Artigos - 2019

  • ALMEIDA, D. L. ; Lacerda, Cristina Broglia de Feitosa . PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA: A ESCRITA DE SURDOS EM APRENDIZAGEM COLETIVA. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 58, p. 899-917, 2019.
  • ALMEIDA, DJAIR LÁZARO DE ; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de . A escrita de sujeitos surdos: uma investigação sobre autoria. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 30, p. 01-25, 2019.
  • ALMEIDA, J. C. A. ; MARTINS, V. R. O. . Heterotopia pedagógica como lugar de aparição das singularidades surdas na educação. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 21, p. 695-717, 2019.
  • ARAGON, C. A.; COSTA, C. S.L; CIA, F. Habilidades sociais e empoderamento de pais de crianças pré-escolares do público-alvo da educação especial. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM), v. 32, p. 01-19, 2019.
  • ASNIS, V. P.; ARANTES, A. K.; ELIAS, N. C. Ensino de habilidades rítmicas para meninos com Transtorno do Espectro do Autismo. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL. , v.32, p.51 - , 2019.
  • ASNIS, V. P.; ELIAS, N. C. APRENDIZADO MUSICAL E DIMINUIÇÃO DE ESTEREOTIPIAS EM CRIANÇAS COM AUTISMO – ESTUDO DE CASO In: Inclusão e Educação 3.1 ed.Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019, v.3, p. 60-68.
  • ASNIS, V. P.; ELIAS, N. C. Ensino de música para pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo. São Paulo - SP: Editora Cortez, 2019, v.1. p.112.
  • AZEVEDO, T. L.; RIOS, G. A.; BATALIOTTI, S. E.; LOURENÇO, G. F. Uso da audiodescrição no brincar de uma criança com síndrome de down na educação infantil. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL. , v.32, p.1 - 15, 2019.
  • Barbosa, Gardenia de Oliveira; MUNSTER, Mey de Abreu van. Aprendizagem de posturas em equoterapia por crianças com Transtorno do Espectro Autista. Revista Educação Especial. , v.32, p.1 - 20, 2019.
  • BASTON, C. A. P.; FERRARI, I. P.; ELIAS, N. C. Avaliação Funcional Descritiva de Comportamentos Estereotipados em Indivíduos com Deficiência Visual. Revista Brasileira de Análise do Comportamento. , v.15, p.124 - 131, 2019.
  • BECERRA, M. A. G. ; MANZINI, M. G. ; MARTINEZ, CLAUDIA MARIA SIMOES . PERCEPÇÃO DE ATLETAS DO RUGBY EM CADEIRA DE RODAS SOBRE OSAPOIOS RECEBIDOS PARA A PRÁTICA DO ESPORTE ADAPTADO. CADERNOS BRASILEIROS DE TERAPIA OCUPACIONAL, v. 27, p. 615-627-627, 2019.
  • BRAZ, PAULA PAULINO ; RANGNI, ROSEMEIRE DE ARAÚJO . Conhecimento de gestores da educação infantil sobre aceleração para alunos com altas habilidades/superdotação. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE), v. 23, p. 576-591, 2019.
  • CALHEIROS, DAVID DOS SANTOS; LOURENÇO, G. F.; GONCALVES, A. G.; MANZINI, M. G.; MENDES, E. G. Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professoras: planejamento, implementação e avaliação de um caso. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE). , v.30, p.1 - 30, 2019.
  • CALHEIROS, DAVID DOS SANTOS; MENDES, ENICÉIA GONÇALVES; LOURENÇO, GERUSAFERREIRA; GONÇALVES, ADRIANA GARCIA; MANZINI, MARIANA GURIAN Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professoras: planejamento,implementação e avaliação de um caso. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE). , v.30, p.1 - 30, 2019.
  • Cavalcante Neto, Jorge; Calheiros, David dos Santos; Melo, Flávio Anderson Pedrosa; MUNSTER, Mey de Abreu van. The Association between Quality of Life and Lifestyle of Wheelchair Handball Athletes. Journal of Developmental and Physical Disabilities. Fator de Impacto(2017 JCR): 1,3050, v.31, p.1 - 12, 2019.
  • COLOZIO, A. R.S. ; RANGNI, R.A ; BORGES, A. . Altas Capacidades e Vulnerabilidade Social: Panorama das Produções Acadêmicas Espanholas. Sobredotação, v. 16, p. 29-42, 2019.
  • CONCEICAO, B. S. ; MARTINS, V. R. O. . Discursos de pais de crianças surdas: Educação Infantil e a presença da Libras. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 44, p. 95-24, 2019.
