Artigos - 2023
https://www.ppgees.ufscar.br/pt-br/producoes/artigos/artigos-2023
https://www.ppgees.ufscar.br/@@site-logo/Logotipo.png
Artigos - 2023
- ABREU, Thaís Magalhães; DOS SANTOS, Lara Ferreira. Atendimento Educacional Especializado para surdos: formação e atuação de profissionais: Specialized Educational Attendence for the deaf: training and professional performance. Revista Cocar, n. 19, 2023.
- AGNI, Pedro Angelo; MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira. Corpo, clínica e educação inclusiva: da clinicalização à visibilização da deficiência. Educação Unisinos, [S.L.], v. 27, p. 1-20, 12 out. 2023.
- ALMEIDA, Maria Amélia; LOURENÇO, Gerusa Ferreira; SILVA, Aline Maira da. ENTREVISTA COM A PROFESSORA MARIA AMÉLIA ALMEIDA: CAMINHOS PA RA A EDUCAÇÃO ESPECIAL EA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO BRASIL1. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 29, p. e0216, 2023.
- ALVES VIEIRA, Andreza; DE SOUZA, Calixto Júnior; APARECIDO DA SILVA, Adriano. Potencialidades e desafios do ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia no IF Goiano-Campus Rio Verde/GO: um estudo de caso. Revista Educação Especial (Online), v. 36, 2023.
- ALVES, Renata; BENITEZ, Priscila; MELLO, Elisabete Marcon; PASIAN, Mara Silvia; FONSECA, Gessica Fabiely. FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS AOS RELATOS. Revista de Ensino e Cultura, [S.I], v. 6, n. 3, p. 190-210, 2023.
- ALVES, Suelen Priscila Ferreira; DA SILVA FERREIRA, Sally Cristina Gouveia; ORLANDO, Rosimeire Maria. EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: ARGUMENTOS E CONSENSO FORMULADOS EM TORNO DO DECRETO N° 10.502/2020. Revista Práxis e Hegemonia Popular, v. 8, n. 12, p. 26-47.
- ALVES, Suelen Priscila Ferreira; ORLANDO, Rosimeire Maria. Política de educação especial no Brasil no contexto de pandemia da Covid-19. Comunicações, v. 29, n. 2, p. 259-283, 2022.
- ASNIS, Valéria Peres. Educação Especial e Inclusiva em Portugal: com a palavra a diretora dos serviços de educação especial e apoio socioeducativo. entrevista. Revista Educação e Políticas em Debate, [S.L.], v. 12, n. 3, p. 969-977, 12 jul. 2023.
- AZNAR-BLEFARI, Carlos et al. Increasing access to justice for children: A brief report on the Brazilian Sign Language version of the NICHD protocol. Children and Youth Services Review, v. 145, p. 106763, 2023.
- BACCIOTTI, Patrícia d'Azeredo Orlando. Interfaz entre la educación física y el plan educativo individualizado: una revisión sistemática. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, n. 47, p. 474-481, 2023.
- BENITEZ, Priscila et al. Análise da Viabilidade de Uso do FNIRS em Atividades Educacionais com Crianças e Jovens com Deficiência Intelectual e Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 29, p. e0158, 2023.
- BENITEZ, Priscila et al. Formação em Análise do Comportamento no contexto da Educação Especial: Variáveis Pessoais e Atitudinais Relacionadas à Inclusão. Psicologia: ciência e profissão, v. 43, p. e264477, 2023.
- BENITEZ, Priscila; DOMENICONI, Camila. Equivalence‐based instruction to teaching reading by families and teachers students with autism and/or intellectual disabilities. Behavioral Interventions, v. 38, n. 3, p. 861-880, 2023.
- BIRÃO, Fabiana Cristina Giehl; DENARI, Fátima Elisabeth. Programa Educacional de Introdução à Linguagem Cartográfica Tátil e introdução à leitura de mapas na sala de aula comum. Práxis Educativa, v. 18, 2023.
- BORGES, Bianca Costa; LOURENÇO, Gerusa Ferreira. Capacitação de parceiros de comunicação de alunos com necessidades complexas de comunicação no contexto escolar: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, v. 36, n. 1, p. e4/1-28, 2023.
- BRITO, Lucelmo Lacerda de; ELIAS, Nassim Chamel. Repertório de professores do atendimento educacional especializado sobre autismo e Análise do Comportamento Artigo de Demanda Continua. Revista Educação Especial (Online), v. 36, 2023.
- CABRAL, Leonardo Santos Amâncio et al. PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: FALEMOS DE GESTÃO E ACESSIBILIDADE. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 10, n. 2, p. 51-60.
- CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; MENDES, Enicéia Gonçalves; EBERSOLD, Serge. Reconfiguração do fazer coletivo e as funções da acessibilidade na Educação Superior. Revista Educação e Políticas em Debate, [S.L.], v. 12, n. 3, p. 978-999, 12 jul. 2023.
