Artigos - 2018

  • ALENCAR, G. ; Lacerda, CBF de . Alfabetização e Letramento da ótica do adulto com deficiência intelectual: sentidos e significados. In: Jacobo, Zardel; Vargas López, Silvia Laura; Rey Fiqueroa, Valéria; Donoso Osorio, Elizabeth. (Org.). Sujeito, Educación Especial, Integración, e Inclusión. Chile-México. 1ed.Ciudad de México: Editora de la Universidad Nacional Autonoma de México., 2018, v. 1, p. 173-193.
  • ALMEIDA, DJAIR LÁZARO DE ; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de . A escrita de surdos em ambiente internacional de aprendizagem mediado pela LIBRAS. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 20, p. 1076-1095, 2018.
  • APORTA, ANA PAULA ; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de . Estudo de Caso sobre Atividades Desenvolvidas para um Aluno com Autismo no Ensino Fundamental I. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 24, p. 45-58, 2018.
  • AZEVEDO, T. L. ; COSTA, C. S. L . Habilidades sociais e Público-alvo da Educação Especial: análise da produção científica brasileira. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA, v. 28, p. 298-319, 2018.
  • BRACCIALLI, L. M. P.; BRACCIALLI, A.C.; SILVA, M. Z.; GONÇALVES, A. G.; SANKAKO, A. N. Validation of the Brazilian version of the CP QOL-child for primary care givers proxy. PhysiotherapyResearch and Reports. , v.1, p.1 - 5, 2018.
  • CABRAL, L. S. A. Políticas de ações afirmativas, pessoas com deficiência e o reconhecimento das identidades e diferenças no ensino superior brasileiro. Archivos Analíticos de Políticas Educativas/Education Policy Analysis Archives, v. 26, p. 57-01-33, 2018. (link externo).

    CABRAL, L. S. A.; SANTOS, B. C.. Instrumentos informatizados institucionais para a identificação de necessidades educacionais de estudantes universitários. Inclusão Social (Online), v. 11, p. 105-117, 2018. (link externo).
  • CABRAL, L. S. A.; SANTOS, V. ; MENDES, E. G.. Educação Especial na Educação Superior: podemos falar em democratização do acesso? Revista Educação e Fronteiras On-Line, v. 8, p. 111-126, 2018. (link externo).
  • CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Accessibility in higher education: current challenges in Brazil. In: Sergio Pace; Marisa Pavone; Davide Petrini. (Org.). UNIversal Inclusion: rights and opportunities for students with disabilities in the academic context. 1 ed. Milão: Franco Angeli, 2018, v. 1, p. 61-70.

