Artigos - 2020

  • ALMEIDA, R. C. G. O. ; GONCALVES, A. G. ; LOURENÇO, G. F. . Recurso de tecnologia assistiva para aluna com paralisia cerebral na educação infantil: parceria entre professoras da classe comum e da educação especial. In: Jáima Pinheiro de Oliveira; Regina Keiko Kato Miura; Flaviane Pelloso Molina Freitas; Marília Bazan Blanco; Emely Kelly Silva Santos Oliveira. (Org.). Tecnologias educacionais como suportes para a inclusão escolar. 1ed.São Carlos: Editora De Castro, 2020, v. 1, p. 67-84.
  • ALMEIDA, R. C. G. O.; GONÇALVES, A. G. Recurso Pedagógico adaptado para aluna com Paralisia Cerebral: a Tecnologia Assistiva no contextoescolar In: Estratégias inclusivas de escolarização: da teoria à sala de aula.1 ed.Marília-SP: ABPEE,2020, v.1, p. 33-42.
  • ALVES, H. C. V. ; CAMPOS, J. A. P. P. . ATUAÇÃO DOCENTE NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE MACAPÁ/AP. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 14, p. 1-18, 2020.
  • BUENO, MELINA BRANDT; CAMPOS, JULIANE APARECIDA DE PAULA PEREZ . INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA, v. 30, p. 1-16, 2020.
  • Calheiros, David dos Santos; Cavalcante Neto, Jorge; Melo, Flávio Anderson Pedrosa; MUNSTER, Mey de Abreu van. Perfil sociodemográfico de praticantes de Handebol em Cadeira de Rodas. Revista Brasileira de Ciencias do Esporte (Online). , v.42, p.1 - 8, 2020.
  • CAMPOS, JULIANE APARECIDA DE PAULA PEREZ ; LIMA, W. R.; LEITE, G.G. . MATRÍCULAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE A PARTIR DE SINOPSES ESTATÍSTICAS. In: Américo Junior Nunes da Silva. (Org.). Educação: atualidade e capacidade de transformação do conhecimento gerado 4. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2020, v. 1, p. 14-23.
  • CONTRERAS, P. S.; CARDOSO, N. A.; VITTO, L. R.; DUARTE, M.Identificação do nome: intervenção com crianças com síndrome de Down In: Da teoria à práxis: vivenciando a colaboração no dia a dia escolar.1 ed. Marília-SP: ABPEE, 2020, v.1, p. 115-124.
  • COSTA, A. B.; ELIAS, N. C.; GIL, M. S. C. A. Ensino de Matemática para Pessoas com Deficiência Visual: Uma Análise da Literatura. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL. , v.33, p.1 - 22, 2020.
    das Neves, A.J., Almeida-Verdu, A.C.M., do Nascimento Silva, L. T., Moret, A. L. M., & de Souza, D.G. (2020). Auditory sentence comprehension in children with cochlear implants after simple visual discrimination training with specific auditory-visual consequences. Learning & Behavior, 48, online first, 2020.
  • de Carvalho, L.C., dos Santos, L., Regaço, A., Couto, K.C., de Souza, D.G., Todorov, J.C. (2020). Cooperative responding in rats: II. Performance on fixed‐ratio schedules of mutual reinforcement. Journal of the Experimental Analysis of Behavior. doi:10.1002/jeab.628
  • DELLA BARBA, P. C. S.; NUCCI, L. V.; LOURENÇO, G. F.; SERRANO, A. M. Indicadores de monitoramento e atenção intersetorial e integral ao desenvolvimento infantil. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 81005-810015, 2020.
  • FIGUEIREDO, MIRELA DE OLIVEIRA ; GOMES, LAYSLA DEMONARI ; SILVA, CARLA REGINA ; MARTINEZ, CLAUDIA MARIA SIMÕES . A ocupação e a atividade humana em terapia ocupacional: revisão de escopo na literatura nacional. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 28, p. 967-982, 2020.
  • FREITAS, P. G.; DUARTE, M. Planejamento de ensino para jovens com síndrome de Down a partir da Escala de Intensidade de Apoio (SIS). REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL. , v.33, p.1 - 24, 2020
  • GARCIA, ELISANDRA SANTOS MENDES ; MARTINEZ, CLAUDIA MARIA SIMÕES ; FIGUEIREDO, MIRELA OLIVEIRA . Speech-Language Pathology and Occupational Therapy interface: an integration of scientific knowledge. REVISTA CEFAC (ONLINE), v. 22, p. 1-12, 2020.