- CHIZZOLINI, Gabriela Cabral; POSTALLI, Lidia Maria Marson. Efeitos do ensino remoto de emparelhamento auditivo-visual com letras na nomeação de letras em crianças com Síndrome de Down e Autismo. Revista Psicologia: Teoria e Prática, v. 25, n. 3, p. ePTPPE15103-ePTPPE15103, 2023.
- COIMBRA, Matheus Batista Barboza; FRAGOSO, Élcio Aloisio. TV INES como acontecimento discursivo. Tabuleiro de Letras, [S.L.], v. 17, n. 2, p. 305-315, 16 dez. 2023.
- COIMBRA, MATHEUS; FRAGOSO, Élcio. Discursos fundadores da educação de surdos no Brasil: a presença do discurso médico nos modos de significar o sujeito surdo. RE-UNIR-Revista do Centro de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Rondônia, v. 10, n. 1, p. 185-199, 2023.
- COSTA, Ailton Barcelos da; PICHARILLO, Alessandra Daniele Messali; ELIAS, Nassim Chamel. Efeitos da Pandemia de Covid-19 na Educação de Indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 29, p. e0226, 2023.
- COZENDEY, Sabrina Gomes; DA COSTA, Maria da Piedade Resende. Crenças de Autoeficácia de estudantes da licenciatura em Física em relação ao ensino inclusivo. Revista Eletrônica de Educação, v. 17, p. e3935058-e3935058, 2023.
- DA COSTA, Ailton B. et al. Assessment of pre-arithmetic relations in children and adolescents with visual impairment. British Journal of Visual Impairment, v. 42, n. 1, p. 164-176, 2024.
- DA COSTA, Juliane Dayrle Vasconcelos; VILARONGA, Carla Ariela Rios. Professor de educação especial: papéis atribuídos e desempenhados frente ao processo de inclusão escolar em uma cidade paraense: Profesor de educación especial: papeles asignados y desarrollados frente al proceso de inclusión escolar en una ciudad paraense. Revista Cocar, n. 19, 2023.
- DA ROCHA, Luiz Renato Martins; DE LACERDA, Cristina Broglia Feitosa. Análise textual dos espelhos das redações de candidatos que realizaram a videoprova em Libras do Enem-2017. Education Policy Analysis Archives, v. 31, 2023.
- DA SILVA FERNANDES, Francyllayans Karla; DE OLIVEIRA MARTINS, Vanessa Regina. Desenho animado em Libras: perspectivas de ensino de segunda língua para crianças ouvintes: Cartoons in Libras: perspectives on teaching second language to hearing children. Revista Cocar, v. 19, n. 37, 2023.
- DA SILVA THEODORO, Helen Cristiane; DA COSTA, Carolina Severino Lopes. O ensino de matemática para um aluno com Transtorno do Espectro do Autismo–uma experiência na educação infantil. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, n. 4, p. 1675-1693, 2023.
- DA SILVA, Carolina Marques et al. A interação social de pessoas com síndrome de Down: uma análise das pesquisas. Peer Review, v. 5, n. 17, p. 116-125, 2023.
- DA SILVA, Elenir Lindaura et al. Retrato das Narrativas de Mães Universitarias no Contexto Acadêmico. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 24, n. 2, p. 275-283, 2023.
- DA SILVA, Emely Pujólli et al. Construção da SILFA: Corpus de Expressão Facial em Língua de Sinais. Revincluso-Revista Inclusão & Sociedade, v. 3, n. 1, p. 25-25, 2023.
- DA SILVA, Giulia Gomes; DE ALCANTARA GIL, Maria Stella Coutinho. Estudos sobre MEI para a Emergência do Comportamento de Falante por Crianças Pequenas. Perspectivas em Análise do Comportamento, p. 035-048, 2023.
- DA SILVA, Josana Carla Gomes; DA COSTA, Carolina Severino Lopes. Atividades acadêmicas de estudantes com deficiência visual: Ensino Superior no contexto de ensino remoto emergencial. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. e023125-e023125, 2023.
- DAROQUE, Samantha Camargo; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A escola comum como espaço formativo para a dupla professor e intérprete educacional de Libras. Signo, [S.L.], v. 48, n. 93, p. 121-129, 1 nov. 2023. APESC - Associação Pro-Ensino em Santa Cruz do Sul.
- DE ALMEIDA LERIA, Lucinda et al. Perspectivas de pessoas com deficiência visual sobre a acessibilidade no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Revista Educação Especial, v. 36, n. 1, p. e57/1-31, 2023.
- DE ALMEIDA PAVÃO, Rita de Cássia; PAVÃO, Michelle Roberta; VAN MUNSTER, Mey de Abreu. Atendimento educacional especializado e Educação Física: Relação dos professores no contexto da aprendizagem e inclusão de um estudante surdo. Revista Reflexión e Investigación Educacional, v. 5, n. 1, p. 129-136, 2023.