    CALHEIROS, D. S.; MENDES, E. G.; LOURENÇO, G. F. Considerações acerca da tecnologia assistiva no cenário educacional brasileiro. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL. , v.31, p.229 - 244, 2018.
  • CARVALHO, E.; ELIAS, N. C. Ensino de Relações Espaciais de Esquerda e Direita a Participantes com Autismo e Deficiência Intelectual. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE). , v.33, p.1 - 8, 2018.
  • Coelho, Welson Luciano; Pereira, Taylor Brian Lavinscky; Haidar, Gustavo; Ribela, Leandro; MUNSTER, Mey de Abreu van. Formação de classificadores funcionais no Para Ski Cross Country: primeiros registros no Brasil. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Fator de Impacto(2017 JCR): 0,2700, v.24, p.80 - , 2018.
  • CONCEICAO, B. S. ; MARTINS, V. R. O. . Produções discursivas sobre a surdez e a educação infantil: diálogo com familiares. In: Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado; Felipe Venâncio Barboza; Vanessa Regina de Oliveira Martins. (Org.). Pesquisas em Educação de Surdos, Tradução, Interpretação e Linguística de línguas de sinais: tecendo redes de amizade e problematizando as questões do nosso tempo. 1ed.Campos dos Goytacazes - RJ: Brasil Multicultural, 2018, v. 1, p. 257-265.
  • COSTA, C. S. L. Letramento para estudantes cegos e com baixa visão. In: Adriana Garcia Gonçalves, Fabiana Cia, Juliane Aparecida de Paula Perez Campos. (Org.). Letramento para o estudante com deficiência. 1ed.São Carlos: Editorando, 2018, v. 1, p. 1-165.
  • de Carvalho, L. C., dos Santos, L., Regaço, A., Barbosa, T., da Silva, R., de Souza, D. G., & Sandaker, I. (2018). Cooperative responding in rats maintained by fixed- and variable-ratio schedules. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 110 (1), 105-126. doi:10.1002/jeab.457
  • DUARTE, MÁRCIA; MENDES, M. T. S. Letramento para estudantes com deficiência intelectual In: Letramento para o estudante com deficiência.372 ed.São Carlos: Editorando, 2018, v.1, p. 141-161.
  • ELIAS, N. C. Transtorno do espectro do autismo e intervenções comportamentais In: LETRAMENTO PARA O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA.1 ed.São Carlos: EdUFSCar – Editora da Universidade Federal de São Carlos, 2018, v.1, p. 101-116.
  • FERREIRA RODRIGUES PACCO, ALINE; GARCIA GONÇALVES, ADRIANA Formación de docentes para clases hospitalarias: realidad brasileña. Aula (Salamanca). , v.23, p.135 -146, 2018.
  • FIGUEIREDO, MIRELA DE OLIVEIRA; ZAMBULIM, MARIANA CRISTINA; EMMEL, MARIA LUISA GUILLAUMON; FORNERETO, ALANA DE PAIVA NOGUEIRA; Lourenço, Gerusa Ferreira; JOAQUIM, REGINA HELENA VITALE TORKOMIAN; BARBA, PATRICIA DELLA. Terapia ocupacional: uma profissão relacionada ao feminino. História, Ciências, Saúde-Manguinhos. , v.25, p.115 - 126, 2018.
  • GARCIA, M. G. ; Jarque, MJ ; LACERDA, CBF; Jarque, S ; Vega, F . La enseñanza y el aprendizaje de la lengua oral en las aulas universitarias. In: Lleixà, T.; Gros, B.; Mauri, T.; Medina, J.L. (Org.). Educación 2018-2020. Retos, tendencias y compromisos. Barcelona: IRE-UB. 1ed.Barcelona: Editora Universistat de Barcelona, 2018, v. 1, p. 39-44.
  • GARCIA, R. V. B.; ZAVITOSKI, M.; ELIAS, N. C. Avaliação intraverbal em pessoas com deficiência intelectual, autismo e desenvolvimento típico. ACTA COMPORTAMENTALIA. , v.26, p.233 - 247, 2018.
  • GONÇALVES, A. G.; CIA, F.; CAMPOS, J. A. P. P. Formação de professores para inclusão escolar: perfil de cursistas de um curso de aperfeiçoamento em letramento para o estudante com deficiência In: Letramento para o estudante com deficiência.1 ed.SãoCarlos-SP: Editorando, 2018, v.1, p. 11-28.
  • GONCALVES, A. G.; CAMPOS, J. A. P.P; Cia, F. Formação de professores para inclusão escolar: perfil de cursistas de um curso de aperfeiçoamento em letramento para o estudante com deficiência. In: Adriana Garcia Gonçalves; Fabiana Cia; Juliane Ap. de Paula Perez Campos. (Org.). Letramento para o estudante com deficiência. 1ed.São Carlos: Editorando, 2018, v. 1, p. 10-27.