  • GIAMLOURENCO, P. R. M. G. ; VILARONGA, C. A. R. . TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS: CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. TRANSLATIO, v. 17, p. 1-17, 2020.
  • GUADAGNINI, L.; OPPI, J.; DUARTE, M. O aluno com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade na rede regular de ensino: um trabalho desenvolvido no PIBID In: Estratégias inclusivas de escolarização: da teoria à sala de aula.1 ed.Marília-SP: ABPEE, 2020, p. 127-134.
  • Johnson, C., Iversen, I., Kenyon, P., Holth, P., & de Souza, D.G. (2020). Murray Sidman: A life of giving. Journal of Applied Behavior Analysis, 53, 1290-1298. doi:10.1002/jaba.718
  • Kawasaki, H. N., Ferreira, M. S., de Rose, F.S., Postalli, L. M. M., Garcia, L.T., de Souza, D. G. , & McIlvane, W. J. (2020). A case history on shaping technique development: Dynamic stimulus control shaping. The Psychological Record, 70, online first 2020.
  • KHALED, A. P. A. G.; CAMPOS, J. A. P. P.; DUARTE, M. Relato de uma bolsista do PIBID da Educação Especial: aproximações práticas com o ensino colaborativa In: Estratégias inclusivas de escolarização: da teoria à sala de aula.1 ed.Marília-SP: ABPEE, 2020, p. 69-78.
  • KHALED, A. P. A.; CAMPOS, J. A. de P.P.; GALVANI, M. D. Relato de uma bolsista do PIBID da educação especial: aproximações práticas com o ensino colaborativo. In: Estratégias inclusivas de escolarização: da teoria à sala de aula.1 ed.Marília: ABPEE, 2020, v.1, p. 69- 78.
  • KOGA, F. O. ; RANGNI, R.A . Evidencias preliminares de talento musical em crianças da educação básica. Hodie, v. 20, p. 1-22, 2020.
  • KOGA, FABIANA OLIVEIRA ; RANGNI, ROSEMEIRE DE ARAÚJO . Talento musical: revisão sistemática de produções em banco de dados. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, v. 4, p. 93-107, 2020.
  • KURAUCHI, G. R. S. ; ONO, D. H. ; SOUZA, L. R. S. ; LOURENÇO, G. F.; JOAQUIM, R. H. V. T. . Percepções de pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas acerca da intervenção em um grupo de atividades. SAÚDE (SANTA MARIA), v. 46, p. 1-13, 2020.
  • LACERDA, CBF; GARCIA, M. G. ; JARQUE, MARIA JOSEP . ADAPTACIÓN DE UNA ESCALA DE EVALUACIÓN CONVERSACIONAL PARA EL CONTEXTO DE EDUCACIÓN DE ALUMNOS SORDOS. In: Gaeta-González, Martha Leticia; Sebastián-Heredero, Eladio; Cruz-Vadillo, Rodolfo. (Org.). Prácticas educativas innovadoras en inclusión. Puebla (México): Editorial UPAEP, 2020. 1ed.Puebla- México: Editora de la UNIVERSIDAD POPULAR AUTÓNOMA DEL ESTADO DE PUEBLA, 2020, v. 1, p. 118-128.
  • Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de; GRÀCIA, MARTA ; JARQUE, MARIA JOSEP . Línguas de Sinais como Línguas de Interlocução: o Lugar das Atividades Comunicativas no Contexto Escolar1. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 26, p. 299-312, 2020.
  • LEITE, G. G.; CAMPOS, JULIANE APARECIDA DE PAULA PEREZ ; LIMA, W. R. . Use of the Bibliometric Analysis to Assess the Scientific Productivity and Impact on the Individualised Educational Plan. International Journal of Arts and Social Science (IJASS), v. 3, p. 388-402,
  • LIMA, André Henrique de; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Gestão democrática na educação superior para a diferenciação e acessibilidade curricular. Revista on line de Política e Gestão Educacional. v. 24, n. esp. 2, 2020.