  • COSTA, A. B.; GIL, M. S. C. A.; ELIAS, N. C. Ensino de frações para adolescentes com deficiência visual. Ciência e Educação (UNESP). , v.25, p.1047 - 1065, 2019.
  • COSTA, L. ; SANTOS, Lara Ferreira dos . Adaptação de materiais/recursos na educação de surdos: uma revisão bibliográfica. REVISTA COMUNICAÇÕES, v. 25, p. 293, 2019.
  • DE SOUZA, AMANDA RODRIGUES ; RANGNI, ROSEMEIRE DE ARAÚJO . Formação em Pedagogia para a atuação com alunos dotados e talentosos. Perspectiva (UFSC), v. 37, p. 958-972, 2019.
  • ELIAS, N. C.; ARANTES, A. Teorias comportamentais sobre a etiologia do autismo e uma nova proposta In: Psicologia e análise do comportamento: pesquisa e intervenção.1 ed.Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2019, v.1, p. 134-146.
  • EVARISTO, F. L.; CAMPOS, J. A. P.P. Análise de produções científicas sobre comunicação alternativa para pessoas com deficiência intelectual. Revista Educação Especial, v. 32, p. 1-26, 2019.
  • FERIGATO, S. H.; SILVA, C. R.; LOURENÇO, G. F.Cibercultura e Terapia Ocupacional: ampliando conexões In: Atividades Humanas e Terapia Ocupacional: saber-fazer, cultura, política e outras resistências.1 ed.São Paulo: Hucitec, 2019, v.1, p. 218-234.
  • FERRARI, I. P.; VILARONGA, C. A. R.; ELIAS, N. C. Ensinando professores de sala comum a fazer adaptação curricular. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE). , v.49, p.67 - 77, 2019.
  • FERRARI, Isadora Peresi; VILARONGA, Carla Ariela Rios; ELIAS, Nassim Chamel. Ensinando professores de sala comum a fazer adaptação curricular. Psicol. educ., São Paulo , n. 49, p. 67-77, dez. 2019 . 2020.
  • FERREIRA RODRIGUES PACCO, ALINE; GARCIA GONÇALVES, ADRIANA CONTEXTO DAS CLASSES HOSPITALARES NO BRASIL: ANÁLISE DOS DADOS DISPONIBILIZADOSPELO CENSO ESCOLAR. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. , v.6, p.197 -212, 2019.
  • FERREIRA RODRIGUES PACCO, ALINE; GARCIA GONÇALVES, ADRIANA Implantação da política para o atendimento ao escolar em tratamento de saúde: apontamentos por professores em um curso de formação reflexiva colaborativa. Revista Educação, Psicologia e Interfaces. ,v.3, p.98 - 110, 2019.
  • FUKUHARA, A. C. ; VILARONGA, C. A. R. ; COSTA, Carolina Severino Lopes da . Estratégias de ensino para o aluno com deficiência visual: experiencia do PIBID Educação Especial UFSCar. In: Arlindo Fernando Paiva de Carvalho; Bianca Della Libera; Marcia de Oliveira. (Org.). Para além do olhar. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. , p. 201- 224.
  • FUKUHARA, A. C.; VILARONGA, C. A. R.; COSTA, C. S. L. Estratégias de ensino para o aluno com deficiência visual: a experiência do PIBID Educação Especial UFSCar (pp. 201-224). In: Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior, Bianca Della Líbera, Marcia de Oliveira Gomes (Orgs.). Para além do olhar: Políticas e práticas na educação de pessoas com deficiência visual. Editora e Livraria Appris Ltda, Curitiba, 2019.
  • FURUCHO, S. C. ; RANGNI, R.A . Indicadores de altas Habilidades/superdotação em aluno com síndrome de Asperger: um estudo de caso. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), v. 1, p. 1-25, 2019.
  • GALVANI, MÁRCIA DUARTE; VICENTE, SAMUEL HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MANAUS: do Instituto Montessoriano Ã�lvaro Maia (1943) ao Instituto Filippo Smaldone (1984). Plurais: Revista Multidisciplinar da UNEB. , v.4, p.180 - 197, 2019.
  • GARCIA, M. G. ; LACERDA, CRISTINA BROGLIA FEITOSA ; Jarque, MJ ; DOMENICONI, C. ; CASANOVAS, J. ; SANCHO, M. R. ; CASANOVA, J. ; CUATRECASAS, M. . Diseño y adaptación de un Sistema de Soporte a la toma de Decisiones de los docentes sobre las interacciones comunicativas y lingüísticas en el aula. Multidisciplinary Journal of School Education, v. 16, p. 57-83, 2019.
