389.
  • COSTA, A. B. ; PICHARILLO, A. D. M. ; ELIAS, N. C. . Acessibilidade aos livros didáticos: possibilidades e limites da matemática braille. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Práticas pedagógicas e formação profissional para Inclusão escolar. 1ed.São Carlos/SP: EDESP-UFSCar, 2022, v. 1, p. 131-146.
  • COSTA, A. B. ; PICHARILLO, A. D. M. ; ELIAS, N. C. . ACESSIBILIDADE NA AULA DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM CEGUEIRA: PANORAMA ATUAL. In: Paula Almeida de Castro; Ezer Wellington Gomes Lima. (Org.). Educação especial. 1ed.Campina Grande-PB: REALIZE EVENTOS CIENTÍFICOS & EDITORA LTDA, 2022, v. 1, p. 151-169.
  • MARTINEZ, L. B. A. ; LOURENÇO, G. F. . Apontamentos sobre Tecnologia Assistiva (TA) para a Prática da Terapia Ocupacional na Infância. In: Mirela de Oliveira Figueiredo. (Org.). Terapia ocupacional no ciclo de vida da infância: histórico, proposições atuais e perspectivas futuras. 1ed.São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2022, v. 1, p. 81-95.
  • ZIOTTI, M. C. ; GONÇALVES, A. G. . Atendimento Pedagógico Domiciliar em casas de apoio para alunos em tratamento de saúde. In: Adriana Garcia Gonçalves; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Atendimento ao estudante em contexto hospitalar ou domiciliar: relatos de pesquisa. 1ed.São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 49-68.
  • IRIARTE, A. C. S. ; MARTINS, V. R. O. . Atuação do intérprete educacional: interfaces entre os campos da educação e do discurso. In: Neiva de Aquino Albres; Carlos Henrique Rodrigues; Vinícius Nascimento. (Org.). Estudos da Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais: Contextos profissionais, formativos e políticos. 1ed.Florianópolis/SC: Insular, 2022, v. 1, p. 76-105.
  • LUCCA, E. ; MARTINS, V. R. O. . Cenário da profissionalização e a formação de tradutores e intérpretes de Libras/Língua Portuguesa no Brasil. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Práticas pedagógicas e formação profissional para Inclusão escolar. 1ed.São Carlos: Vanessa Regina de Oliveira, 2022, v. 1, p. 27-46.
  • SPINAZOLA, C. C. ; CIA, F. . Comparação entre variáveis familiares: perspectivas de mães de crianças com síndrome de Down e autismo. In: Fabiana Cia; Aline Maira da Silva. (Org.). Relação família e escola: Pesquisas em Educação Especial. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 11-33.
  • MORALLES, A. ; LOURENÇO, G. F. . Considerações acerca de dispositivos alternativos para a escrita por alunos com paralisia cerebral. In: Aline Maira da Silva; Morgana de Fátima Agostini Martins. (Org.). Educação Especial: cenários, perspectivas e práticas.. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 15-32.
  • MONTES, K.F. ; CIA, FABIANA ; SPINAZOLA, C. C. . Crianças com síndrome de Down: Relação família e escola. In: Fabiana Cia; Aline Maira da Silva. (Org.). Relação família e escola: Pesquisas em Educação Especial. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 55-72.
  • RODRIGUES, G. E. ; ELIAS, N. C. . Desenvolvimento de ferramenta informatizada para avaliação de itens de preferência. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Práticas pedagógicas e formação profissional para a inclusão escolar. 1ed.São Carlos - SP: EDESP, 2022, v. 1, p. 147-160.
  • Daroque, S C ; LACERDA, C. B. F. de . EDUCAÇÃO DE SURDOS E NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES. In: Eduardo José Manzini Aila Narene Dahwache Criado Rocha. (Org.). Temas recorrentes em pesquisa em educação especial. 1ed.Goiânia: Editora Sobama, 2022, v. 1, p. 73-88.