  • LINO, T. B.; AGNELLI, L. B.; BOUERI, I. Z.; LOURENÇO, G. F. EFEITOS DO USO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA PROMOVER INDEPENDÊNCIA EM ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA PARA UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 26, p. 35-50, 2020.
  • MANZINI, R.; PEREIRA, T. P.; RONCATO, G. A.; COSTA, A. B.; ALMEIDA, M. A.; DUARTE, M.A inclusão de artistas plásticos com deficiência física na sociedade. REVISTA COMUNICAÇÕES. , v.27, p.3 - 20, 2020.
  • MARCELINO, M. R.; ARANTES, A. K.; ELIAS, N. C. Efeito da Formação de Classes de Estímulos Equivalentes e de Procedimentos de Facilitação na Emergência de Analogia. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE). , v.36, p.e3621 - , 2020.
  • MARTINS, D. A. Coleção Formação de Tradutores e Intérpretes de Libras. 978-85-444-3581-6. Curitiba PR: CRV,
  • MARTINS, D. A. O Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais em cena: fundamentos teóricos e práticos. São Carlos: Sead UFSCar, 2020. (Coleção formação de tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais).
  • MARTINS, D. A. The evaluation of deaf people fluent in Brazilian Sign Language in the National High School Exam. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 38, p. 1111, 2020.
  • MARTINS, V. R. O. Educação de surdos e atuação de intérpretes educacionais em escolas com propostas bilíngues. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO. , v.11, p.535 - 566, 2020.
  • MARTINS, V. R. O. ESTUDOS LINGUÍSTICOS: ABORDAGENS E ANÁLISES INTERDISCIPLINARES In: REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS SOBRE A FORMAÇÃO DO INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.1 ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, v.1, p. 169-187.
  • MORAES, Mariana Peres de; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de; Avaliação da compreensão de surdos através de fábula em Libras. Revista Educação Especial, v. 33, 2020 – Publicação Contínua.
  • MORAIS, M. P. ; MARTINS, V. R. O. . Educação bilíngue inclusiva para surdos como espaço de resistência. Pro-Posições (Unicamp), 2020.
  • MORGADO, Liz Amaral Saraiva; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Orientação profissional para estudantes universitários com deficiências: conceitos, políticas e práticas. Revista Educação Especial. Revista Educação Especial, v. 33, 2020 – Publicação Contínua
  • MUNIZ, J. D.; DUARTE, MÁRCIA Ensino colaborativo e adaptação curricular: atuação e concepção dos professores no processo de inclusão escolar In: Da teoria à práxis: vivenciando a colaboração no dia a dia escolar.1 ed.Marília-SP: ABPEE, 2020, p. 15-25.
  • OLIVEIRA, A.P. S. ; RANGNI, R.A . Hiperlexia qué síndrome es esta? Reflejos y reflexiones de las producciones literarias.. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1, 2020.
  • Oliveira, Patrícia dos Santos de; MUNSTER, Mey de Abreu van; Souza, Joslei Viana; Lieberman, Lauren. Adapted Physical Education Collaborative Consulting: a Systematic Literature Review. Journal of Teaching in Physical Education, v.39, p.165 - 175, 2020.
  • OLIVEIRA, S. D.; ELIAS, N. C. EMERGÊNCIA DE INTRAVERBAIS COM CRIANÇAS AUTISTAS APÓS ENSINO DE RELAÇÕES DE OUVINTE. ACTA COMPORTAMENTALIA. , v.28, p.37 - 51, 2020.
  • OLIVEIRA, S. F. ; MANZINI, M. G. ; FIGUEIREDO, M. O. ; MARTINEZ, CLÁUDIA MARIA SIMÕES . Sources of self-efficacy for motor learning in children: systematic literature review in clinical trials. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 22, p. 1-12-12, 2020.
  • OLIVEIRA, SABRINA FERREIRA DE ; MARTINEZ, CLÁUDIA MARIA SIMÕES ; FERNANDES, AMANDA DOURADO SOUZA AKAHOSI ; FIGUEIREDO, MIRELA DE OLIVEIRA . Pesquisas brasileiras sobre o transtorno do desenvolvimento da coordenação: uma revisão à luz da teoria bioecológica. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 28, p. 246-270, 2020.