- DE ALMEIDA, Isabela Hogari Pereira et al. Aquisição da linguagem em pessoas com surdocegueira: uma revisão bibliográfica. Peer Review, v. 5, n. 13, p. 192-212, 2023.
- DE AQUINO ALBRES, Neiva; JUNG, Ana Paula. HISTÓRIA DOS INTÉRPRETES DE LÍNGUA DE SINAIS NO BRASIL:: DE MÃOS MISSIONÁRIAS À MÃOS PROFISSIONAIS. Revista Educação Especial em Debate, v. 8, n. 15, p. 115-135, 2023.
- DE ARAUJO, Fernanda Aparecida Barbosa et al. Percepções de mães de filhos com autismo ou deficiência intelectual sobre uso de framework educacional. Informática na educação: teoria & prática, v. 26, n. 1, p. 64-72, 2023.
- DE AZEVEDO GUIMARÃES, Cristiane; DA COSTA, Carolina Severino Lopes. Habilidades Sociais Educativas de Professoras e Relação com Comportamentos de Pré-Escolares. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 23, n. 1, p. 291-311, 2023.
- DE CARVALHO SILVA, Elaine; ELIAS, Nassim Chamel. Interdependência entre o desenvolvimento de habilidades sensório motoras e da linguagem no TEA: revisão sistemática. Revista Eletrônica de Educação, v. 17, p. e5677071-e5677071, 2023.
- DE FRANÇA DIAS, Julio Cesar et al. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CAMPO DA GEOGRAFIA ESCOLAR. GEOFRONTER, v. 9, 2023.
- DE LIMA, Alyne Cristine Domene Martins; ORLANDO, Rosimeire Maria. Implicações do ensino não presencial para a Educação Especial: relação escola e famílias segundo os direcionamentos internacionais e nacionais: Implications of the non-presential teaching on the Special Education: the relation school-family according to the international and national directions. Revista Cocar, n. 19, 2023.
- DE LIMA, Alyne Cristine Domene Martins; ORLANDO, Rosimeire Maria. A Educação Especial sob a máscara do ensino não presencial: The Special Education under the mask of the non-presential teaching. Revista Cocar, n. 19, 2023.
- DE OLIVEIRA TEIXEIRA, Isabela; POSTALLI, Lidia Maria Marson; AGGIO, Natalia M. Delayed Matching to Sample by Adolescents With and Without Intellectual Disabilities: Memory and Intellectual Disability. Trends in Psychology, v. 31, n. 2, p. 286-306, 2023.
- DE OLIVEIRA, Patricia Santos; DA ROSA, Marcelo Victor; DA SILVA NUNES, Jacqueline. IDENTIDADE CULTURAL E DANÇA DE SALÃO NO MATO GROSSO DO SUL. Arquivos em Movimento, n. 1, p. 123-139, 2023.
- DE SOUZA, Christianne Thatiana Ramos; DA SILVA, Jayna Suenne Silva. Concepções sobre deficiência por estudantes de licenciatura em Pedagogia. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 12, n. 01, 2023.
- DOS SANTOS BATISTA, Leonardo; KUMADA, Kate Mamhy Oliveira; BENITEZ, Priscila. Rastreamento ocular e a educação especial inclusiva: uma revisão sistemática. Olhar de Professor, v. 26, p. 1-22, 2023.
- DOS SANTOS BATISTA, Leonardo; OLIVEIRA KUMADA, Kate Mamhy; PRISCILA BENITEZ, Configurações. Levantamento de Produções Científicas sobre o uso de Recursos Visuais no Ensino de Matemática para Alunos Surdos. Revista Educação, Artes & Inclusão, v. 19, n. 1, 2023.
- DOS SANTOS, Letícia et al. Coordinated and individual responding in pairs of rats under variable interval schedules. Learning and Motivation, v. 83, p. 101909, 2023.
- DOS SANTOS, Renata Araujo; PEDRO, Ketilin Mayra. Desafios dos professores com o público--alvo da educação especial na pandemia da covid--19: Challenges of teachers with the target audience of special education in the covid-19 pandemic. Revista Cocar, v. 19, n. 37, 2023.
- EDUCAÇÃO ESPECIAL E SURDEZ: FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
- ERBES RANZAN, Mayara et al. Making a Dream Come True in Brazil: Promoting an Active Lifestyle Through Sports for Youth with Visual Impairments. Palaestra, v. 37, n. 2, 2023.
- FANTACINI, Isabella Maria Cruz; PEDROSO, Cristina Cinto Araujo. Formação de professores para atuação em classes hospitalares brasileiras. Sensos-e, v. 10, n. 1, p. 35-44, 2023.
- FAVA, Letícia Regina et al. Ensino de Discriminações Condicionais e Cópia como requisitos para Leitura em Jovens com Síndrome de Williams. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 19, n. 1, 2023.
- FERNANDES, Jarina Rodrigues et al. Educação de pessoas jovens e adultas, letramentos e tecnologias no Brasil: Políticas e brechas históricas. Education Policy Analysis Archives, v. 31, 2023.
