Capítulos - 2021
Capítulos de livros publicados por docentes, discentes e egressos do PPGEEs no ano de 2021
Capítulos de livros publicados por docentes, discentes e egressos do PPGEEs no ano de 2021:
- CARVALHO, C.R.A; BERNARDO, L. D. ; POLTRONIERI, B. C. ; REBELLATO, C. . A atuação dos terapeutas ocupacionais nos serviços socioassistenciais para pessoas idosas. In: Francisco Nilton Gomes de Oliveira; Beatriz Akemi Takeiti; Claudia Reinoso Araujo de Carvalho. (Org.). Terapia Ocupacional saberes e fazeres. 1ed.Curitiba: Brazil Publishing, 2021, v. 1, p. 529-548.
- DA SILVA, João Henrique; PINTO, K. A. V. ; PINHEIRO, C. M. . A criança com síndrome Ehlers Danlos no contexto de ensino-aprendizagem e relação família-escola. In: Washington Cesar Shoiti Nozu, Maria Edith Romano Siems, Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. (Org.). Políticas e práticas em educação especial e inclusão escolar. 1ed.Curitiba: Íthala, 2021, v. , p. 227-237.
- SARAIVA, A. M. A.; TORRES, J. P. ; ROCHA, F. M. . A educação da primeira infância no Brasil: tendências, desafios e cenários atuais. In: Jaima Pinheiro de Oliveira; Simara Pereira da Mata; Marília Bazan Blanco. (Org.). Educação Infantil, Linguagem e Inclusão Escolar. 1ed.São Carlos: Editora de Carlos, 2021, v. 1, p. 13-26.
- Ferreira, Vânia da Silva ; GROSSI, FABIANA REGINA DA SILVA ; Fiaes, Carla da Silva . INCLUSÃO ESCOLAR: INGRESSO DE UM ADOLESCENTE COM AUTISMO NO ENSINO SUMÁRIO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE. Discursos, Práticas, Ideias e Subjetividades na Educação 5. 5ed.: Atena Editora, 2021, v. , p. 114-152.
- DIAS, W. P. S.; CUTRIM, I. G. . A Formação do Tradutor e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa: (re)produções discursivas e práticas sociais. In: Ricardo Oliveira Barros; Arenilson Costa Ribeiro; Marilda de Fátima Lopes Rosa. (Org.). Perspectivas Maranhenses no Estudos da Tradução e Interpretação de Libras. 1ed.São Luís: EDUEMA, 2021, v. 1, p. 41-62.
- GONÇALVES, A. G.; ARAUJO, J. M. O. ; ROCHA, S. M. . A garantia do direito à educação ao estudante na condição de adoecimento. In: Débora Regina de Paula Nunes; Flávia Roldan Viana; Katiene Symone de Brito Pessoa da Silva; Maria de Jesus Gonçalves. (Org.). Educação inclusiva : conjuntura, síntese e perspectivas. 1ed.Marília: ABPEE, 2021, v. 1, p. 33-46.
- OLIVEIRA, P. C.. A importância da estruturação de sentido na transposição entre a língua portuguesa e a língua brasileira de sinais. In: Leliane Rocha, Thiago Julio, Keiti Munari, Claudio André.. (Org.). Educação Inclusiva em Destaque. 1ed.São Paulo: Riac, 2021, v. 1, p. 47-77.
- PÉREZ, E. A. R.; GALLEGO, P. . A luta continua: além do preconceito. In: Fátima Denari. (Org.). (D)eficiências e Preconceito (In)visibilidades da deficiência no cinema. Vol V. Ved.: , 2021, v. V, p. 9-24.
- PAULINO, V.C. ; COSTA, M. P. R . A materialidade do braille em sala de aula para acesso à leitura e à escrita. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengton; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Educação à Distância, Formação de Professores e Ensino na Diversidade. 1ed.São Carlos: EDESP-UFACar Editora da Educação Especial e Acessibilidade, 2021, v. 1, p. 145-165.
- PAULINO, V. C.; COSTA, M. P. R. da . A materialidade do braille em sala de aula para o acesso à leitura e à escrita por um estudante com cegueira. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Educação a Distância, formação de professores e ensino na diversidade. 1ed.São Carlos: SEaD-UFSCar,, 2021, v. , p. 145-165.
