Artigos - 2021

  • ALMEIDA, R. C. G. O.; GONÇALVES, A. G.; LOURENCO, G. F.. Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: oferta de recursos para aluna com Paralisia Cerebral na classe comum. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 34, p. 1-22, 2021.
  • AMADEU, M. G., BORGES, L. (2021). Transtorno do Espectro Autista: conceito, definição e implicações no desenvolvimento. Revista Trilhas Pedagógicas. 11, 227-244
  • Barroso, M. A. F., & Lacerda, C. B. F. (2021). Contribuições da clínica da atividade na formação continuada do docente bilíngue de alunos surdos. Brazilian Journal of Development, 7(5), 50288-50298.
  • Batista, G. C., Rodrigues, M., & Denari, F. E. (2021). Educação Especial e Projetos Pedagógicos Curriculares dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal do Acre. Revista Educação Especial (UFSM), 34, 38-1.
  • Batista, R. A. S.,Carneiro, S., and Rocha, L. R. M. "Adolescentes em contexto de privação de liberdade no CENSE: concepções e perspectivas acerca da educação." Educação, Ciência e Cultura 26.1 (2021): 01-18.
  • BENITEZ, P., PAULINO, V. C., OLIVEIRA, A. P., DOMENICONI, C., & OMOTE, S. (2021). Atitudes sociais de agentes educacionais em relação à inclusão e à formação em Análise do comportamento Aplicada. Revista Brasileira de Educação Especial, 27.
  • Bianchi, B., Spinazola, C. D. C., & Galvani, M. D. (2021). Reações da notícia do diagnóstico da síndrome de Down na percepção paterna. Revista Educação Especial, 34, 16-1.
  • Bonfim, T. C., & de Oliveira Martins, V. R. (2021). Interpretação educacional e as políticas inclusivas e bilíngues. Revista Educação Em Questão, 59(61).
  • BORGES, L. ; CIA, F.; SILVA, A.M. . Atividades acadêmicas e relação família e escola durante o isolamento social da pandemia de Covid-19. REVISTA OLHARES E TRILHAS, v. 23, p. 773-794, 2021.
  • Borges, L., & Cia, F. (2021). Rotina familiar e acadêmica de famílias de alunos durante o isolamento social. Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade, 8(16), 202-217.
  • BORGES, W. F., & MENDES, E. G. (2021). Recursos de Acessibilidade e o Uso dos Dispositivos Móveis como Tecnologia Assistiva por Pessoas com Baixa Visão. Revista Brasileira de Educação Especial, 27
  • Braz, P. P., & Rangni, R. D. A. (2022). Enriquecimento para um aluno com altas habilidades/superdotação na educação infantil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 102, 802-820.
  • Cabello, J., & Martins, V. R. D. O. (2021). Marcas históricas do movimento ativista surdo em articulação ao pensamento prático de Paulo Freire e Michel Foucault. Pro-Posições, 32.
  • Cabral, L. S. A. (2021). ÍNDICE DE FUNCIONALIDADE BRASILEIRO MODIFICADO (IF-BRM), DIFERENCIAÇÃO E ACESSIBILIDADE CURRICULAR. Cadernos CEDES, 41, 153-163.
  • Calheiros, D. D. S., Neto, J. L. C., Melo, F. A. P. D., Pedrosa de Melo, F. Í., & Munster, M. D. A. V. (2021). Quality of Life and Associated Factors Among Male Wheelchair Handball Athletes. Perceptual and motor skills, 128(4), 1623-1639.
  • Cappellini, M. T., Souza, J. C., dos Santos, L. F., & de Lacerda, C. B. F. (2021). Éducation bilingue pour les enfants sourds: une coresponsabilité école-famille. La nouvelle revue-Education et societe inclusives, (1), 31-45.
  • COLOZIO, A. R. S.; RANGNI, R.A; BORGES, A. Altas Capacidades em meios Vulneráveis: produções acadêmicas brasileiras e internacionais. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, p. 1-13, 2021.