- FERRANDI, Daiani Aparecida; SILVA, Josana Carla Gomes da; ORLANDO, Rosimeire Maria. Dimensões de acessibilidade no Ensino Superior: formação acadêmica de estudantes com baixa visão. Revista Educação e Políticas em Debate, [S.L.], v. 12, n. 3, p. 1190-1207, 12 jul. 2023.
- FERRAZ, Mariana; PEDRO, Ketilin Mayra. Tecnologias digitais na escolarização de estudantes com dislexia uma revisão de literatura. Devir Educação, v. 7, n. 1, 2023.
- FERREIRA, Naidson Clayr Santos; ALMEIDA, Maria Amelia. Programa de formação em informática Para Professores no Atendimento de Alunos com deficiência visual. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 28, p. e0102, 2022.
- FREITAS, MC de et al. Implicações nas políticas educacionais brasileiras dos critérios diagnósticos do autismo no DSM-5 e CID-11. Imagens da Educação, v. 13, n. 2, p. 105-127, 2023.
- GALEGO, Pâmela Suelen; GOYOS, Celso. Treino remoto parental para aplicação do protocolo de avaliação do ecoico a crianças com autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 29, p. e0185, 2023.
- GARCIA, Rafael Vilas Boas et al. Emergency Remote Education: educational practices and teaching perceptions. Educação & Realidade, v. 48, p. e124612, 2023.
- GARCIA, Rafael Vilas Boas; DENARI, Fatima Elisabeth. Formação de professores de creche e Transtorno do Espectro Autista: resultados de um curso presencial e a distância. Revista Educação Especial, v. 36, n. 1, p. e19/1-28, 2023.
- GATTI, Melina Radaelli; DE FREITAS, Polyane Gabrielle; CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez. Caracterização da atuação docente no atendimento educacional especializado na educação de jovens e adultos durante a pandemia do COVID-19. Nuances: Estudos sobre Educação, p. e023025-e023025, 2023.
- GATTI, Melina Radaelli; VAN MUNSTER, Mey de Abreu. Co-enseñanza e inclusión de estudiantes con discapacidad en las clases de Educación Física: la perspectiva de los docentes. Revista Reflexión e Investigación Educacional, v. 5, n. 1, p. 119-128, 2023.
- GOMES-SILVA, Amanda Santana; ROMANO, Soraia; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Acessibilidade Policêntrica: contribuições para além das práticas inclusivas centralizadoras. Olhar de Professor, v. 26, p. 1-15, 2023.
- GONÇALVES, Adriana Garcia; BARONE, Beatriz Vieira. Planejamento colaborativo na classe hospitalar: contribuições para as representações sociais do hospital sob a óptica das crianças hospitalizadas1. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 29, p. e0053, 2023.
- GUIMARÃES, Cristiane de Azevedo; COSTA, Carolina S. Curso on-line de formação socioemocional de professoras para inclusão de crianças com deficiência na pré-escola. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v. 10, n. 2, p. 221-241, 2023.
- HERNÁNDEZ, Liudy G. et al. Study of Melipona quadrifasciata brain under operant learning using proteomic and phosphoproteomic analysis. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 95, n. suppl 1, p. e20201317, 2023.
- HUSSEIN, Laila Guzzon et al. Effect of Density of Tests Interposed in Equivalence-Based Instruction on Speech Accuracy in Picture Naming. The Psychological Record, v. 73, n. 4, p. 525-540, 2023.
- INVENTÁRIO PORTAGE OPERACIONALIZADO PARA CRIANÇAS COM BAIXA VISÃO: UMA ANÁLISE DE ESPECIALISTAS
- KOGA, Fabiana Oliveira; DE ARAÚJO RAGNI, Rosemeire. Adequações do Protocolo para Screening de Habilidades Musicais e Instrumentos Adicionais. Orfeu, v. 8, n. 1, p. e0101-e0101, 2023.
- KOGA, Fabiana Oliveira; DE ARAÚJO RANGNI, Rosemeire. Síntese sobre o talento musical: revisão integrativa com meta-análise e discussões complementares. ARJ–Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, v. 10, n. 2, 2023.
- KOGA, Fabiana Oliveira; DE ARAÚJO RANGNI, Rosemeire. Sobre-excitabilidade (overexcitability) correlacionada à aptidão e talento musical. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. e023056-e023056, 2023.
- LARA, Sara Veloso; DA COSTA, Maria da Piedade Resende. Investigando o entorno pessoal de aprendizagem de inglês de alunos com Síndrome de Down: uma análise preliminar. Educação, p. e40/1-30, 2023.
- LEITE, Lúcia Pereira; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Concepções sobre deficiência em instituições públicas e privadas da Educação Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 31, p. e0233127, 2022.
- LEITE, Lucia Pereira; DE MATTOS, Beatriz Marques; DE LACERDA, Cristina Broglia Feitosa. The disability from the perspective of university students and its implications. Revista Española de Discapacidad (REDIS), v. 11, n. 2, p. 51-66, 2023.