  • PACCO, A. F. R. ; GONÇALVES, A. G. . Elementos de ações de reflexão e colaboração de um curso de formação continuada sobre o atendimento escolar hospitalar. In: Adriana Garcia Gonçalves; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Atendimento ao estudante em contexto hospitalar ou domiciliar: relatos de pesquisa. 1ed.São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 87-100.
  • GUIMARAES, L. C. C. V. ; SANTOS, J. R. ; VILARONGA, CARLA ARIELA RIOS . Formação e atuação do professor de educação especial nos institutos federais. In: Patricia de Oliveira; Eliane Mahl. (Org.). O atendimento educacional especializado nos Institutos Federais: relatos de experiência (epub). 1ed.Jundiai: Paco Editorial, 2021, v. 1, p. 59-84.
  • PEDRINO, M. C. ; GONÇALVES, A. G. . Identificação de estudantes com doença crônica e/ou deficiência com comorbidade em documentos oficiais. In: Eduardo José Manzini; Aila Narene Dahwache Criado Rocha. (Org.). Temas recorrentes em pesquisa em educação especial. 1ed.Goiânia-GO: Sobama, 2022, v. 1, p. 89-110.
  • SILVA, M. F. ; MACHADO, P. R. G. ; COSTA, A. B. ; GALVANI, M. D. . Inclusão de Pessoas com Autismo no Ensino Superior. In: Rúbia Kátia Azevedo Montenegro. (Org.). Educação e linguagens: ensino, formação e discursos. 1ed.Campina Grande: Editora Amplla, 2022, v. , p. 381-394.
  • SIMOES, K. C. R. ; SILVA, Silvana Maria Moura da ; COSTA, M. P. R. . Infância silenciada e suas vozes: imopactos da hospitalização e hemodiálise à escolarização da crianças com insuficiência renal crônoca. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2022. v. 1. 204p.
  • SANTANA. L.L.S. ; CIA, F. ; SPINAZOLA, C. C. . Informações sobre as escolas: Entrevistas com as mães de crianças com autismo. In: Fabiana Cia; Aline Maira da Silva. (Org.). Relação família e escola: Pesquisas em Educação Especial. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 35-54.
  • GONÇALVES, A. G.; BENGTSON, C. G. ; PEDRINO, M. C. ; ELIAS, N. C. ; ORLANDO, R. M. . Interações livres entre participantes de um curso de aperfeiçoamento em alfabetização para estudantes com deficiência na modalidade a distância. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Práticas pedagógicas e formação profissional para a inclusão escolar. 1ed.São Carlos: EDESP-UFSCar, 2022, v. 1, p. 7-25.
  • LOURENÇO, G. F.; ROCHA, A. N. D. C. . Interfaces da terapia ocupacional e da educação especial na atuação com comunicação suplementar e alternativa. In: Eduardo Jose Manzini; Aila Narene Dahwache Criado Rocha. (Org.). Temas recorrentes em pesquisa em educação especial. 1ed.Goiania: SOBAMA, 2022, v. 1, p. 29-54.
  • SANTOS, K. S. ; MENDES, E. G. ; LACERDA, C. B. F. . Interrogativas às famílias nas pesquisas sobre a política de inclusão escolar. In: Aline Maira da Silva; Morgana de Fátima Agostini Martins [Orgs.]. (Org.). Educação Especial: cenários, perspectivas e práticas.. 1ed.São Carlos: : Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 117-136.
  • Cordeiro, S. A. ; Barroso, Adriana ; LACERDA, CRISTINA BROGLIA FEITOSA . Libras como sistema de comunicação alternativa: o caso de uma criança com dispraxia verbal. In: Rosemeire Orlando e Clarissa Bengtson. (Org.). (Des)mitos da Educação Especial. 1ed.São Carlos: EDESP/UFSCar, 2022, v. 1, p. 129-150.
  • LEITE, GRACILIANA GARCIA; CAMPOS, J. A. P. P. . O atendimento educacional especializado na educação de jovens e adultos: reflexões sobre as práticas pedagógicas. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Práticas pedagógicas e formação profissional para Inclusão escolar. 1ed.São Carlos: EDESP-UFSCar, 2022, v. , p. 177-192.