  • Conceição, B. S., Lopes, A., & Farias, S. P. M. (2021). FORMAÇÃO DO PEDAGOGO BILÍNGUE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO: Problematizações acerca da aprendizagem de Libras no Ensino Superior. Formação@ Docente, 13(1), 78-97.
  • CONSTANTINIDIS, T. C., BELOTTI, M., TANO, B.L. (2021). Processo de produção de cuidado à crise em rede de atenção psicossocial. Psicologia em pesquisa (UFJF), 15(2), 1-28.
  • Constantinidis, T. C., dos Santos Dias, L., Fernandes, S. K., & Taño, B. L. (2021). Trabalho em Rede na Atenção e Cuidado à Criança e ao Adolescente em Sofrimento Psíquico/Networking in Attention and Care to Children and Adolescents in Psychic Suffering. ID on line. Revista de psicologia, 15(57), 358-375.
  • Conti, L. M. C., Postalli, L. M. M., & de Souza, D. D. G. (2021). Avaliação Formal e Conhecimento de Professores sobre o Letramento na Educação Infantil. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 21(4), 1728-1750.
  • CRUZ, D. M. C. D., PARKINSON, S., CARRIJO, D. C. D. M., COSTA, J. D., FACHIN-MARTINS, E., MANZINI, M. G., & PFEIFER, L. I. (2021). Correlation among Occupational Participation, Independence and Cognition in Adults with Physical Disabilities. Revista Brasileira de Educação Especial, 27.
  • da Costa, M. P. R., Abreu, N., de Lemos Vasconcelos, L. M., & da Rocha, L. R. M. (2021). Uma história de pioneirismo: entrevista com a Professora Maria Piedade Resende da Costa. Práxis Educativa (Brasil), 16, 1-10.
  • da Rocha, L. R. M., Mendes, E. G., & de Lacerda, C. B. F. (2021). Políticas de Educação Especial em disputa: uma análise do Decreto Nº 10.502/2020. Praxis educativa, 16, 1-18.
  • da Silva Junior, S. V., & Cia, F. (2021). Percepções dos familiares de estudantes público-alvo da Educação Especial sobre o Atendimento Educacional Especializado. Revista Educação Especial (UFSM), 34, 27-1.
  • da Silva Lins, T., & da Silva, J. H. Balanço da produção científica sobre arte e educação especial (2003-2017). Revista Educação, Artes e Inclusão, 17, e0014-e0014.
  • da Silva Santos, K., & Mendes, E. G. (2021). Ensinar a todos e a todos e a cada um em escolas inclusivas: a abordagem do ensino diferenciado. Revista Teias, 22(66), 40-50.
  • da Silva Theodoro, H. C., Cruz, E. C., Antochio, I., Costa, A. B., Almeida, M. A., & Galvani, M. D. (2020). Mobilidade da pessoa com deficiência visual no transporte público de São Carlos/SP. REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 7(2), 87-102.
  • da Silva Theodoro, H. C., et al. "A" Nossa História pode ser contada"–Um relato sobre alfabetização em círculos de cultura em Nazaré (RO)." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 9.3 (2021).
  • da Silva, C. M., Souza, G. P., & de Oliveira, A. C. S. (2021). ESTUDO DA MEMÓRIA MOTORA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PRATICANTES DE HANDEBOL DA CIDADE DE PAULO AFONSO-BA. Revista Científica do UniRios, 332.
  • da Silva, G. G., & Martins, L. D. A. R. (2021). Relato de mães sobre a experiência escolar dos filhos com fissura lábio palatina Reports from mothers about their clp childrens school experiences. Brazilian Journal of Development, 7(10), 99186-99205.