- NEGRI, L. M.; DENARI, F. E. . A SEXUALIDADE NA DEFICIÊNCIA: SIMPLES COMO AMAR. In: Fátima Elizabeth Denari. (Org.). (D)eficiências e Preconceito (In)visibilidades da deficiência no cinema. 1ed.SÃO CARLOS: Pedro e João Editores, 2021, v. 5, p. 71-83.
- BIANCOLLI, L. G. ; LOURENÇO, G. F. . Adaptação de diferentes recursos de comunicação alternativa para uma criança com paralisia cerebral. In: Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimoto; Luís Carlos Paschoarelli; Carlos Alberto Costa; Eugenio Andrés Díaz Merino; José Aguiomar Foggiatto. (Org.). Tecnologia assistiva: projetos e aplicações. 1ed.Bauru: Canal 6, 2021, v. 1, p. 380-389.
- COSTA, A. B. ; ELIAS, N. C. . ADAPTAÇÃO E ESCOLHA DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. In: Amanda Basilio Santos; Juliana Porto Machado; Ronaldo Bernardino Colvero. (Org.). ANAIS HUMANIDADES DIGITAIS. 1ed.Jaguarão: EDICON, 2021, v. 1, p. 1-19.
- RANGNI, R.A; KOGA, F. O. . Altas habilidades ou superdotação em pessoas adultas: o caso de João. In: Vassoler-Mendonça, A.; costa-Lobo, C.; Medeiros, A. M. Capelline, V. L. F.. (Org.). Altas habilidades: saúde, desporto e sociedade.. 1ed.São Paulo: Culltura Acadêmica, 2021, v. 2, p. 103-124.
- OSTE, R.; RANZAN, M. E. . Análise da tríade: Covid-19, Ensino Superior ? do presencial ao remoto ? e pessoas com deficiência. In: Nassim C. Elias; Adriana G. Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana C. Pedrino. (Org.). Educação a Distância, formação de professores e ensino na diversidade. 1ed.São Carlos: EDESP-UFSCAR, 2021, v. 1, p. 7-2011.
- DESLANDES, A. C. ; REBELLATO, C. ; DRUMMOND, F. M. M. ; PINHEIRO, J. E. S. ; CARVALHO, V. J. C. . Aspectos multidimensionais das quedas. In: Carolina Rebellato; Daniel Lima Azevedo, Raphael Cordeiro da Cruz; Renata Borba de Amorim Oliveira. (Org.). Cuidado interdisciplinar de pessoas idosas: da teoria à prática. 1ed.Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2021, v. , p. 55-82.
- REBELLATO, CAROLINA; Garcia Moreira, Virgílio . AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA. INTRODUÇÃO ÀS VELHICES LGBTI+. 1ed.: SBGG-RJ | EternamenteSOU | ILC-BR, 2021, v. , p. 64-71.
- COSTA, A. B. ; ELIAS, N. C. . Avaliação de habilidades matemáticas e adaptação para estudantes com deficiência visual. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Educação a distância, formação de professores e ensino na diversidade. 1ed.São Carlos: EDESP-UFSCar, 2021, v. 1, p. 167-183.
- COSTA, A. B. ; PICHARILLO, A. D. M. ; ELIAS, N. C. ; GOMES, M. A. O. . AVALIAÇÃO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. In: Paula Almeida de Castro. (Org.). Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. 1ed.Campina Grande: Realize Editora, 2021, v. 1, p. 510-525.
- REBELLATO, CAROLINA. AVALIAÇÃO DO AMBIENTE DOMICILIAR DO IDOSO. In: Claudia Reinoso Araujo de Carvalho; Carolina Rebellato; Lilian Dias Bernardo. (Org.). Envelhecimento Humano: questões contemporâneas em saúde. 1ed.Curitiba: Appris Editora, 2021, v., p. 59-78.
- FREITAS, Vera Lúcia Chalegre de; LIMA, S.M.P ; VASCONCELOS, N.M . Campos de representações sociais de avaliação da aprendizagem nos círculos das subjetividades. In: Ramon Missias-Moreira; Julio Cesar Cruz Collares-da-Rocha;Vera Lúcia Chalegre de Freitas; Ivete Batista da Silva Almeida. (Org.). Representações sociais na Contemporaneidade-Volume 5. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 5, p. 95-116.