  • GIAMLOURENCO, P. R. G. M. ; SANTOS, Lara Ferreira dos . Tradução e Adaptação de Escala de Ansiedade à Matemática para Língua Brasileira de Sinais (Libras). Educação Matemática em Revista, v. 1, p. 109-127, 2019.
  • Gomes, C.G.S., de Souza, D.G., Silveira, A.D., Rates, A.C., Paiva, G.C.C., & Castro, N.P. (2019). Efeitos de intervenção comportamental intensiva realizada por meio da capacitação de cuidadores de crianças com autismo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 35, p. e3523. doi: 10.1590/0102.3772e3523
  • GONÇALVES, ADRIANA GARCIA; PEDRINO, MARIANA CRISTINA; PACCO, ALINE FERREIRARODRIGUES ESCOLA NO HOSPITAL: DIREITO À ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTESHOSPITALIZADOS. REVISTA EXTENSÃO & CIDADANIA. , v.6, p.12 - 23, 2019.
    https://doi.org/10.5902/1984686X31242
  • IRIARTE, A. C. S. ; MARTINS, V. R. O. . Análise das interações entre alunos surdos em escola inclusiva com projeto bilíngue. INTELLECTUS. REVISTA ACADÊMICA DIGITAL DA FACULDADE DE JAGUARIÚNA, v. N.50, p. 05-27, 2019.
  • JUNQUEIRA, ROGÉRIO DINIZ ; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de . Avaliação de estudantes surdos e deficientes auditivos sob um novo paradigma: Enem em Libras. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 32, p. 28-45, 2019.
  • LACERDA, C. B. F. de. INTÉRPRETE DE LIBRAS: EM ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL. 9. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2019. v. 1. 96p .
  • LACERDA, C. B. F. de; Lisbão, S L . Un poco de la historia dela lengua brasileña de signos (Libras) y su trayectoria en Brasil. Revista de Estudios de Lenguas de SignosREVLES, v. 1, p. 1-19, 2019.
  • Lacerda, CBF de; SANTOS, LARA FERREIRA DOS (Org.) ; MARTINS, V. R. O. (Org.) . Libras: Aspectos Fundamentais. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2019. v. 1. 292p .
  • LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de (Org.) ; SANTOS, Lara Ferreira dos (Org.) ; MARTINS, V. R. O. (Org.) . Libras: Aspectos Fundamentais. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2019. v. 1. 294p .
  • LEITE, G. G.; CAMPOS, J. A. P.P. Perfil escolar de estudantes com deficiência na Educação de Jovens e Adultos, nível ensino médio. Revista Educação Especial (UFSM), v. 32, p. 1-16, 2019
  • Lisbão, S L ; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de . Libras no Território Brasileiro. In: Cristina B. F. Lacerda, Lara Ferreira dos Santos, Vanessa Regina de O. Martins. (Org.). Libras: Aspectos fundamentais. 1ed.Curitiba: Intersaberes, 2019, v. 1, p. 161-194.
  • LOURENÇO, G. F.; OLIVEIRA, B. B. Terapia Ocupacional e Comunicação Alternativa no Contexto Escolar In: Terapia Ocupacional e Comunicação Alternativa em Contextos de Desenvolvimento Humano.1 ed.Sao Carlos: EdUFSCar, 2019, v.1, p. 103-119.
  • MANI, E. M. J. ; RANGNI, R.A . O Atendimento a Estudantes com Sobredotação em São Paulo: O Papel dos Gestores. Sobredotação, v. 16, p. 57-72, 2019.
  • MANZINI, M. G. ; CRUZ, D. M. C. ; ALMEIDA, M. A. ; MARTINEZ, CLAUDIA MARIA SIMOES . Programa de Comunicação Alternativa para uma Criança com Paralisia Cerebral e seus Parceiros de Comunicação: um Estudo de Delineamento de Múltiplas Sondagens. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 25, p. 553-570, 2019.
  • MANZINI, M. G. ; MARTINEZ, CLAUDIA MARIA SIMOES . TERAPIA OCUPACIONAL E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA EM CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. 1. ed. São Carlos: EDUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos, 2019. v. 1. 199p .
  • MARTINS, D. A. Cenas do cotidiano escolar: Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio. 1. ed. Curitiba PR: CRV, 2019. 978-85-444-3580-9
  • MARTINS, D. A. ORGANIZAÇÃO. Sociolinguística, Tecnologia Inclusão. SOCIODIALETO, v. 10, p. 01, 2019.