  • SILVA, J. F. F. ; PAULINO, V. C. ; COSTA, C. S. L . O livro em braille e recursos para o acesso aos conteúdos da disciplina de ciências da natureza por estudantes com cegueira. In: Nassim Chamel Elias, Adriana Garcia Gonçalves, Clarissa Bengtson, Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Práticas pedagógicas e formação profissional para inclusão escolar. 1ed.São Carlos: EDESP-UFSCar, 2022, v. 1, p. 109-129.
  • SIMOES, K. C. R. ; COSTA, M. P. R. da ; SILVA, Silvana Maria Moura da . OS IRMÃOS COLECIONADORES DE HISTÓRIAS. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2022. v. 1. 40p .
  • BARBA, P. C. S. D. ; LOURENÇO, G. F. ; NUCCI, L. V. ; NUNES, A. C. . Prácticas Centradas en la Familia en Brasil: descripción de una intervención con equipos que trabajan en la primera infancia. In: Marcela Frugone-Jaramillo; Marta Gràcia. (Org.). Hacia la adopción de Prácticas Centradas en la Familia en América Latina. Primeras experiencias y aprendizajes. 1ed.Guayaquil: Universidad Casa Grande, 2022, v. 1, p. 109-135.
  • MUNIZ, J. D.; GALVANI, M. D. . Prática pedagógica: proposta de flexibilização de atividades para crianças com deficiência intelectual.. In: Nassim Chamel Elias Adriana Garcia Gonçalves Clarissa Bengtson Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Práticas pedagógicas e formação profissional para a inclusão escolar.. 1ed.São Carlos: EDESP ? Editora de Educação e Acessibilidade da UFSCar, 2022, v. 1, p. 73-90.
  • FERREIRA, V. S.; ELIAS, N. C. . PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. In: Resiane Paula da Silveira. (Org.). PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA E ATUALIDADES. 1ed.Formiga - MG: Uniesmero, 2022, v. 01, p. 114-125.
  • MARTINS, V. R. O.; TORRES, R. C. . Práticas virtuais em libras para crianças surdas na pandemia da covid-19: resistências às fracas políticas inclusivas linguístico-culturais. In: Vanessa Regina de Oliveira Martins; Regina Célia Torres; Guilherme Nichols. (Org.). #CasaLibras ? Educação de surdos, Libras e infância: ações de resistências educativas na pandemia da Covid-19. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2022, v. 1, p. 193-218.
  • MARTINS, V. R. O.. Experiência, diferença e intersecções : diálogos sobre educação e escola. Santarém, 2022. 
  • NAKAYAMA, K. A. F. P. ; VILARONGA, CARLA ARIELA RIOS ; PEREIRA, C. J. A. . Processo de ensino de um estudante com deficiência intelectual na disciplina de algoritmos e programação. In: Andréa Poletto Sonza; Alba Cristina Couto dos Santos Salatino; Larissa Brandelli Bucco ; Priscila de Lima Verdum. (Org.). Mosaico Acessível: Tecnologia Assistiva e Práticas Pedagógicas Inclusivas na Educação Profissional. 1ed.Maringa- PR: Gráfica e Editora Massoni, 2022, v. 1, p. 137-156.
  • MOREIRA, J. L. P. ; SOUZA, L. T. J. ; SILVA, S. P. ; TORRES, R. C. ; MARTINS, V. R. O. . Redes sociais, mídias digitais e o uso de metadados como campo de armazenamento das produções do projeto #CasaLibras. In: Vanessa Regina de Oliveira Martins; Regina Célia Torres; Guilherme Nichols. (Org.). #CasaLibras ? Educação de surdos, Libras e infância: ações de resistências educativas na pandemia da Covid-19. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2022, v. 1, p. 305-326.