  • GONÇALVES, A. G.; SOUZA, S. G. P. Jogo educacional digital como meio de compreensão de crianças e adolescentes hospitalizados sobre osprocedimentos de punção venosa. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. , v.5,p.199 - 214, 2018.
  • GONCALVES, A. G.; CAMPOS, J. A. P.P; Cia, F. (Org.). Letramento para o estudante com deficiência. 1. ed. São Carlos: Editorando, 2018. v. 1. 164p .
  • JOAQUIM, R. H. V. T.; SILVA, F. R.; LOURENÇO, G. F. O FAZ DE CONTA E AS BRINCADEIRAS COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO PARA UMA CRIANÇA COM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. , v.26, p.63 - 71, 2018.
  • JUNQUEIRA, R. D. ; Lacerda, C BF . ENEM em Libras: Fundamentos legais e pedagógicos para a mudança de paradigma na avaliação de estudantes surdos e deficientes auditivos. In: Mendes, E; Almeida, M. A.; Lurenço, G F. (Org.). Aparando arestas: das políticas às práticas de Inclusão Escolar.. 1ed.Marília: Editora da ABPEE, 2018, v. 1, p. 133-162.
  • LACERDA, CRISTINA BROGLIA FEITOSA. ENSINO DE LIBRAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DESTAQUE. In: María del Pilar Roca, Socorro Cláudia Tavares de Sousa, Andrea Silva Ponte. (Org.). Temas de Política Linguística no Processo de Integração Regional. 1ed.Campinas: Pontes, 2018, v. 1, p. 105-118.
  • LACERDA, CB F; GARCIA, M. G. ; Jarque, MJ . Adaptación de una escala de evaluación conversacional para el contexto de educación de alumnos sordos. In: MARTÍN, M. B.; SEBASTIÁN, E. H.. (Org.). Hacia un modelo educativo de calidad y transformador. 1ed.Alcalá de Henares Espanã: Fundación Santillana, 2018, v. 1, p. 197-205.
  • Langsdorff, L. C., Domeniconi, C., Schmidt, A., Gomes, C.G., & de Souza, D.G. (2018). Learning by exclusion in individuals with autism and Down syndrome. Psicologia: Reflexão e Critica/Psychology, 30, 1-10. DOI 10.1186/s41155-017-0064-x
  • LEITE, G. G.; CAMPOS, J. A. P. P. Percurso escolar de estudantes com deficiência na educação de jovens e adultos, nível ensino médio. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, p. 17-32, 2018.
  • LEITE, G. G.; CAMPOS, J. A. P. P. O processo de escolarização na EJA, segundo os estudantes com deficiência intelectual e seus familiares. In: Maria Amélia Almeida; Enicéia Gonçalves Mendes; Lídia Maria Marson Postalli. (Org.). Práticas pedagógicas inclusivas em contextos escolares. 1ed.Marília: ABPEE, 2018, v. , p. 135-150.
  • LEITE, LÚCIA PEREIRA ; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de . A construção de uma escala sobre as concepções de deficiência: procedimentos metodológicos. Psicologia-Universidade de SP-USP (Impresso), v. 29, p. 432-441, 2018.
  • LEVY, E. T. S. CAMPOS, J. A. P.P; GALVANI, M. D. Trajetória de iniciação à docência: um caminho progressivamente colaborativo e inclusivo. In: Márcia Regina Onofre. (Org.). Ações e experiências compartilhadas do PIBID UFSCar. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2018, v. 1, p. 81-92.
  • LEVY, E. T. S.; CAMPOS, J. A. P. P.; DUARTE, MÁRCIA. Trajetória de iniciação à docência: um caminho progressivamente colaborativo e inclusivo In: Ações e experiências compartilhadas do PIBID UFSCar.1 ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2018, v.1, p. 81-92.
  • LEVY, EVELYN TALITA SILVEIRA; ELIAS, NASSIM CHAMEL; BENITEZ, PRISCILA. Communication by changing figures and conditional relations with students with autism. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE). , v.1, p.11 - 20, 2018.
  • LOBATO, M. C; CAMPOS, J. A. P.P. Formação de professores para inclusão na modalidade de educação de jovens e adultos: análise de pesquisas. Política e Gestão Educacional (ONLINE), v. 22, p. 1154-1167, 2018.