  • da Silva, T. P. P., & Barbosa, M. O. (2021). POR UMA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: UM OLHAR GEOGRÁFICO À COMUNIDADE REMANESCENTE MUQUÉM. Periferia, 13(1), 156-176.
  • David, E. B., & de Souza, A. C. (2021). NATAÇÃO ADAPTADA PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA PERSPECTIVA DO ENSINO ESTRUTURADO. Cadernos da Pedagogia, 15(33).
  • de Araújo Rangni, R., Rossi, C. S., & Koga, F. O. (2021). Estudantes com altas habilidades ou superdotação: desdobramentos dos índices da Sinopse Estatística e dos Microdados na Região Sudeste do Brasil. Research, Society and Development, 10(4), e7710413856-e7710413856.
  • de Lima, W. R., Campos, J. A. D. P. P., & Leite, G. G. (2021). Os impactos da Covid-19 na educação e trabalho das pessoas público-alvo da Educação Especial: revisão sistemática. Brazilian Journal of Development, 7(8), 83349-83369.
  • de Miranda Moram, C. B., do Nascimento, R. B., Rebellato, C., de Salles, G. F., Cardoso, C. R. L., & de Sousa Marinho, F. Meios auxiliares de locomoção em indivíduos com diabetes tipo 2/Auxiliary means of locomotion in individuals with type 2 diabetes. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional-REVISBRATO, 5(1), 61-75.
  • de Oliveira Martins, V. R. (2021). Sobrevida da infância surda numa sociedade centrada na língua oral: O caso covid-19 e a viralização da Libras. Childhood & Philosophy, 17, 1-26.
  • de Oliveira Martins, V. R., Morais, M. P., & Conceição, B. S. (2021). Transtorno opositor desafiador: relações de poder na sociedade governamentalizadora. CONJECTURA: filosofia e educação, 26, 021037.
  • de Oliveira Martins, Vanessa Regina. "ASPECTOS CULTURAIS PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS:# CASALIBRAS EM AÇÃO." Revista Espaço (2021): 177-202.
  • de OLIVEIRA, A. P. S., & de Araújo Rangni, R. (2021). ¿ Hiperlexia qué síndrome es esta? Reflejos y reflexiones de las producciones literarias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 1914-1928.
  • de Souza Colozio, A. R., & de Araújo Rangni, R. INTERVENCIÓN A LAS ALTAS CAPACIDADES DESARROLLADAS EN ESPAÑA (PIPAC) Y BRASIL (CEDET): UN ESTUDIO DOCUMENTAL SERVICE OF HIGH CAPACITY DEVELOPED IN SPAIN (PIPAC) AND BRAZIL (CEDET): A DOCUMENTAL STUDY.
  • de Souza Lima, R., & da Silva, J. H. (2021). Feminização do magistério na rede municipal de ensino de Sorocaba sob a perspectiva dos professores. Série-Estudos-Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 209-230.
  • de Souza, A. C., Benitez, P., & dos Santos Carmo, J. (2021). Diretrizes de acessibilidade de interfaces digitais para pessoas com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão integrativa de literatura. Revista Educação Especial, 34, 29-1.
  • DE SOUZA, A. C., VILARONGA, C. A. R., FRANCESCHINI, A. R.. A experiência do atendimento educacional especializado no contexto do Instituto Federal de Educação. REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 8, n. 1, p. 113-128, 2021.
  • de SOUZA, Calixto Júnior. "A (in) visibilidade da Educação Especial no currículo: os Projetos Pedagógicos de Cursos de licenciatura do Instituto Federal de Goiás." Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (2021): 804-819.
  • Del Prette, Z. A. P., Del Prette, A., & Peixoto, E. M. (2020). Social Skill Inventory-2 Del-Prette: expanding and updating psychometric properties. Estudos de Psicologia (Campinas), 38.
  • DENARI, F. E., COLOMBO, I. M. (2021) Revisão de Literatura: surdez e identidades interseccionais. Revista de educação PUC-Campinas. 26, 1-17.