- LOURENÇO, G. F.; GONCALVES, A. G. ; CARRIJO, D. C. M. ; PAIVA, G. ; MARTINEZ, L. B. A. . Ciclo de Seminários Científicos como instrumento de formação e divulgação em Tecnologia Assistiva. In: Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimoto; Luís Carlos Paschoarelli; Carlos Alberto Costa; Eugenio Andrés Díaz Merino; José Aguiomar Foggiatto.. (Org.). Tecnologia assistiva: estudos. 1ed.Bauru: Canal 6, 2021, v. 1, p. 372-377.
- THEODORO, H. C. S.; COSTA, C. S. L. . Compreensão da própria sexualidade em uma jovem-adulta com deficiência visual. In: Ana Cláudia Bortolozzi; Paulo Rennes Marçal Ribeiro; Filomena Teixeira; Isabel Chagas; Teresa Vilaça; Patrícia de Oliveira e Silva Pereira Mendes; Sonia Maria Martins de Melo; Célia Regina Rossi; Isabel P. Martins. (Org.). Questões sobre Sexualidade e Educação Sexual: novos paradigmas e horizontes. 1ed.Bauru: Gradus, 2021, v. 1, p. 19-30.
- BLANCO, Maria Amélia Teixeira. CONTRIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DAS CIÊNCIAS. In: Marcelo Souza Oliveira; Alexandra Souza de Carvalho; Maria Matilde Nascimento de Almeida. (Org.). Educação científica e popularização das ciências: práticas multirreferenciais. 1ed.Curitiba: Appris, 2021, v. II, p. 85-96.
- MARTINS, Diléia Aparecida.. Criação e transcriação poética como forma de resistência do negro-surdo brasileiro. In: Ana Lúcia Silva Souza. (Org.). Cultura política nas periferias: estratégias de reexistência. 1ed.São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2021, v. 1, p. 257-272.
- SOLER, P. S.; SORDI, A. . Crip Camp: um recorte sobre lutas, direitos e inclusão. In: Fátima Elisabeth Denari. (Org.). (D)eficiências e Preconceito (In)visibilidades da deficiência no cinema. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, v. V, p. 7-157.
- NASCIMENTO, G. S. X. ; LIMA, J. V. A. . Da confissão ao exercício do governo de si: entrecaminhos da sexualidade e afetividade como exercício humano. In: Fátima Elisabeth Denari. (Org.). (D)eficiências e Preconceito (In)visibilidades da deficiência no cinema. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, v. 5, p. 157-180.
- GUIMARÃES, C. A.; TORRES, R. C. . Deficiência e estigma a partir do filme Hasta La Vista: venha como você é. In: Fátima Elisabeth Denari. (Org.). (D)eficiências e Preconceito (In)visibilidades da deficiência no cinema.. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, v. IV, p. 63-75.
- RABELO, LUCÉLIA CARDOSO CAVALCANTE; SANTOS, L. C. G. ; DIAS, M. C. . Deficiência Visual: Cegueira e Baixa Visão. In: Márcia Denise Pletsch; Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo; Izadora Martins da Silva de Souza; Saionara Corina Pussenti Coelho Moreira e Alexandre Rodrigues de Assis.. (Org.). Acessibilidade e Desenho Universal na Aprendizagem. 1ªed.Campos de Goytagazes: Encontrografia/ANPED, 2021, v. 1, p. 59-68.
- Melo, Lidiane Medeiros ; CALHEIROS, D. S. . Disciplina: atenção domiciliar no SUS. In: Rozangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska. (Org.). Desenho de curso e disciplina online. 1ed.Maceió: Editora Hawking, 2021, v. 1, p. 1-178.
- PAULINO, V. C. ; COSTA, M. P. R . Educação à Distância, Formação de Professores e Ensino na Diversidade. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengton; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). A materialidade do braille em sala de aula para acesso à leitura e à escrita. 1ed.São Carlos: EDESP-UFACar Editora da Educação Especial e Acessibilidade, 2021, v. 1, p. 145-165.