- LIMA, Ilene Diniz Sacramento; VILARONGA, Carla Ariela Rios; DA COSTA, Juliane Dayrle Vasconcelos. Interseccionalidades na educação especial e educação do campo em uma escola ribeirinha Amapaense: Intersectionalities in special education and field education in a riverside school from the State of Amapá. Revista Cocar, n. 21, 2023.
- LIMA, Thaís Caroline da Silva; QUARESMA, Marcela Sena; SOUZA, Christianne Thatiana Ramos de; LIMA, Daniele Dorotéia Rocha da Silva de. Educação Especial e Inclusiva na educação infantil: perspectivas, desafios e diferenças. Revista Educação e Políticas em Debate, [S.L.], p. 459-474, 2 dez. 2022.
- LINS, Sarah Raquel Almeida; SQUASSONI, Carolina Elisabeth; MATSUKURA, Thelma Simões. Formação em Saúde Mental Infantojuvenil: construindo saberes com professores de Sala de Recursos Multifuncionais. Olhar de Professor, v. 26, 2023.
- LOPES, Mariana Moraes; MENDES, Enicéia Gonçalves. Profissionais de apoio à inclusão escolar: quem são eo que fazem esses novos atores no cenário educacional?. Revista Brasileira de Educação, v. 28, p. e280081, 2023.
- LOPES, Mariana Moraes; MENDES, Enicéia Gonçalves. School inclusion support professionals: who are and what are these new actors in the educational scenario?. Revista Brasileira de Educação, v. 28, p. e280081, 2023.
- LOURENÇO, Carla. Validação de conteúdo do instrumento “Plano de Ensino Individualizado aplicado à Educação Física” - Uma Proposta de Intervenção em Portugal. Retos, [S.L.], v. 48, p. 439-449, 6 mar. 2023.
- LOURENÇO, Gerusa Ferreira; PASCHOARELL, Luis Carlos. Percepção de usabilidade de dispositivos assistivos auxiliares de mobilidade na infância: uma contribuição para o design. Estudos em Design, v. 31, n. 1, 2023.
- MAIA, Shirley Rodrigues; FALKOSKI, Fernanda Cristina. Formação de professores e profissionais como apoio a inclusão e participação de pessoas com surdocegueira. Revista on line de Política e Gestão Educacional, p. e023013-e023013, 2023.
- MARCELINO, Madeleine Reinert; ELIAS, Nassim Chamel. Avaliação da autoestima por medida implícita: aplicação do Function Acquisition Speed Test (FAST). Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 25, p. 1-15, 2023.
- MARCELINO, Madeleine Reinert; ELIAS, Nassim Chamel. O que é autoestima para os analistas do comportamento? Uma revisão sistemática. Interaçao psicol, p. 330-340, 2023.
- MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira; NASCIMENTO, Gabriel Silva Xavier. Atuação do intérprete educacional e o aprender surdo: análise da posição-mestre na relação educativa em sala de aula inclusiva. Educação e Filosofia, v. 36, n. 78, p. 1715-1744, 2022.
- MELO, Lidiane Medeiros; DOS SANTOS CALHEIROS, David. Didactic Sequences as an Educational Product to Facilitate Teaching-Learning Processes in Lato Sensu Graduate Courses in the Area of Health Management in Primary Care. Health, v. 15, n. 6, p. 495-506, 2023.
- MENDES, Marlon Jose Gavlik; DENARI, Fátima Elisabeth. Sexo e deficiência: Educação sexual de discentes com deficiência intelectual segundo suas professoras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. e023091-e023091, 2023.
- MENDOZA, Babette; GONÇALVES, Adriana. Estruturação de planos de aula com princípios do desenho universal para a aprendizagem (DUA): contribuição para a educação inclusiva. Educação: Teoria e Prática, v. 33, n. 66, p. e31 [2023]-e31 [2023], 2023.
- MILLAN, Ana Elisa et al. PRÁTICAS COLABORATIVAS COMO PROPOSTA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE. In: Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207. 2023. p. 189-212.
- MIRANDA, João Paulo Romero et al. A ENUNCIAÇÃO DOS LÉXICOS SINAIS: variação e mudança da língua brasileira de sinais ⠳ libras. Revista Ft, v. 27, n. 121, 10 abr. 2023.
- MONTES, Aline Lucia Baggio; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Libras no contexto escolar: instrumento ilustrado de Avaliação de narrativas sinalizadas1. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 29, p. e0049, 2023.
- MONTES, Kananda Fernanda; CIA, Fabiana; SPINAZOLA, Cariza de Cássia. Análise e correlação do suporte social e satisfação parental de famílias de crianças com síndrome de Down. Revista Educação Especial (Online), v. 36, 2023.
- MONTI, L. L., & SIGOLO, S. R. R. L. . (2023). Estudo sobre violência intrafamiliar contra a criança: conhecimentos e atitudes de professores da educação infantil. Educação, 48(1), e49/1–31. 2023.