  • dos SANTOS, L. F. (2021) Relações mediadas: a formação do intérprete educacional no contexto da educação de surdos. Revista ibero-americana de estudos em educação. 16(4), 2593-2607
  • dos Santos, T. C. V., Ary, M. L. M. R. B., & dos Santos Calheiros, D. (2021). Vínculos familiares dos idosos institucionalizados. Research, Society and Development, 10(12), e194101220246-e194101220246.
  • Fachinetti, T. A., de Cássia Spinazola, C., & Carneiro, R. U. C. (2021). Educação inclusiva no contexto da pandemia: relato dos desafios, experiências e expectativas. Educação em Revista, 22(1), 151-166.
  • FERREIRA TRAVASSOS, C.C., de SOUZA, C.T.R. (2021) FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO COM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: TRAJETÓRIAS E DESAFIOS. Cenas Educacionais, 4, 1-15.
  • Ferreira, A. L., Escobal, G., & Goyos, C. (2021). Distribuição de rendimentos no Jogo dos Bens Públicos: um análogo experimental de corrupção. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 23, 1-21.
  • Franchini, B., Rebellato, C., & Martins, N. I. M. Uso da música em intervenção da Terapia Ocupacional com a população idosa: revisão integrativa da literatura/Use of music in intervention of Occupational Therapy with elderly population: integrative literature review. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional-REVISBRATO, 5(2), 218-234.
  • Franco, A. B. M., & Vilaronga, C. A. R. (2021). O contexto da inclusão escolar nos Institutos Federais e no Ensino Médio integrado: The context of school inclusion in federal institutes and integrated high school. Revista Cocar, 15(33).
  • Gandolfine, M., Canosa, A. C., & de Alcantara Gil, M. S. C. (2021). Oportunidades de desenvolvimento oferecidas pela mãe vidente em interação com sua criança cega durante a alimentação. Benjamin Constant, 27(63), 1-22.
  • Garcia, R. V. B., Menotti, A. R. S., Donadeli, J. M., de Souza Aran, M. A., & dos Santos Carmo, J. (2021). Transtorno do espectro autista: capacitação de professores para atividades escolares em grupo. Psicologia da Educação, (52), 74-85.
  • Gatti, M. R., & van Munster, M. D. A. (2021). Coensino e Educação Física escolar: intervenções voltadas à inclusão de estudantes com deficiência. Revista Educação Especial, 34, 55-1.
  • GIAMLOURENÇO, P. R. G. DE M.; Lacerda, C. B. F. de. A díade formação-atuação do tradutor-intérprete de Libras para o contexto educacional. ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978), v. 50, p. 653-668, 2021.
  • GODOY, M.A.B.; DE ALCANTARA GIL, M.S.C. A atenção compartilhada em crianças pequenas com deficiência visual. Benjamin Constant, v. 27, n. 63, p. 1-14 e276302, 2021.
  • Gomes, R. K. S., da Silva, M. D. C. L., Nery, V. S. C., & Nakayama, L. (2021). SABERES DISCENTES SOBRE MEIO AMBIENTE NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ-AP. Educação em Foco.
  • Gonçalves, A. G., & Pacco, A. F. R. Planejamento Educacional Individualizado na Classe Hospitalar: apontamentos de professores em um curso de formação reflexiva colaborativa.
  • Gorla, J. A., Martinez, C. M. S., Figueiredo, M. D. O., & Cruz, D. M. C. D. (2021). Revisão de escopo sobre o instrumento “Occupational Performance History Interview–II”: perspectivas para o seu uso no Brasil. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 29.
  • Hayashi, M. C. P. I. (2021). Obituários acadêmicos: análise de homenagens póstumas da ciência em periódicos científicos. Ciência da Informação, 50(2).