- LIMA, R. M.; OLIVEIRA, P. . Educação em tempos de pandemia: experiência docente no IFBA de Porto-Seguro (BA). In: Patricia de Oliveira; Gizeli Beatriz Camilo Volpin. (Org.). Formação e atuação docente frente ao ?novo normal?: reflexões, desafios e perspectivas em tempos de Pandemia. 1ed.Curitiba: Bagai, 2021, v. , p. 118-127.
- ORLANDO, R. M.; MONTEIRO RAIOL, J. J. ; FERREIRA, S.C.G.S . Educação Superior brasileira e docentes com deficiência em tempos de pandemia da COVID-19: ideias iniciais. In: Francisco Ricardo Lins V. Melo; Érica Simony F. M. Guerra; Margareth Maciel F. D. Furtado. (Org.). Educação Superior, inclusão e acessibilidade: reflexões contemporâneas. 1ed.Campos dos Goytacazes: Encontrografia Editora, 2021, v. , p. 111-121.
- HANNA, E. S. ; SEVERO, J. V. B. C. ; DOMENICONI, C. ; de Rose, Julio C ; de Souza, D.G. . Ensino de Leitura de Histórias Infantis. In: A.Albuquerque & R. M. de Melo. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita: aspectos históricos, conceituais e procedimentos de ensino - Volume 1. 1a.ed.Marília/São Paulo: Oficina Universitária / Cultura Acadêmica,, 2021, v. 1, p. 225-248.
- POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON; Freitas, Maria Clara de ; Benitez, Priscila . Ensino de Leitura e Escrita para Pessoas com DI e o Programa de Ensino ALEPP. In: Alessandra Rocha de Albuquerque; Raquel Maria de Melo. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita : investigações empíricas e diálogos com outras áreas de conhecimento - Volume 2. 1ed.: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021, v. 2, p. 67-92.
- de Souza, D.G.; de Rose, Julio C ; Faleiros, T.C. ; BORTOLOTI, R. ; HANNA, E. S. ; McIlvane, William J . Ensino de Leitura Generalizada via Recombinação de Unidades Textuais Mínimas: Um Legado do Comportamento Verbal para Crianças no Brasil. In: Alessandra Albuquerque & Raquel Maria de Melo. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita. 1ed.Marília/São Paulo: Oficina Universitária / Cultura Acadêmica,, 2021, v. 1, p. 149-190.
- COSTA, A. B. ; ELIAS, N. C. ; GIL, M. S. C. A. . ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM E SEM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. In: Vinicius Martins Flores; Jacqueline Lidiane de Souza Prais; Cremilton de Souza Santana. (Org.). DO SABER AO FAZER: POSSIBILIDADES E LIMITES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 1ed.Santa Maria, RS: Arco Editores, 2021, v. 1, p. 200-211.
- Golfeto, Raquel Melo ; POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON . Ensino de Palavras Irregulares por Meio do Programa de Ensino Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos. In: Alessandra Rocha de Albuquerque; Raquel Maria de Melo. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita: aspectos históricos, conceituais e procedimentos de ensino - Volume I. 1ed.: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021, v. 1, p. 191-224.
- Melo, Raquel Maria de; Albuquerque, Alessandra Rocha de ; POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON ; SOUZA, Deisy das Graças de . Ensino de Pré-Requisitos Relevantes para a Aprendizagem de Leitura e Escrita e Ampliação do Programa de Ensino ALEPP. In: Alessandra Rocha de Albuquerque; Raquel Maria de Melo. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita: aspectos históricos, conceituais e procedimentos de ensino - Volume I. 1ed.: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021, v. 1, p. 287-316.
- COSTA, A. M. V. ; SOUZA, L. F. ; CIA, F. . Ensino Remoto e Atuação de estagiárias do curso de Educação Especial: Um relato de experiência. In: Poliana Bruno Zuin. (Org.). A delicadeza do processo de ensinar e aprender em tempos de pandemia da COVID - 19. 1ed.Campina Grande: Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2021, v. 1, p. 209-218.
- Carvalho, C.R.A.; REBELLATO, C. ; BERNARDO, L. D. . Envelhecimento Humano: questões contemporâneas em saúde. 1. ed. Curitiba: Appris, 2021. v. 1. 419p.