  • PEREIRA, J. D. S. ; KOGA, FABIANA OLIVEIRA ; RANGNI, R.A . Identificação de altas habilidades em artigos publicados na Revista Educação Especial. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 33, p. 1-26, 2020.
  • Pereira, Taylor Brian Lavinscky; Ribela, Leandro; MUNSTER, Mey de Abreu van. Desenvolvimento do Para Ski Cross Country no Brasil. Adapta (Rio Claro). , v.12, p.47-54 - 54, 2020.
  • PINTO, MILENA MARIA ; SANTOS, LARA FERREIRA DOS . A contribuição das brincadeiras para o aprendizado de Libras por crianças surdas. THE ESPECIALIST, v. 41, p. 1-18, 2020.
  • Recurso de tecnologia assistiva para aluna com paralisia cerebral na educação infantil: parceria entreprofessoras da classe comum e da educação especial In: Tecnologias educacionais como suportes para ainclusão escolar.1 ed.São Carlos-SP: Editora De Castro, 2020, v.1, p. 67-84.
  • Ribeiro, G.W, Kawasaki, I. N., Menzori, L.R. F., Amd, M., de Rose, J.C., & de Souza, D. G. (2020). Emergent reading via stimulus pairing with orientation response. The Psychological Record, 70, 397-410.
  • RIBEIRO, T. M. ; CAMPOS, J. A. P. P. O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA (2013- 2019). REVISTA EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 42, p. 118-130, 2020.
  • SANTOS, Lara Ferreira dos. Práticas do Intérprete de Libras no espaço educacional. 1. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2020. 208p .
  • SILVA, C. R. ; FORNERETO, A. P. N. ; PAOLILLO, A. R. ; ANDRADE, A. F. ; FERNANDES, A. D. S. A. ; SANTOS, C. A. V. ; CARRIJO, D. C. ; Lourenço, Gerusa Ferreira ; MARTINI, L. C. ; AGNELLI, L. B. ;
  • SILVA, M. J. ; CASTRO, S. M. ; FERIGATO, S. H. ; LUSSI, I. A. O. . TERAPIA OCUPACIONAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA E AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À COVID-19: SUNGULARIDADES E/NAS MULTIPLICIDADES. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, v. 4, p. 351-370, 2020.
  • SILVA, L. R.; SILVA, A. P.; ELIAS, N. C.; ISOTANI, S. Computational approaches for literacy of children with autism: a systematic mapping. INTERACTIVE LEARNING ENVIRONMENTS. , v.28, p.1 - 11, 2020.
  • SILVA, M. C.; ARANTES, A.; ELIAS, N. C. Use of social stories in classroom to children with autism. PSICOLOGIA EM ESTUDO (IMPRESSO). , v.25, p.1/e43094 - 15, 2020.
  • SONZA, A. P.; VILARONGA, C. A. R.; MENDES, E. G. OS NAPNES E O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL. , 2020.
  • TREVISAN, S. F.; MARTINS, V. R. O. ENEM EM LIBRAS E A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA PELO OLHAR DOS SURDOS. INTELLECTUS. REVISTA ACADÊMICA DIGITAL DA FACULDADE DE JAGUARIÚNA. , v.59, p.76 - 99, 2020.
  • VASCONCELOS, N. A. L. M. L. ; LACERDA, CBF. Liderança surda : uma história contada por várias mãos. 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2020. v. 1. 281p
  • VILARONGA, C. A. R.; MENDES, E. G. ; ZERBATO, A. P. . O TRABALHO EM COLABORAÇÃO PARA APOIO DA INCLUSÃO ESCOLAR: DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE. Interfaces da Educação, v. 7 n19, p. 66-87, 2016.
  • VINENTE, S.; COSTA, M. P. R.; DUARTE, MÁRCIA Interface entre Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos no Brasil e Moçambique. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(1), 76-86.
  • VINENTE, S.; GALVANI, M. D. Notas Sobre a História dos Serviços de Educação Especial em Manaus, Amazonas. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE). , v.19, p.979 - 998, 2020.
  • VINENTE, S.; Márcia Duarte Galvani O Plano Nacional de educação Especial e a Política de Inclusão escolar: Notas e reflexões. Novas Edições Acadêmicas: Novas Edições Acadêmicas, 2020 p.105.