    LOURENÇO, G. F. Letramento para estudantes com deficiência física In: GARCIA, A. G.; CIA, F. C.; CAMPOS, J. A. P. P.Letramento para o estudante com deficiência.1 ed.São Carlos: Editorando, 2018, v.1, p. 77-97.
  • LOURENÇO, G. F.; GONCALVES, A. G. Tecnologia Assistiva e Paralisia Cerebral: caminhos na colaboração entre Universidade e uma Rede de Educação In: ALMEIDA, M. A.; MENDES, E. G.; POSTALLI, L. M. M. Práticas Pedagógicas Inclusivas em Contextos Escolares.1 ed.Marilia: ABPEE, 2018, v.1, p. 31-44.
  • LOURENCO, G. F.; GONÇALVES, A. G. Tecnologia Assistiva e Paralisia Cerebral: caminhos na colaboração entre Universidade e uma Rede deEducação In: Práticas Pedagógicas Inclusivas em Contextos Escolares.1 ed.Marília-SP: ABPEE, 2018, p.31-44.
  • LOURENÇO, G. F.; BATTISTELLA, J. Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. , v.22, p.25 - 32, 2018.

    MANI, E. M. J. ; RANGNI, R.A ; COSTA, M. P. R. . Salas de recursos nas redes de ensino estaduais brasileiras: atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação. Talincrea, v. 5, p. 7-18, 2018.
  • MARTINEZ, C. M. S.. Construction of a singular academic path and its dialogues with Occupational Therapy. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 26, p. 710-719, 2018.
  • MARTINEZ, C. M. S.; SILVA, C. R. . Redes de cooperação em creches: sete histórias sobre a integralidade do cuidado na infância e intersetorialidade em ação. 1. ed. São Carlos: EdUFSCar, 2018. v. 1. 135p .
  • MARTINS, V. R. O.. Educação de surdos e políticas bilíngues à luz das filosofias da diferença. In: Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado; Felipe Venâncio Barboza; Vanessa Regina de Oliveira Martins. (Org.). Pesquisas em Educação de Surdos, Tradução, Interpretação e Linguística de línguas de sinais: tecendo redes de amizade e problematizando as questões do nosso tempo. 1ed.Campos dos Goytacazes - RJ: Brasil Multicultural, 2018, v. 1, p. 231-240.
  • MARTINS, V. R. O.. Letramento para Estudantes Surdos. In: Adriana Garcia Gonçalves; Fabiana Cia; Juliane Aparecida de Paula P. Campos. (Org.). Letramento para o Estudante com Deficiência. 1ed.São Carlos: Editorando, 2018, v. 1, p. 61-78.
  • MARTINS, V. R. O.; GALLO, S. D. O. . Educação como percurso: por uma mestria ativa, criativa e inventiva na educação de surdos. BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO, v. 13, p. 83-103, 2018.
  • MARTINS, D. A; LACERDA, C. B. F.; PUENTES, R. V.; FALEIRO, W. O acesso de estudantes surdos ao Exame Nacional do Ensino Médio. In: Roberto Váldes Puentes; Wender Faleiro. (Org.). O Ensino Médio: Desafios e 978-85-473-1043-1 4 Perspectivas. 1ed.Uberlândia MG: EDUFU, 2018, v. 1, p. 115-132. 2019
  • MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; LOURENÇO, G. F.(Org.) APARANDO ARESTAS: DAS POLÍTICAS ÀS PRÁTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR. Marilia: ABPEE, 2018, v.1. p.258.
  • MENDES, Enicéia Gonçalves; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Teacher education for diversity in Brazil: perspectives from the National Observatory on Special Education. In: Elizabeth Walton; Ruksana Osman. (Org.). Teacher education for diversity: conversations from the global south. 1 ed. Nova York: Routledge, 2018, v. 1, p. 139-152. (link externo).