- MORI, Fernanda Yumi Ribeiro; BENITEZ, Priscila; DOMENICONI, Camila; BALOG, Lívia Gabriela Campos; GOIS, João Paulo; TREVISAN, Diogo Fernando. AVALIAÇÃO DO CONCEITO DE DÚZIA MEDIADA PELA FAMÍLIA DE ESTUDANTES COM AUTISMO DURANTE A PANDEMIA. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 1-17, 17 jul. 2023.
- MOURA, Thainá Letícia Dourado et al. Trajetória educacional de estudantes com autismo e deficiência intelectual: avaliação de leitura, escrita, matemática e comportamento verbal. Ciência & Educação (Bauru), v. 29, p. e23010, 2023.
- MUTO, Jessica Harume Dias; GALVANI, Márcia Duarte. O ensino das habilidades socioemocionais na escola: Uma revisão de literatura. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. e023156-e023156, 2023.
- NASCIMENTO, Gabriel Silva Xavier; DE SÁ, Rubens Lacerda. Por um exercício coletivo de aprendizagem crítica e colaborativa na pós-graduação: para além das fronteiras nacionais e epistemológicas. Psicologia da Educação, n. 54, p. 43-50, 2022.
- NASCIMENTO, Gabriel Silva Xavier; REIS, Elizabeth Martins dos. Conhecimento e reconhecimento terminológico no campo da surdocegueira por profissionais do AEE da Baixada Santista e Vale do Ribeira. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, nº 29, 1 de agosto de 2023.
- NASCIMENTO, Gabriel; ACOSTA, Tássio. Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 10, n. 24, p. 351-373, 2023.
- NEVES, Anderson Jonas das et al. Sentence comprehension and production in children with cochlear implants: Errorless procedures and equivalence‐based instruction. Behavioral Interventions, v. 38, n. 2, p. 376-400, 2023.
- OLIVEIRA, Lais Paloma; POSTALLI, Lidia Maria Marson. Ensino de leitura e escrita para dois alunos com deficiência intelectual a partir de um programa de ensino informatizado. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 25, p. 1-20, 2023.
- OLIVEIRA, Márcia Cristina Conceição Santos; DA SILVA, Núbia Xavier; DA SILVA, Maria do Carmo Lobato. ACESSIBILIDADE EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO: revisão de literatura. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 9, n. 31, 2023.
- OLIVEIRA, Patricia Santos de; MUNSTER, Mey de Abreu van. Consultoria colaborativa em Educação Física: planejamento e implementação de programa para estudante com deficiência física. Movimento, v. 29, p. e29016, 2023.
- OLIVEIRA, Sabrina David de; ELIAS, Nassim Chamel. A Correlational Study Between Executive Functions and Conditional Discriminations in Children with Autism. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 39, p. e39203, 2023.
- OS IMPACTOS DA LEI DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS E COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO BRASIL
- PAGANOTTI, Emille Gomes; CIA, Fabiana. AUTOEFICÁCIA DE PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA E ENSINO FUNDAMENTAL 1 PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS. Psicologia Escolar e Educacional, v. 27, p. e235335, 2023.
- PAVÃO, Michelle Roberta. Onde estão as mulheres dentro do público da educação especial?¿ Dónde están las mujeres del público de la educación especial?. Revista Cocar, v. 18, n. 36, 2023.
- PAVÃO, Michelle Roberta; DIAS, Walquiria Pereira da Silva; GALVANI, Márcia Duarte. Concepções de adultos com deficiência acerca das condições de trabalho no contexto de pandemia da COVID-19. Revista Educação Especial (Online), v. 36, 2023.
- PAVÃO, Rita de Cássia Almeida; VAN MUNSTER, Mey de Abreu. Tecnologia assistiva e atividade física adaptada. Revisão integrativa de literatura. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 27, n. 298, p. 197-219, 2023.
- PEDRO, Ketilin Mayra; OGEDA, Clarissa Maria Marques. Adaptação transcultural e validação de instrumentos de coleta de dados na educação especial. Revista Teias, v. 24, n. 73, p. 85-97, 2023.
- PEREIRA, Josilene Domingues Santos; DE ARAÚJO RANGNI, Rosemeire. Dupla excepcionalidade: definição e evidências da produção científica brasileira. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 10, n. 1, p. 41-58.
- PEREIRA, Josilene Domingues Santos; DE ARAÚJO RANGNI, Rosemeire. Formação de professores e altas habilidades ou superdotação: evidências em planos de disciplinas de Pedagogia. Revista Eletrônica de Educação, v. 17, p. e5533023-e5533023, 2023.
- PEREIRA, Mariana Nicioli; NASCIMENTO, Lilian Cristine Ribeiro; DE OLIVEIRA MARTINS, Vanessa Regina. Interações do aluno surdo no processo de inclusão. Revista Educação Especial, v. 36, n. 1, p. e51/1-20, 2023.