  • HAYASHI, M. C. P. I., HAYASHI, C. R. M., REBELLATO, C., & MARTINEZ, C. M. S. (2021). Intergenerational Solidarity of Grandparents with Disabled Grandchildren: Bibliometric and Content Analysis. Revista Brasileira de Educação Especial, 27.
  • Hayashi, M. C. P. I., Maroldi, A. M., & Hayashi, C. R. M. (2021). Obituarios académicos y homenajes póstumos: legados científicos para el campo de la Cienciometría. Revista General de Información y Documentación, 31(1), 369-394.
  • Hayashi, M. C. P. I., Maroldi, A. M., & Hayashi, C. R. M. (2021). Reconhecimento científico e avaliação post-mortem em obituários acadêmicos da revista pesquisa FAPESP: estudo bibliométrico e de conteúdo. Brazilian Journal of Information Science: research trends, 15, e02118-e02118.
  • Hayashi, M. C. P. I., Maroldi, A. M., & Hayashi, C. R. M. (2021). Revisitando Derek de Solla Price na Cientometria brasileira: análise de citações em artigos da SciELO. br. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, 12(1), 19-40.
  • Juárez, M. V. V., & de Lacerda, C. B. F. (2021). Alumnos con discapacidad: modelo de inclusión de la Universidad Federal de San Carlos. Educação E Filosofia, 34(72).
  • Junior, A. O., Benitez, P., & de Souza, N. G. S. (2021). Tendência da pesquisa sobre equivalência de estímulos para o ensino de matemática em teses e dissertações brasileiras. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 23, 1-23.
  • Kawase, E M; COSTA, O. S. ; LACERDA, C. B. F.. A PRESENÇA DA LIBRAS E DE LEGENDAS EM VÍDEOS DIDÁTICOS: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS. Educação,Cultura e Sociedade, v. 11, p. 136-150, 2021.
  • Koga, F. O., & de Araújo Rangni, R. (2021). Construction of Protocol Dimensions and Items for Screening Music Abilities (PSHM). Revista Portuguesa de Pedagogia, 55, e055008-e055008.
  • Koga, F. O., & de Araújo Rangni, R. (2021). Identificação do talento musical na escola. Revista Teias, 22(66), 114-123.
  • Leão, A., Taño, B. L., Jacob, D. G., & dos Santos Pimentel, K. (2021). Obstáculos à produção do cuidado em álcool e outras drogas na perspectiva dos trabalhadores de saúde mental: prelúdios do cenário atual?. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, 16(3), 1-15.
  • Leite, G. G., & Juliane Ap P, P. C. (2021). PEDAGOGICAL CONCEPTIONS AND PRACTICES OF YOUTH AND ADULT EDUCATION TEACHERS IN THE INCLUSION OF STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITY. European Journal of Special Education Research, 7(2).
  • Leria, L. A., Benitez, P., & Fraga, F. J. (2021). Assistive technology in large-scale assessments for students with visual impairments: A systematic review and recommendations based on the Brazilian reality. Education and Information Technologies, 26(3), 3543-3573.
  • Lessa, T. C. R., & Galvani, M. D. (2021). Habilidades sociais de mães de jovens e adultos com Síndrome de Down. Temas em Educação e Saúde, e021012-e021012.
  • Lima, R. F., Rabelo, L. C. C., & Ferreira, A. M. (2021). EDUCAÇÃO DE SURDOS: IDEIAS INICIAIS DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO EM PERIÓDICOS NACIONAIS. Revista Paranaense de Educação Matemática, 10(21), 351-367.
  • Lopes, A., & Gonçalves, A. G. (2021). Implementação de recursos de Tecnologia Assistiva na prática pedagógica de uma professora de Educação Especial: proposta de um curso de formação. Quaestio-Revista de Estudos em Educação, 23(3), 843-863.
  • Luiz, M. C., de Souza, A. C., & Wellichan, V. (2021). Avaliações–nacional e internacional–no Brasil e a relação com o saber de diretores escolares. Leitura: Teoria & Prática, 39(82), 19-41.