  • BARONE, B. V. ; GONÇALVES, A. G. ; PEDRINO, M. C. . Representações sociais do hospital e/ou da classe hospitalar para crianças em internação: uma revisão sistemática. In: Adriana Garcia Gonçalves; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Atendimento ao estudante em contexto hospitalar ou domiciliar: relatos de pesquisa. 1ed.São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 101-122.
  • THEODORO, H. C. S.; COSTA, C. S. L. . Sexualidade e Deficiência Visual - uma análise das produções nacionais e internacionais. In: Paula Almeida de Castro; Géssika Cecília Carvalho da Silva; Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti; Alex Vieira da Silva; Givanildo da Silva. (Org.). Escola em tempos de conexões. 1ed.Maceió: Realize, 2022, v. 3, p. 1800-1824.
  • KOGA, F. O. ; RANGNI, R.A . Talento musical: evidências científicas e mitos. In: Rosimeire Maria Orlando; Clarissa Bengtson. (Org.). Des(mitos) da Educação. 1ed.São Carlos: EDESP-UFSCar, 2022, v. 1, p. 1-176.
  • KOGA, F. O. ; RANGNI, R.A ; PEREIRA, J. D. S. . Talento Musical, identificação, avaliação e enriquecimento. In: Paula Almeida de Castro; Ezer Wellington Gomes Lima. (Org.). Educação Especial. 1ed.Campina Grande: Realize Editora, 2022, v. 1, p. 624-643.
  • MONTES, K. F. ; SELARIM, L. L. ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio . Tecnologia instrucional aplicada à educação especial: um relato de caso. In: Editora Científica Digital. (Org.). Open Science Research. 1ed.Guarujá: Editora Científica Digital, 2022, v. 1, p. 1524-1537.
  • PICHARILLO, A. D. M. ; OLIVEIRA, S. D. ; ELIAS, N. C. . Todo aluno com TEA é competente em matemática: mito ou verdade?. In: Rosimeire Maria Orlando; Clarissa Bengtson. (Org.). (Des)mitos da Educação Especial. 1ed.São Carlos - SP: EDESP - UFScar, 2022, v. 1, p. 117-128.
  • VIEIRA-MACHADO, L. M. C. ; MARTINS, V. R. O. . Trajetória e instantes criativos: a tradução como espaço pedagógico de constituição de si em articulação ao projeto #CasaLibras. In: Vanessa Regina de Oliveira Martins; Regina Célia Torres; Guilherme Nichols. (Org.). #CasaLibras ? Educação de surdos, Libras e infância: ações de resistências educativas na pandemia da Covid-19. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2022, v. 1, p. 163-190.
  • LOURENÇO, G. F.; SANTANNA, M. M. M. ; GREGORUTTI, C. C. ; BOUERI, I. Z. . Transtorno do desenvolvimento intelectual. In: Juliana Barbosa Goulardins; Cristina dos Santos Cardoso de Sá. (Org.). Desenvolvimento e saúde mental na infância. 1ed.Belo Horizonte: Ampla, 2022, v. 1, p. 111-119.
  • COSTA, A. B. ; PICHARILLO, A. D. M. ; ELIAS, N. C. . Uso da tecnologia assistiva em aulas de matemática para estudantes com deficiência visual. In: Pereira dos Santos; Celso Roberto Borges Alves. (Org.). A educação na contemporaneidade: desafios pedagógicos e tecnológicos. 1ed.Campina Grande ? PB: Editora Amplla, 2022, v. 1, p. 342-356.
  • BARONE, B. V. ; PEDRINO, M. C. ; GONÇALVES, A. G. . Utilização de jogos de tabuleiro em um projeto de extensão no atendimento educacional hospitalar: aprendizagem e ludicidade. In: Edicléa Mascarenhas Fernandes; Jucélia Linhares Granemann de Medeiros; Liliana Angel Vargas; Sandra Regina Barbosa. (Org.). 11º Encontro Nacional de atendimento escolar hospitalar e domiciliar 1º Simpósio Internacional de atendimento escolar hospitalar e domiciliar - GIEI. 1ed.Rio de Janeiro-RJ: Hypatia, 2022, v. 1, p. 341-350.