- PEREIRA, Taylor Brian Lavinscky; VAN MUNSTER, Mey de Abreu. Esquí de fondo paralímpico en Brasil: Sugerencias para la iniciación deportiva de niños y jóvenes. Revista Reflexión e Investigación Educacional, v. 5, n. 1, p. 147-155, 2023.
- PICCOLO, Gustavo Martins. JUSTIÇA SOCIAL COMO IGUALDADE DE ACESSO: POR UMA ABORDAGEM ANTICAPACITISTA DOS DIREITOS HUMANOS. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 10, n. 2, p. 11-24.
- PICCOLO, Gustavo Martins; MENDES, Enicéia Gonçalves. Direito inacessível: pessoas com deficiência e eleições no Brasil. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 120, p. 287-323, 2023.
- PICHARILLO, Alessandra Daniele Messali; COSTA, Ailton Barcelos da; ELIAS, Nassim Chamel. Acessibilidade nas Instituições Federais de Educação Superior: uma revisão sistemática. Revista Educação e Políticas em Debate, [S.L.], v. 12, n. 3, p. 1247-1263, 12 jul. 2023. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia.
- PIETROBON, Sandra Regina Gradacho; UJIIE, Nájela Tavares; GODOY, Miriam Adalgisa Bedim. Um estudo sobre práticas pedagógicas de professores (as) de pré-escola, no contexto de distanciamento social. Ensino & Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 109-122, 2023.
- PRETTE, Zilda Aparecida Pereira del; PRETTE, Almir del. CONCEPTUAL BASIS, VALUES AND COMMITMENTS IN THE FIELD OF SOCIAL SKILLS AND INTERPERSONAL RELATIONSHIPS. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, v. 19, n. 2, p. 1-20, 13 jul. 2023.
- RIBEIRO, Giovan W.; DE SOUZA, Deisy G. Evidence of precurrent responses expanding equivalence classes in a delayed matching‐to‐sample task. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, v. 121, n. 2, p. 151-162, 2024.
- ROCHA, L. R. M. D.; PASIAN, M. S. A EDUCAÇÃO DAS PESSOAS SURDAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE AO LONGO DE 20 ANOS (2002-2022) APÓS O RECONHECIMENTO DA LEI DE LIBRAS. Educação em Revista, v. 39, p. e40565, 4 dez. 2023.
- ROCHA, LUIZ RENATO MARTINS DA; PASIAN, MARA SILVIA. A EDUCAÇÃO DAS PESSOAS SURDAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE AO LONGO DE 20 ANOS (2002-2022) APÓS O RECONHECIMENTO DA LEI DE LIBRAS. Educação em Revista, v. 39, p. e40565, 2023.
- ROCHA, Luiz Renato Martins; DE LACERDA, Cristina Broglia Feitosa; DA SILVA LIZZI, Elisângela Aparecida. Um panorama dos cursos de graduação no Brasil anterior à Lei de reserva de vagas: as matrículas de estudantes da educação especial. Revista Educação Especial, v. 36, n. 1, p. e22/1-17, 2023.
- ROCHA, Mayara Nakiria Tavares da; CALHEIROS, David dos Santos; WYSZOMIRSKA, Rozangela Maria de Almeida Fernandes. Initial training of physicians working in primary mental health care. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 47, p. e001, 2023.
- RODRIGUES DE SOUZA, Amanda; AMARAL MARTINS, Bárbara; AGUIRRE, Triana. Vulnerabilidade social e o gênero em pessoas adultas com altas capacidades. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 10, n. 1, p. 143–152, 2023
- RODRIGUES, Jenysmaire Carneiro Rios de Freitas; SANTOS, Lara Ferreira dos. A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE E DA IDENTIDADE DA PESSOA SURDA. Intellectus: Revista acadêmica digital, [S.I], v. 72, n. 1, p. 1-20, 01 set. 2023.
- RODRIGUES, Raone M. et al. Teaching Conditional Relations between Music Progressions and Faces for Child Cochlear Implant Users. The Psychological Record, v. 73, n. 2, p. 289-299, 2023.
- RORIZ, Danielle Vieira; LINS, Sarah Raquel Almeida; FARIAS, Magno Nunes. Terapia ocupacional e educação: um estudo documental sobre a formação acadêmica. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 31, p. e3474, 2023.
- ROSSI-ANDRION, Patricia; VAN MUNSTER, Mey de Abreu; SILVA, Bruna Poliana. Formación del profesorado en actividad física adaptada durante las clases virtuales. Revista Reflexión e Investigación Educacional, v. 5, n. 1, p. 137-145, 2023.
- SALDANHA, Luciléia Bechmann; ORLANDO, Rosimeire Maria; BENGTSON, Clarissa. Experiências de estudantes com deficiência em atividades extracurriculares na educação superior. Revista Educação e Políticas em Debate, [S.L.], v. 12, n. 3, p. 1264-1282, 12 jul. 2023.
- SALVADOR, Silvana Monalisa França et al. Escolarização de estudantes surdos e com autismo:: estratégias educacionais mapeadas na literatura. Revincluso-Revista Inclusão & Sociedade, v. 2, n. 1, 2022.