- Barbosa, Gardenia de Oliveira ; Cunha, Andréa Baraldi ; MUNSTER, Mey de Abreu van . Equoterapia na reabilitação no transtorno do espectro autista e paralisia cerebral. In: Eloisa Tudella; Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga. (Org.). Fisioterapia neuropediátrica: abordagem biopsicossocial. 1ed.Santana de Parnaíba: Manole, 2021, v. 1, p. 382-387.
- MAHL, E.. Experiências com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no ensino remoto. In: Patricia de Oliveira e Gizeli Beatriz Camilo Volpin. (Org.). Formação e atuação docente frente ao "novo nomal": reflexões, desafios e perspectivas em tempos de pandemia. 1ed.Curitiba: Bagai, 2021, v. 01, p. 48-62.
- PONTES, S. C.; NOGUEIRA, M. F. . EXPERIMENTOS COM A LINGUAGEM MUSICAL NA EJA: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA. DO SABER AO FAZER: POSSIBILIDADES E LIMITES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 1ed.Santa Maria - RS: Arco Editores, 2021, v. , p. 256-273.
- CAMBRUZZI, Rita de Cássia Silveira ; Costa, Maria da Piedade Resende da . FAMÍLIA: PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DE VIDA PRÁTICA PARA ADOLESCENTE SURDOCEGA. In: Eloi Martins Senhoras. (Org.). Políticas públicas na educação e a construção do pacto social e da sociabilidade humana 2. 1ªed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. 2, p. 246-254.
- MONTES, K.F. ; CIA, F. . FAMÍLIAS COM SÍNDROME DE DOWN: ANÁLISE E CORRELAÇÕES DO SUPORTE SOCIAL E DA SATISFAÇÃO PARENTAL. In: António Guerreiro; Cláudia Luísa; Maria Helena Martins; Maria Leonor Borges. (Org.). III Congresso Internacional: Direitos Humanos e Escola Inclsiva. 1ed.Faro: Escola Superior de Educação e Comunicação ? Universidade do Algarve, 2021, v. 1, p. 86-101.
- POLIANA-SILVA, B.; GATTI, M. R. . Ferrugem e osso: uma análise. In: Fátima Elisabeth Denari. (Org.). (D)eficiências e Preconceito (In)visibilidades da deficiência no cinema.. 1ed.São Carlos: Pedro & João editores, 2021, v. V, p. 85-100.
- GONÇALVES, A. G.; CAMPOS, J. A. P. P.; ORLANDO, R. M.. Formação continuada em Educação Especial: avaliação de um curso na modalidade EaD. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Educação a distância, formação de professores e ensino na diversidade. 1ed.SÃO CARLOS: EDESP-UFSCar, 2021, v. 1, p. 35-53.
- Zutião, Patricia; INVENÇÃO, F.S. . Formação sobre Adaptações Curriculares no Ensino de Ciências: experiências de um projeto de extensão. In: Patricia Zutião. (Org.). Adaptações curriculares no ensino de Ciências aos estudantes público da Educação Especial. 1ed.Marília: Editora de Castro, 2021, v. 1, p. 9-25.
- CABRAL, LEONARDO SANTOS AMÂNCIO; MACHADO, J. M.; ANDRADE, I. S.; LIMA, A. H. ; BELATTO SOBRINHO, D. . Identidades, deficiências, educação e acessibilidade em tempos de pandemia. In: Francisco Ricardo Lins V. Melo, Érica Simony F. M. Guerra, Margareth Macial F. D. Furtado. (Org.). Educação Superior, Inclusão e Acessibilidade: reflexões contemporâneas. 1ed.Campo dos Goytacazes: Encontrografia, 2021, v., p. 133-144.
- SILVA, João H. da. INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INDÍGENA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. In: Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes. (Org.). Educação Especial do Campo: trilhas, perspectivas e renovação. 1ed.Belém: EDUEPA, 2021, v. , p. 79-90.
- MARTINS, V. R. O.; NICHOLS, G. ; BONFIM, T. C. ; BIANCHI, P. C. F. . Introdução à Libras em Ambiente Virtual de Aprendizagem: análises de um curso aberto e gratuito. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Educação a Distância, formação de professores e ensino na diversidade. 1ed.São Carlos: EDESP-UFSCar, 2021, v. 1, p. 125-143.