  • Manzini, M. G., Figueiredo, M. D. O., Manzini, A. C. G., & Martinez, C. M. S. (2021). Terapia ocupacional e comunicação alternativa: intervenção colaborativa com os parceiros de comunicação de uma criança com paralisia cerebral. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 29.
  • MARINS, K. C.; LOURENÇO, G. F.. AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE TUTORIA POR PARES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE), v. 51, p. e07218, 2021.
  • Martin, M., & Galib, C. P. (2021). O acesso à educação de crianças migrantes e o desafio da pandemia. J²-Jornal Jurídico, 4(1), 097-114.
  • Martinez, C. M. S., Coimbra, S., FONTAINE, A. M. G. V., FIGUEIREDO, M. D. O., Manzini, M. G., Rebellato, C., & Peruzzo, C. F. B. (2021). SOLIDARIEDADE, MATURIDADE E AMBIVALÊNCIA EM AVÓS E MÃES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: POTENCIALIDADES E RECURSOS NAS TROCAS INTERGERACIONAIS. Revista Brasileira de Educação Especial, 28.
  • Martins, D. A. (2020). The evaluation of deaf people fluent in Brazilian Sign Language in the National High School Exam. Estudos de Psicologia (Campinas), 38.
  • MARTINS, Diléia Aparecida. "Avaliação de pessoas surdas fluentes em Língua Brasileira de Sinais no Exame Nacional do Ensino Médio." Estudos de Psicologia (Campinas) 38 (2020).
  • Martins, M. B. M. B., Taño, B. L., & Machado, M. V. C. (2021). DISTANCIAMENTO SOCIAL E REPERCUSSÕES OCUPACIONAIS DA PANDEMIA PARA CUIDADORAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Psicologia e Saúde em debate, 7(2), 295-313.
  • Mazak, M. S. R., Fernandes, A. D. S. A., Lourenço, G. F., & Cid, M. F. B. (2021). Instrumentos de avaliação da terapia ocupacional para crianças e adolescentes no Brasil: uma revisão da literatura. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 29.
  • Mendes, E. G., & Lopes, M. M. (2021). Profissionais de apoio à inclusão escolar: motivos para demandas e atribuições. Olhar de Professor, 24, 1-18.
  • Muto, J. H. D., Postalli, L. M. M., & Ferreira, M. M. P. S. F. (2021). Inclusão escolar de um aluno com deficiência intelectual: um estudo de caso desenvolvido em Portugal. Educação: Teoria e Prática, 31(64), e21-2021.
  • Nogueira, M. F., Alves, E. C., & Campos, J. A. D. P. P. (2021). Pedagogia Social e Educação Especial: a inclusão do jovem e adulto com deficiência. Pesquisa e Ensino, 2, 202138-202138.
  • Oliveira, M. S., & da Silva, M. D. C. L. (2021). O APROFUNDAMENTO DO CAPACITISMO NA PANDEMIA. RTPS-Revista Trabalho, Política e Sociedade, 6(10), 259-272.
  • Oliveira, P. S.; van MUNSTER, M. A. Análise da praticabilidade de um instrumento de avaliação do esquema corporal para crianças com cegueira. BENJAMIN CONSTANT (ONLINE), v. 27, p. p1-22e276205, 2021.
  • Oliveira, Y. N., Ribeiro, K. L., Magalhães, T. S., de Souza Costa, M. D., de Oliveira Henklain, M. H., & Garcia, R. V. B. (2020). Equivalência de estímulos elucida como propagandas influenciam o comportamento alimentar infantil. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 22.
  • Orlando, R. M., Alves, S. P. F., & Meletti, S. M. F. (2021). Pessoas com deficiência em tempos de pandemia da COVID-19: algumas reflexões. Revista Educação Especial, 34, 31-1.