- SANTOS, Jéssica Rodrigues; VILARONGA, Carla Ariela Rios; MENDES, Enicéia Gonçalves. Regulamentos dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas nos Institutos Federais brasileiros. Revista Educação Especial (Online), v. 36, 2023.
- SILVA, Aline Aparecida dos Santos; COIMBRA, Matheus Batista Barboza; NASCIMENTO, Dandara Lorrayne do. O Trabalho do Intérprete de Libras nos Institutos Federais: Perspectivas e Desafios. Revista Partes, São Paulo, 2023.
- SILVA, Bruna Poliana; VAN MUNSTER, Mey de Abreu. Repercusiones de la práctica de la danza folclórica alemana en la vida de un niño con TEA. Revista Reflexión e Investigación Educacional, v. 5, n. 1, p. 157-163, 2023.
- SILVA, Josana Carla Gomes et al. Ensino de Ciências para alunos com deficiência visual. Benjamin Constant, v. 28, n. 65, p. 1-22 e286503, 2022.
- SILVA, Natany Ferreira; VILARONGA, Carla Ariela Rios; MENDES, Eniceia Gonçalves. Planejamento de Ensino para o Estudante Público Alvo da Educação Especial no Instituto Federal de São Paulo. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 23, p. e13845-e13845, 2023.
- SILVEIRA, Victoria Gimenez et al. PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO DE ESTUDANTE COM AUTISMO NA UNIVERSIDADE. Psicologia Escolar e Educacional, v. 27, p. e238308, 2023.
- SOARES, Anays Alves et al. ANÁLISE DO PERFIL E DOS DIREITOS DE USUÁRIOS ATENDIDOS NO SERVIÇO ATENDE+ DE SÃO PAULO. Cadernos da FUCAMP, v. 22, n. 56, 2023.
- SOLER, Priscila Silveira; DE OLIVEIRA MARTINS, Vanessa Regina. LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS:: A EXPERIÊNCIA DO APRENDER SURDO. Revista Educação Especial em Debate, v. 8, n. 15, p. 17-36, 2023.
- SOUZA, Amanda Rodrigues de; OLIVEIRA, Ana Paula Santos de; RANGNI, Rosemeire de Araújo. Altas capacidades e as lives do YouTube® no período da pandemia: uma revisão sistemática. Educação & Formação, v. 8, 2023.
- SOUZA, Amanda Rodrigues de; RANGNI, Rosemeire de Araújo. Estágio supervisionado: desdobramentos para estudantes público da educação especial. Eccos Revista Científica, n. 64, 2023.
- SOUZA, CHRISTIANNE THATIANA RAMOS DE; LACERDA, CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE. INTERAÇÃO DIALÓGICA COMO MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA POR SURDOS. Educação em Revista, v. 39, p. e24992, 2023.
- STOPA, Paula Cristina et al. As interferências histórico-políticas e os avanços e retrocessos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no campo da Educação Especial. Revista Educação Especial, v. 36, n. 1, p. e62/1-24, 2023.
- TIBYRIÇÁ, Renata Flores; MENDES, Enicéia Gonçalves. O modelo social da deficiência e as decisões do tj/sp: análise a partir de demandas por profissional de apoio1. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 29, p. e0052, 2023.
- TORRES, Josiane Pereira; DE OLIVEIRA, Jáima Pinheiro; DA ROCHA, Luiz Renato Martins. Efeitos da pandemia da Covid-19 nas matrículas de estudantes público-alvo da educação especial. Revista GESTO-Debate, v. 7, n. 01, 2023.
- TORRES, Regina Célia; DE OLIVEIRA MARTINS, Vanessa Regina. Revisão sistemática sobre o uso da tecnologia no processo educativo de estudantes surdos. Educação, p. e77/1-30, 2023.
- VALDERRAMA-PADILLA, Sergio et al. Efectividad de los programas de sensibilización hacia las personas con discapacidad, implementados en las clases de educación física: Revisión Sistemática. Revista Peruana de ciencia de la actividad fisica y del deporte, v. 10, n. 3, p. 1695-1715, 2023.
- VILARONGA, Carla Ariela Rios; MENDONÇA, Carla Andréa Sampaio. AMAZONIAN NARRATIVES: STORIES OF GRADUATES WITH DISABILITIES IN TIMES OF PANDEMIC. Revista Internacional de Educação Superior, [S.L.], v. 11, p. 2 out. 2023.
- VILARONGA, Carla Ariela Rios; MENDONÇA, Carla Andréa Sampaio. Narrativas amazônicas: histórias de licenciandos com deficiência em tempos de pandemia. Revista Internacional de Educação Superior, v. 11, p. e025018-e025018, 2025.
- ZANIN, Ana Beatriz et al. A relação paterna no desenvolvimento de crianças com trissomia 21: revisão de literatura. Cadernos Macambira, v. 7, n. 3, p. 308-314, 2022.