- REBELLATO, CAROLINA; Lima Azevedo, Daniel ; Félix Miguel, Diego ; da Silva, Rogerio Pedro . PRECISAMOS FALAR SOBRE VELHICES LGBTI+. INTRODUÇÃO ÀS VELHICES LGBTI+. 1ed.: SBGG-RJ | EternamenteSOU | ILC-BR, 2021, v. , p. 16-23.
- REBELLATO, C.; DIAS, F. L. L. ; GOMES, M. C. A. ; FRIAS, S. R. . Lazer como ocupação significativa na velhice. In: Carolina Rebellato; Daniel Lima Azevedo, Raphael Cordeiro da Cruz; Renata Borba de Amorim Oliveira. (Org.). Cuidado interdisciplinar de pessoas idosas: da teoria à prática. 1ed.RIO DE JANEIRO: Letra e Imagem, 2021, v. , p. 303-323.
- de Rose, J. C.; de SOUZA, D. G. ; HANNA, E. S. ; Melchiori, L. E. . Leitura, escrita, equivalência, exclusão e recombinação de unidades. In: Raquel Maria de Melo; Alessandra Rocha de Albuquerque. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita: aspectos históricos, conceituais e procedimentos de ensino - Volume 2. 1ed.Marilia: Cultura Acadêmica, 2021, v. 2, p. 23-66.
- ORLANDO, R.M.; SANTOS, N. G. ; MELETTI, S. M. F. . O aluno tem que focar? A escola, o aluno e a desigualdade em tempos de pandemia. In: André Luiz; Myenne Mieko AyresTsutsumi; Guilherme Alcantara Ramos. (Org.). Respostas científicas para enunciados picaretas. 1ed.Curitiba: N1 Tecnologia Comportamental, 2021, v. 1, p. 1-177.
- Martin, Marina. O ato de ensinar como um processo tradutório: Um novo olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem. Educação Contemporânea ¿ Volume 12 ¿ Formação e Prática Docente. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2021, v. 12, p. 188-.
- CONTI, L. M. C. ; FANTACINI, R. A. F. ; LOPES, A. M. C. ; LIMA, E. N. . O desafio da formação em Educação Especial para professores de Educação Infantil. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Educação a distância, formação de professores e ensino na diversidade. 1ed.São Carlos: EDESP - UFSCAR, 2021, v. 1, p. 1-209.
- CRUZ, M.. CAPÍTULO 10 O DIA-A-DIA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NA INTERSECÇÃO ENTRE LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUES. In: Poliana Bruno Zuin. (Org.). A DELICADEZA DO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. 1ed.Paraíba: Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2021, v. , p. 187-207.
- ANDRADE, I. S. ; PEREIRA, R. V. ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio . O Direito ao Acesso à Informação sob a Perspectiva da Acessibilidade. In: Alaerte Antonio Martelli Contini, Gustavo de Souza Preussler, Washington Cesar Shoiti Nozu. (Org.). Fronteiras e direitos humanos: análises interdisciplinares. 1ed.Curitiba: Íthala, 2021, v. , p. 213-225.
- MANI, E. M. J.. O Trabalho da Sala de Recursos e a sua Interlocução com o Professor da Sala de Aula Regular. In: Carina Alexandra Rondini; Verônica Lima dos Reis. (Org.). Altas Habilidades/Superdotação: instrumentais para identificação e atendimento do estudante dentro e fora da sala de aula comum. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2021, v. , p. 57-78.
- SOUZA, C. T. ; LACERDA, C. B. F. de . O USO DE DIÁRIOS DE APRENDIZAGEM COMO MEIO DE ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA PARA SURDOS. In: FAVORETO DA SILVA, R. A.; HOLLOSI, M. (Orgs.). Educação de surdos, linguagens e experiências. (Org.). EDUCAÇÃO DE SURDOS, LINGUAGENS E EXPERIÊNCIAS. 1ed.Uberlândia: Navegando Editora, 2021, v. 1, p. 105-128.
- MENDES, ENICEIA GONÇALVES ; BRANCO, A.P.S. ; SILVA, M. C. L. . Pesquisas sobre formação de professores: contribuições de um grupo de pesquisa. In: Lúcia de Araújo Ramos Martins/Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Pesquisa em Educação Especial: cenários de formação docente e das práticas pedagógicas inclusivas. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2021, v. 1, p. 41-58.