  • Orlando-Bacciotti, P. D. A., & Campos, J. A. D. P. P. (2021). Educação especial e formação continuada de professores de Educação Física: uma revisão sistemática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 649-665.
  • Paganotti, E. G., & Osti, A. (2021). REPRESENTAÇÕES DE DOCENTES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE RIO CLARO/SP. Revista Educativa-Revista de Educação, 23(1), 7222.
  • Paniago, R. N., Nunes, P. G., Medeiros, J., Pamplona, R., & Junior, C. (2021). We, Teacher Trainers in a Federal Institute: Narrating the Woven Practices in Collaboration. Creative Education, 12(1), 103-121.
  • Pavezi, M., Benitez, P., & de Castro Casagrande, R. (2021). O campo acadêmico da educação especial como ponto de encontro entre universidade e escola. Olhar de Professor, 24, 1-18.
  • Pereira, J. D. S., & de Araújo Rangni, R. (2021). ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES SOCIOEMOCIONAIS DE ESTUDANTES COM DUPLA EXCEPCIONALIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA INTERNACIONAL. APRENDER-Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, (26), 117-139.
  • Pereira, J. D. S., & de Araújo Rangni, R. (2021). Produções brasileiras sobre dupla excepcionalidade: estado de conhecimento de 2014 a 2020. Revista on line de Política e Gestão Educacional, 1084-1105.
  • PEREIRA, J. D. S.; OLIVEIRA, S. D.; COSTA, M. P. R. da. Definições dos termos deficiência múltipla e deficiência múltipla sensorial:uma revisão sistemática em teses e dissertações brasileiras. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 1, p. 123-139, 2021.
  • PICHARILLO, A. D. M., & POSTALLI, L. M. M. (2021). Ensino de Relações Numéricas Por Meio da Equivalência de Estímulos para Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, 27.
  • Piumbato Innocentini Hayashi, M. C., Masson Maroldi, A., & Massao Hayashi, C. R. (2021). In vitam et post-mortem: expressões de gratidão a Derek de Solla Price em agradecimentos e obituários acadêmicos. Palabra Clave, 11.
  • Quintão, C. S., Aiello, A. L. R., & de Alcântara Gil, M. S. C. (2021). Avaliação do desenvolvimento de crianças com baixa visão. Benjamin Constant, 27(63), 1-16.
  • Ranzan, M. E., Duarte, E., & Denari, F. E. GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E DISCIPLINAS RELACIONADAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Arquivos em Movimento, 1(1), 117-135.
  • Ranzan, M. E., Mendes, M. J. G., & Denari, F. E. (2021). Formação inicial pública em educação especial no Brasil: uma análise sobre os projetos políticos pedagógicos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, 1135-1150.
  • Ranzan, M. E., Pereira, T. B. L., & dos Santos, T. B. (2021). Conceitos e práticas inclusivas no contexto da Educação Física escolar. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, 2.
  • Rocha, L. R. M., Abreu, N., de Lemos Vasconcelos, L. M., Gonzalves, E. M., & de Lacerda, C. B. F. (2021). Análise das sustentações orais da ação direta de inconstitucionalidade da PNEE-2020. Revista Práxis Educacional, 17(46), 1-22.
  • ROCHA, L. R. M.; COSTA, M. P. R. da; VASCONCELOS, N. A. E. L. M. L.. Escrita numérica de pessoas com surdocegueira. 105212/PraxEduc.v.1617435.025, v. 16, p. 1-11, 2021.
  • RODRIGUES, V., & GONÇALVES, A. G. (2021). Programa Computadorizado e Alfabetização e Abordagem Fonovisuoarticulatória para Pessoas com Deficiência Intelectual. Revista Brasileira de Educação Especial, 27.
  • ROSSI, C.S.; RANGNI, R.A. Dotação física e talento esportivo: investigações acadêmicas na educação infantil. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE, v. 35, p. 23-30, 2021.