  • MUNSTER, Mey de Abreu van; Almeida, José Júlio Gavião de. Atividade Física e Deficiência Visual In: Atividade Física Adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais.4 ed.Barueri: Manole, 2018, v.1, p. 23-58.
  • MUNSTER, Mey de Abreu van; Alves, Maria Luiza Tanure. Educação Física e inclusão de estudantes com deficiências no Brasil: contrapontos entre legislação e produçõ científica. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v.19, p.171-184 - 184, 2018.
  • NOZU, W. C. S; BRUNO, M. M. G.; CABRAL, L. S. A. Inclusão no Ensino Superior: políticas e práticas na Universidade Federal da Grande Dourados. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 105-113, 2018. (link externo).
  • NUCCI, L. V.; LOURENÇO, G. F.; BARBA, P. C. S. D. LEGISLAÇÕES E DOCUMENTOS BRASILEIROS SOBRE A ATENÇÃO À CRIANÇA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O MONITORAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (INVEP). , v.8, p.4 - 20, 2018.
  • OLIVEIRA, PATRICIA DE ; LACERDA, CRISTINA BROGLIA FEITOSA . A trajetória histórica dos estudos e pesquisas sobre a dislexia: a busca pela compreensão do fenômeno. REVISTA DISTURBIOS DA COMUNICAÇÃO, v. 30, p. 791-801, 2018.
  • PACCO, A. F. R.; GONÇALVES, A. G. Caracterização do público atendido nas classes hospitalares brasileiras: visão dos professores. Estudos Interdisciplinares em Educação. , v.1, p.51 - 60, 2018.
  • PACCO, A. F. R.; GONÇALVES, A. G. Atendimento Educacional Hospitalar: revisão sistemática entre os anos de 2013 e 2018. RevistaEducação Especial em Debate. , v.4, p.19 - 39, 2019.
  • Pereira, A., Canovas, D.S., Varella, A. A. B., & de Souza, D. G. (2018). Generalization of equivalence relations from photos to objects by preschool children. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 109, 394-407.
  • Pereira, Taylor Brian Lavinscky; Coelho, Welson Luciano; Ribela, Leandro; Alves, Fernando Cássio Orso; MUNSTER, Mey de Abreu van. Do asfalto à neve: a transição do rollerski ao Para Ski Cross Country na perspectiva de atletas brasileiros. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Fator de Impacto(2017 JCR): 0,2700, v.24, p.69 - , 2018.
  • PETRONI, N. N.; BOUERI, I. Z.; LOURENÇO, G. F. Introdução ao uso do Tablet para Comunicação Alternativa por uma Jovem com Paralisia Cerebral. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. , v.24, p.327 - 342, 2018.
  • PINTO, M. M. ; SANTOS, Lara Ferreira dos . Aquisição da língua de sinais através de jogos e brincadeiras. In: Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado; Felipe Venâncio Barboza; Vanessa Regina de Oliveira Martins. (Org.). Pesquisas em educação de surdos, tradução, interpretação e linguística de línguas de sinais: Tecendo redes de amizade e problematizando as questões do nosso tempo. 1ed.Rio de Janeiro: Brasil Multicultural, 2018, v. , p. 248-254.
  • PLETSCH, M. D. ; NUNES, D. R. P. ; CABRAL, L. S. A.; FIORINI, M. L. S. ; MESQUITA, A. M. A. ; NOZU, W. C. S. ; MENDES, G. M. L.. Revista Brasileira de Educação Especial: 25 anos de história. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, p. 1-8, 2018. (link externo).
  • RAMOS, A. S. ; MARTINS, V. R. O. . Análise documental acerca da alfabetização e do letramento de alunos surdos nos anos iniciais. Revista eletrônica pesquisa e prática em educação inclusiva, v. 1, p. 10-26, 2018.