- MENDES, ENICEIA GONÇALVES ; TANNUS-VALADAO, G. . Políticas de Educação Especial e Inclusão Escolar no Brasil e no Estados Unidos da América: Plano Educacional Individualizado em Foco. In: Cesar Shoiti Nozu, Maria Edith Romano Siems, Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. (Org.). Políticas e práticas em educação especial e inclusão escolar. 1ed.Curitiba: Editora Íthala Ltda, 2021, v. 1, p. 39-51.
- REBELLATO, CAROLINA; Lima Azevedo, Daniel ; Félix Miguel, Diego; da Silva, Rogerio Pedro . PRECISAMOS FALAR SOBRE VELHICES LGBTI+. INTRODUÇÃO ÀS VELHICES LGBTI+. 1ed.: SBGG-RJ | EternamenteSOU | ILC-BR, 2021, v. , p. 16-23.
- PEDRINO, M. C.; GONCALVES, A. G. . Processo de alfabetização do estudante com doença crônica: desafios, estratégias e ações. In: ELIAS, N. C., GONÇALVES, A. G., BENGTSON, C.; PEDRINO, M. C.. (Org.). Educação a distância, formação de professores e ensino na diversidade. 1ed.São Carlos: EDESP - UFSCar, 2021, v. 1, p. 107-123.
- MARTINEZ, CLÁUDIA MARIA SIMÕES; MANZINI, MARIANA GURIAN ; DAHWACHE, A. N. . Produção de Conhecimento sobre tecnologia assistiva nos programas de pós graduação stricto sensu nas sub-áreas da capes - terapia ocupacional. In: Miryam Bonadiu Pelosi; Ana Cristina Jesus Alves; Claudia Maria Simões Martinez. (Org.). Formação em Terapia Ocupacional para uso da Tecnologia Assistiva: experiências brasileiras contemporâneas. 1ed.São Carlos: Editora da Universidade Federal de São Carlos - EDUFSCar, 2021, v. 1, p. 79-97.
- VOLPIN, Gizeli Beatriz Camilo; OLIVEIRA, P. . Questões sobre a formação e a atuação docente na pandemia da Covid-19. In: Patrícia de Oliveira; Gizeli Beatriz Camilo Volpin. (Org.). Formação e atuação docente frente ao "Novo Normal": reflexões, desafios e perspectivas em tempos de pandemia. 1ed.Curitiba- PR: Editora Bagai, 2021, v. 1, p. 1-211.
- Zutião, Patricia. Relato de Experiências no Atendimento Educacional Especializado e Ensino Colaborativo no IF Baiano - Campus Serrinha. In: Patricia Zutião. (Org.). Adaptações curriculares no ensino de Ciências aos estudantes público da Educação Especial. 1ed.São Carlos: Editora de Castro, 2021, v. 1, p. 62-69.
- SIMOES, K. C. R. ; SILVA, Silvana Maria Moura da ; COSTA, M. P. R. da . Retorno Escolar: Dificuldades enfrentadas pelas crianças com insuficiência renal crônica. Educação como (Re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimento. 1ªed.Campina Grande: Realize Editora, 2021, v. 2, p. 1765-1784.
- GONÇALVES, A. G.; PACHECO, M. C. P. (Org.); OLIVEIRA, T. C. (Org.). Saberes e práticas docentes no ambiente hospitalar e domiciliar. 1. ed. São Carlos: De Castro, 2021. v. 1. 185p.
- FERNANDES, A. D. S. A.; TANO, B. L. ; CID, M. F. B ; Matsukura, T. S. . SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. 1. ed. Manole, 2021. v. 1. 292p .
- Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira ; Neves, Anderson Jonas das ; SOUZA, Deisy das Graças de ; POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON . Subsídios Necessários para Ampliar o Programa de Ensino de Repertórios Verbais Visando Sentenças. In: Alessandra Rocha de Albuquerque; Raquel Maria de Melo. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita: aspectos históricos, conceituais e procedimentos de ensino - Volume I. 1ed.: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021, v. 1, p. 249-286.