  • Rossi-Andrion, P., & Munster, M. D. A. V. (2021). Dança educativa para crianças com deficiência física: repercussões de um programa de ensino. Movimento, 27.
  • Santos, J. R., & Lourenço, G. F. (2021). Programa de treinamento para o uso da escrita alternativa: estudo de caso com um jovem com paralisia cerebral. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação.
  • SANTOS, R. E. A.; LEAL, A. F.; ELIAS, N. C.. A produção da Análise do Comportamento sobre Surdez/Deficiência Auditiva em periódicos internacionais no período de 1968 a 2018. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 34, p. 1-40, 2021.
  • SANTOS, V.; MENDES, E. G. Análise da política de inclusão escolar em um município na perspectiva de professores. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1325-1342, 2021.
  • Schiavon, D. N., & Hayashi, M. C. P. I. (2021). Alguns subsídios para a compreensão da educação de surdos espanhola: indícios históricos e legais. Cadernos de História da Educaçao, 20(1), 6.
  • SILVA, E. D. C., & ELIAS, N. C. (2021). Emergência de Respostas de Seguir Instrução e de Tato-Intraverbal após Instrução com Múltiplos Exemplares. Revista Brasileira de Educação Especial, 27.
  • SILVA, R. S.; VILARONGA, C. A. R. . Colaboração entre professores do ensino comum e especial em um município paraense. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 1, p. 1-20, 2021.
  • Squassoni, C. E., Lins, S. R. A., & Matsukura, T. S. (2021). Saúde mental infantojuvenil: avaliação de formação continuada junto a professores de sala de recursos multifuncionais. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, 9, 714-723.
  • Theodoro, H. C. S., & Rangni, R. A. (2021). ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DE PRODUÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS. APRENDER-Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, (26), 100-116.
  • TORRES, J. P., CRUZ, L. P. D., & CABRAL, L. S. A. (2021). Concepções sobre Deficiência Importam?. Revista Brasileira de Educação Especial, 27.
  • Trevisan, D. F., Benitez, P., Gois, J. P., & Elias, N. C. (2021). Aplicativos para intervenção comportamental com estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 1487-1504.
  • Vasconcellos, T. S. P.; ORLANDO, R.M.. Aprendizagem e inclusão em espaço de educação não formal: relato de experiência. DIALOGIA, v. 1, p. 1-12, 2021.
  • Vasconcelos, T., & Orlando, R. (2021). Jogos de tabuleiro: Recurso lúdico na aprendizagem de crianças em situação de vulnerabilidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 16(4), 8.
  • Vilaronga, C. A. R., Silva, M. O. D., Franco, A. B. M., & Rios, G. A. (2021). Inclusão escolar e atuação dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas no Instituto Federal de São Paulo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 102, 283-307.
  • Zerbato, A. P., & Mendes, E. G. (2021). O desenho universal para a aprendizagem na formação de professores: da investigação às práticas inclusivas. Educação e Pesquisa, 47.
  • ZERBATO, A. P., VILARONGA, C. A. R., & SANTOS, J. R. (2021). Specialized educational service at the federal institutes: reflections on the Performance of the special education teacher. Revista Brasileira de Educação Especial, 27.
  • ZERBATO, A. P.; VILARONGA, C. A. R. ; SANTOS, J.R.. Atendimento Educacional Especializado nos Institutos Federais: Reflexões sobre a Atuação do Professor de Educação Especial. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 27, p. 1-18, 2021.
  • Zuin, L. F., Boniholi, G., & Denari, F. E. (2021). ENSINO REMOTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO DE CASO. Apae Ciência, 16(2), 248-263.
  • ZUIN, L.F., COSTA, M.da P.R. da (2021) Educação Especial em tempos de pandemia: ensino remoto e percepções de familiares, um estudo de caso. Olhares & Trilhas (UFU. Impresso), 23, 408-425.