  • SANTOS, VIVIAN; ELIAS, NASSIM CHAMEL. Caracterização das Matrículas dos Alunos com Transtorno do Espectro do Autismo por Regiões Brasileiras. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. , v.24, p.465 - 482, 2018.
  • SANTOS, Lara Ferreira dos. Implicações da formação continuada na prática de intérpretes educacionais. In: Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado; Felipe Venâncio Barboza; Vanessa Regina de Oliveira Martins. (Org.). Pesquisas em educação de surdos, tradução, interpretação e linguística de línguas de sinais: Tecendo redes de amizade e problematizando as questões do nosso tempo. 1ed.Rio de Janeiro: Brasil Multicultural, 2018, v. , p. 239-247.

    SANTOS, Lara Ferreira dos. Deficiência auditiva e Surdez. In: Adriane Melo de Castro Menezes; Rodrigo Mesquita. (Org.). Introdução aos Estudos sobre Surdez e Libras. 1ed.Boa Vista: Editora da Universidade Federal de Roraima, 2018, v. 1, p. 11-28.
  • SANTOS, Lara Ferreira dos. Prefácio. In: Adriana Garcia Gonçalves; Fabiana Cia; Juliane Aparecida de Paula P. Campos. (Org.). Letramento para o estudante com deficiência. 1ed.Sao Carlos: Editorando, 2018, v. , p. 6-10.

    SANTOS, KÁTIA ANDRÉIA SOUZA DOS ; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de . O intérprete de libras-português no contexto de conferência: reflexões sobre sua atuação. BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO, v. 13, p. 63-82, 2018.

    SILVA, S. C. F.; AOKI, A. P.; ANDRADE, S. N.; GONÇALVES, A. G.; LOURENCO, G. F. Desenvolvimento de recursos de Tecnologia Assistiva para alunos com deficiência física no contextoescolar In: Tecnologia Assistiva: desenvolvimento e aplicação.1 ed.Bauru-SP: Canal 6 Editora, 2018, v.1,p. 325-330.
  • SILVA, S. C. F.; AOKI, A. P.; ANDRADE, S. N.; GONCALVES, A. G.; LOURENÇO, G. F. Desenvolvimento de recursos de tecnologia assistiva para alunos com deficiência física no contexto escolar In: MEDOLA, F. O.; PASCHOARELLI, L. C. Tecnologia assistiva: desenvolvimento e aplicações.1 ed.Bauru: Canal 6, 2018, v.1, p. 325-330.
  • SOUZA, C. T. R.; BARBOSA, M. O. (Org. . MARTINS, D. . Org. Pesquisas em Educação Especial: fio e desafios. 2. ed. Curitiba Paraná: Editora Appris, 2018. LIVRO IMPRESSO. 978 -85 -473-0578 -9

    SOUZA, C. T. R.; MARTINS, D. A BARBOSA, M. O. (Org.). Pesquisas em Educação Especial: fios e desafios. 2. ed. Curitiba Paraná: Editora Appris, 2018. LIVRO DIGITAL. 978 -85 -473 -1043 -3 .

    SOUZA, C. T. R.; MARTINS, D. A. Contribuições dos estudos de LevS. Vigotski sobre defectologia para a educação de surdos. In: SOUZA, C. T. R.; BARBOSA, M. O. MARTINS, Diléia Ap. (Org.). Pesquisas em educação especial: fios e desafios. 1ed.Curitiba: Appris Editora, 2018, v. 1.
  • TURETTA, BEATRIZ APARECIDA DOS REIS ; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de . Representação simbólica por crianças surdas na Educação Infantil. Horizontes, v. 36, p. 24-35, 2018.

    TURETTA, B. A. R. ; LACERDA, C. B. F. de . EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE UMA ANÁLISE SOBRE O BRINCAR. Forum Ines, v. 38, p. 115-137, 2018.
  • VINENTE, S.; DUARTE, M. Política de Educação Especial em Manaus e o projeto político-pedagógico das escolas. PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. , v.5, p.1 - 19, 2018.
  • VINENTE, S.; COSTA, M. P. R.; DUARTE, MÁRCIA Jovens e adultos com deficiência e a legislação educacional dos Países Lusófonos. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. , v.5, p.185 - 198, 2018.
  • VINENTE, S.; DUARTE, MÁRCIA Buscando excelência na Pós-Graduação em Educação Especial: o caso da UFSCAR. Estudos Interdisciplinares em Educação. v.1, p.41 - 50, 2018.
  • ZUTIAO, P. ; COSTA, C. S. L ; LESSA, T. C. R. . Habilidades sociais em universitários com diferentes experiências de preparação para o trabalho. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 24, p. 261/2-276, 2018.