- SELARIM, L. L. ; CIA, F. . SUPORTE SOCIAL E SATISFAÇÃO PARENTAL DE FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM AUTISMO: ANÁLISES E CORRELAÇÕES ...... In: António Guerreiro; Cláudia Luísa; Maria Helena Martins; Maria Leonor Borges. (Org.). III Congresso Internacional: Direitos Humanos e Escola Inclsiva. 1ed.Faro: Escola Superior de Educação e Comunicação ? Universidade do Algarve, 2021, v. 1, p. 337-351.
- RABELO, LUCÉLIA CARDOSO CAVALCANTE; RODRIGUES, S. S. ; PINTO, G. M. F. ; REUTER, C. A. C. . Surdez e Deficiência Auditiva. In: Márcia Denise Pletsch; Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo; Izadora Martins da Silva de Souza; Saionara Corina Pussenti Coelho Moreira e Alexandre Rodrigues de Assis.. (Org.). Acessibilidade e Desenho Universal na Aprendizagem. 1ªed.Campos de Goytagazes: Encontrografia/ANPED, 2021, v. 1, p. 51-58.
- RABELO, LUCÉLIA CARDOSO CAVALCANTE; PLETSCH, M. D. ; ROCHA, M. G. S. . Surdocegueira. In: Márcia Denise Pletsch; Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo; Izadora Martins da Silva de Souza; Saionara Corina Pussenti Coelho Moreira e Alexandre Rodrigues de Assis.. (Org.). Acessibilidade e Desenho Universal na Aprendizagem. 1ªed.Campos de Goytagazes: Encontrografia/ANPED, 2021, v. 1, p. 69-77.
- PELOSI, M. B. ; ALVES, A. C. J. ; MARTINEZ, CLÁUDIA MARIA SIMÕES . Tecnologia assistiva na graduação em terapia ocupacional: mapeamento em Projetos político-pedagógicos e matrizes curriculares. In: Miryam Bonadiu Pelosi; Ana Cristina Jesus Alves; Claudia Maria Simões Martinez. (Org.). Formação em Terapia Ocupacional para uso da Tecnologia Assistiva: experiências brasileiras contemporâneas. 1ed.São Carlos: Editora da Universidade Federal de São Carlos - EDUFSCar, 2021, v. 1, p. 37-51.
- COLOMBO, I. M.. Temple Grandin: protagonismo da mulher com TEA no cinema.. In: Fátima Elisabeth Denari. (Org.). (D)eficiências e preconceito: (In)visibilidade da deficiência no cinema.. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, v. 5, p. 139-156.
- OLIVEIRA, S. D. ; ELIAS, N. C. . Um estudo bibliométrico sobre atenção compartilhada em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. In: Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira; Vânia de Fátima Martino; Genaro Alvarenga Fonseca; Ana Lúcia Furquim Campos-Toscano; Silvia Regina Viel. (Org.). As interfaces entre a educação e a saúde. 1ed.Franca/SP: Uni-FACEF, 2021, v. 13, p. 108-120.
- OLIVEIRA, A. K. C.. UM OLHAR DA TERAPIA OCUPACIONAL PARA A PARENTALIDADE E PARA O AUTOCONCEITO E A AUTOEFICÁCIA NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INFANTIL. In: Cláudia Regina Cabral Galvão, Andreza Aparecida Polia, Marcia Queiroz de Carvalho Gomes. (Org.). Olhares e perspectivas da terapia ocupacional : construindo teorias e pensando a prática. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2021, v. , p. 20-31.
- Carolina Rebellato; Lima Azevedo, Daniel ; CRUZ, R. C. ; OLIVEIRA, R. B. A. . Um percurso interdisciplinar. In: Carolina Rebellato; Daniel Lima Azevedo; Raphael Cordeiro da Cruz; Renata Borba de Amorim Oliveira. (Org.). Cuidado interdisciplinar de pessoas idosas: da teoria à prática. 1ed.Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2021, v. , p. 15-22.
- OLIVEIRA, S. D. ; ELIAS, N. C. . Uma revisão sistemática sobre as contribuições da neurociência para educação. In: Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira; Vânia de Fátima Martino; Genaro Alvarenga Fonseca; Ana Lúcia Furquim Campos-Toscano; Silvia Regina Viel. (Org.). As interfaces entre a educação e a saúde. 1ed.Franca/SP: Uni-FACEF, 2021, v. 13, p. 130-140.