  • MARTINS, D. A. Você disse Libras? O acesso do surdo à educação, pelas mãos, do intérprete de Libras. 1. ed. Araraquara: Letraria, 2019. 978-85-69395-52-2
  • MARTINS, V. R. O.; LISBAO, S. L. . Libras no Contexto Educacional. In: Cristina Bróglia Feitosa de Lacerda; Lara Ferreira dos Santos; Vanessa Regina de Oliveira Martins. (Org.). Libras: Aspectos Fundamentais. 1ed.Curitiba: InterSaberes, 2019, v. 1, p. 195-231.
  • MONTES, ALINE LUCIA BAGGIO ; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de . Reconhecimento de Línguas de Sinais: estudo comparado Brasil-Suécia. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 32, p. 101, 2019.
  • MUNSTER, Mey de Abreu van. A formação profissional em Educação Física face à política nacional de inclusão escolar In: Democracia e emancipação: desafios para a Educação Física e Ciências do Esporte na América Latina.1 ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2019, v.2, p. 132-149.
  • MUNSTER, Mey de Abreu van; Lieberman, Lauren; Grenier, Michelle. Universal design for learning and differentiated instruction in Physical Education. Adapted Physical Activity Quarterly. Fator de Impacto(2018 JCR): 1,1090, v.36, p.1 - 19, 2019.
  • NAKAYAMA, A.M. ; RANGNI, R.A . A perspectiva etnicorracial na educação inclusiva. Rumos da Educação Inclusiva. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 108-137.
  • NAKAYAMA, A.M. ; RANGNI, R.A . A responsabilidade educacional da família e da escola. In: Nakayama, A. M; Rangni, R. A.. (Org.). Rumos da Educação Inclusiva. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 159-211.
  • OLIVEIRA, AMÁLIA REBOUÇAS DE PAIVA E; MUNSTER, MEY DE ABREU VAN; GONÇALVES,ADRIANA GARCIA Desenho Universal para Aprendizagem e Educação Inclusiva: uma Revisão Sistemática da LiteraturaInternacional1. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. , v.25, p.675 - 690, 2019.
  • Oliveira, Amália Rebouças de Paiva; MUNSTER, Mey de Abreu van; Gonçalves, Adriana Garcia. Universal design for learning and inclusive education: a systematic review in the internatiional literature. Revista Brasileira de Educação Especial, v.25, p.675 - 690, 2019.
  • OLIVEIRA, L. P. ; RANGNI, R.A . SINOPSE ESTATÍSTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O LUGAR DOS ALUNOS COM ALTA CAPACIDADE. POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 13, p. 480-496, 2019.
  • Oliveira, Patrícia dos Santos de; MUNSTER, Mey de Abreu van. A consultoria colaborativa como estratégia para inclusão de estudantes com deficiência na Educação Física Escolar In: Educação Física, diversidade e inclusão: debates e práticas possíveis na escola.1 ed.Curitiba: Appris, 2019, v.1, p. 113-124.
  • PAGNI, P. A. ; MARTINS, V. R. O. . Corpo e expressividade como marcas constitutivas da diferença ou do ethos surdo. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 32, p. 88-21, 2019.
  • PEDRINO, M. C.; LOURENÇO, G. F. Atendimento Educacional de Crianças e adolescentes em Condições Complexas de Saúde: uma revisão sistemática. Revista Educação Especial. , v.32, p.1 - 28, 2019.
  • PEREIRA, J. D.S. ; RANGNI, R.A . CENAS DO FILME “O JOGO DA IMITAÇÃO”: reflexões sobre a invisibilidade da dupla excepcionalidade no contexto social. Aprender, v. 1, p. 1-14, 2019.
  • RANGNI, R.A. Atención a estudiantes con altas habilidades. El contexto de la formación de profesores y la atención a la familia en el escenario brasieño. In: Zarzar, C.M.B; Fernandez, J. D.;Rangni, R. A.; Mani, E. M. J.. (Org.). Perspectivas de Brasil y México sobre la atención de alumnos con altas capcidades: enlazando la teoria y la practica. 1ed.Querétaro: Morlis Books, 2019, v. 1, p. 41-60.
  • RANGNI, R.A. Educandos talentosos: Reconhecer para incluir. In: Nakayama, A. M; Rangni, R. A.. (Org.). Rumos da Educação Inclusiva. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 167-184.
  • RANGNI, R.A; MANI, E. M. J. . La atención a los alumnos con altas habilidades: experiencias en brasil y en méxico. In: Zarzar, C.M. B.; Fernandez, J. D.; Rangni, R.A.; Mani, E.M. J.. (Org.). Perspectivas de Brasily México sobre la atención de alumnoscon altas habilidades: enlazando la teoria y la practica. 1ed.Querétaro: Morlis Books, 2019, v. 1, p. 6-10.
  • RODRIGUES, V.; BIANCHI, B.; AISSA, G. C.; SOUZA, S. G. P.; DUARTE, MÁRCIA Análise do repertório de habilidades sociais de pessoas com síndrome de Down. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL. , v.32, p.1 - 22, 2019.
  • ROSSI, P. ; VILARONGA, C. A. R. ; MUNSTER, M. A. V. . FORMAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL. Revista Movimento, v. 25, p. e25056-14, 2019.
  • Rossi, Patrícia; Vilaronga, Carla Ariela Rios; MUNSTER, Mey de Abreu van. FORMAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL. Revista Movimento. Fator de Impacto (2017 JCR): 0,2570, v.25, p.e25056 - , 2019.
  • SANTOS, Lara Ferreira dos; DAROQUE, Samantha Camargo . Libras no contexto socioeconômico-cultural. In: LACERDA, C.B.F; SANTOS, L.F.dos; MARTINS, V.R.O.. (Org.). Libras: Aspectos fundamentais. 1ed.Curitiba: Editora Intersaberes, 2019, v. 1, p. 233-258.
  • SANTOS, R. E. A. ; RANGNI, R.A . Concepção sobre Orientação e Mobilidade (O&M) de uma pessoa surdocega: Método de História de Vida*. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), v. 15, p. 1-19, 2019.
    SANTOS, R. E. A.; ELIAS, N. C. Contribuições da análise do comportamento para a Educação Especial em periódicos brasileiros no período de 2008 a 2018. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL. , v.32, p.106 - , 2019.
  • SARRAFF, THAMIRES DA FONSECA DE SOUZA ; MARTINEZ, CLAUDIA MARIA SIMÕES ; SANTOS, JAIR LÍCIO FERREIRA . Specificity and sensitivity of the DCDQ for children aged 8 to 10 years in Brazil. REVISTA DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, v. 29, p. 135-143, 2019.
  • Scienza, L., de Carvalho, M. P., Machado, A., Moreno, A. M., Biscassi, N., & de Souza, D. G. (2019). Simple discrimination in stingless bees (Melipona quadrifasciata): Probing for select‐ and reject‐stimulus control. Jrnl Exper Analysis Behavior, 112: 74-87. doi:10.1002/jeab.531
  • SILVA, C. F. F.; FANTACINI, R. A. F.; GALVANI, M. D.Inclusão da pessoa com deficiência física no mercado de trabalho: satisfação ou desprazer?. Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva. , v.2, p.39 - 50, 2019.
  • SPINAZOLA, CARIZA DE CÁSSIA; GALVANI, MÁRCIA DUARTE Impactos do PIBID sobre atuação de professores egressos do curso de Licenciatura em Educação Especial. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO. , v.14, p.293 - 308, 2019.
  • TASSINARI, A. M. ; GALVANI, M. D. ; CAMPOS, J. A. P. P. . ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EJA PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Educação e Políticas em Debate, v. 8, p. 109-122, 2019.
  • TURETTA, B. A. R. ; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de . Língua de sinais como língua das comunidades surdas. In: Cristina B. F> de Lacerda; Lara Ferreira dos Santos; Vanessa R. de O. Martins. (Org.). Libras: Aspectos fundamentais. 1ed.Curitiba: Intersaberes, 2019, v. 1, p. 20-41.
  • VERTUAN, G. S. ; SANTOS, Lara Ferreira dos . O ensino de química para alunos surdos: uma revisão sistemática. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 32, p. 44, 2019.
  • VINENTE, S.; DUARTE, M. Gestão e organização da política de educação especial em um município Amazonense de grande porte. Cadernos de Pós-graduação, 18(1), 72-102. doi:https://doi.org/10.5585/cpg.v18n1.13151. , v.18, p.72 - 102, 2019.
  • VINENTE, S.; DUARTE, MÁRCIA Efeitos de um programa de reconhecimento do alfabeto em um escolar com deficiência intelectual. Pesquisa e prática em Educação Inclusiva. , v.1, p.268 - 283, 2019.
  • ZUTTIN, Fabiana S. ; MARTINEZ, CLAUDIA MARIA SIMOES . Efeitos do uso de recursos de baixa tecnologia assistiva para crianças com paralisia cerebral no contexto da educação infantil. APAE Ciência, v. 11, p. 72-87, 2019.