Dissertações - 2024

SILVA, Jaudréia Ribeiro da

Ação formativa para elaboração de planos de aula na perspectiva do desenho universal para a aprendizagem no ensino médio.

Orientadora: Adriana Garcia Gonçalves

Data de Defesa: 26/01/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20967

SOARES, Kelly Guedes

Ensino da leitura e escrita Braille no ensino remoto emergencial: desdobramentos da atuação docente.

Orientadora: Márcia Duarte Galvani

Data de Defesa: 31/01/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20368

MONTES, Kananda Fernanda

Desenvolvimento de crianças com Trissomia 21: relação com o suporte social e a satisfação parental. 

Orientadora: Fabiana Cia

Data de Defesa: 05/02/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19555

SILVA, Carlos Dyego Batista da

Oferta da disciplina libras no Ensino Fundamental na rede municipal de Catanhal-PA.

Orientadora: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

Data de Defesa: 07/02/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19895

SACRAMENTO, Ilene Diniz

Ensino de estudantes público da educação especial em uma escola ribeirinha amapaense.

Orientadora: Carla Ariela Rios Vilaronga

Data de Defesa: 16/02/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20132

D'ORAZIO, Luiza de Freitas Borges

Treino de familiares por meio da videomodelação para aplicação de programas de ensino em crianças com autismo.

Orientadora: Lídia Maria Marson Postalli

Data de Defesa: 16/02/2024

SANTANA, Luiza Laroza Selarim

Suporte social e satisfação parental das mães: relação com o desenvolvimento de criança com autismo.

Orientadora: Fabiana Cia

Data de Defesa: 23/02/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19704

LIRA, Diego Oliveira

Trajetórias Formativas de Professores da EJA que atuam com Estudantes Público-Alvo da Educação Especial. 

Orientadora: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos

Data de Defesa: 06/03/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/items/f00af773-f961-451a-98c1-5eaf321f8764

SANTINI, Giovanna Jangarelli

Treinamento de aplicadores via video modelação para implementação de ensino por tentativas discretas. 

Orientador: Nassim Chamel Elias

Data de Defesa: 06/03/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19953

BRASELIANO, Luana Alves de Abreu

Acessibilidade informacional e comunicacional em editais de ingresso da educação superior: um estudo de caso.

Orientadora: Lídia Maria Marson Postalli

Data de Defesa: 06/03/2024

BUENO, Adriana Correa

Percepções das práticas colaborativas entre professores do ensino comum e de educação especial em escolas de educação infantil.

Orientadora: Carla Ariela Rios Vilaronga

Data de Defesa: 19/03/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20223

BRANDÃO, Vanessa Paula de Souza

Ensino de imitação generalizada para crianças com transtorno do espectro autista. 

Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos

Data de Defesa: 20/03/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20662

SALDANHA, Luciléia Bechmann

Protagonismo de estudantes com deficiência em atividades extracurriculares: o caso da UFSCar.

Orientadora: Rosimeire Maria Orlando

Data de Defesa: 22/03/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19957

FERRINHO, Alessandra Braz

Consultoria colaborativa na formação de equipe multiprofissional em serviço especializado. 

Orientadora: Priscila Benitez Afonso

Data de Defesa: 25/03/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20362

MORI, Fernanda Yumi Ribeiro

Efeito do programa PEERS e análise da assimetria cerebral de jovens brasileiros com autismo e/ou deficiência intelectual.

Orientadora: Priscila Benitez Afonso

Data de Defesa: 26/03/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20129

SILVA, Francelen Larissa Silva

Análise da interação comunicativa na rotina entre família e jovens com deficiência intelectual e/ou autismo.

Orientadora: Priscila Benitez Afonso

Data de Defesa: 26/03/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20385

URZÊDA, Gabriela Alexandra Ribeiro

Ensino do tato de propriedades sensoriais no contexto do brincar simbólico para crianças com autismo. 

Orientadora: Lídia Maria Marson Postalli

Data de Defesa: 26/03/2024

NOGUEIRA, Amanda Maria de Araújo

Enriquecimento curricular: sistemas de ensino e atendimento aos alunos com altas habilidades ou superdotação.

Orientadora: Rosemeire de Araújo Rangni

Data de Defesa: 28/03/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20464

MARTIN, Marina

Análise de um programa de habilidades sociais para universitários com Transtorno do Espectro do Autismo. 

Orientadora: Carolina Severino Lopes da Costa

Data de Defesa: 28/03/2024

COSTA, Pollyana Ladeia

Formação continuada sobre aprendizagem cooperativa para contemplar a diversidade em classes inclusivas.

Orientadora: Enicéia Gonçalves Mendes

Data de Defesa: 28/03/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20275

FERREIRA, Sally Cristina Gouveia da Silva

Docentes com deficiência na educação superior brasileira e condições de trabalho.

Orientadora: Rosimeire Maria Orlando

Data de Defesa: 28/03/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20086

FREIRE, Marcela Ferreira da Silva Teixeira

Efeito da aquisição do ecoico sobre a emergência de tatos expandidos.

Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos

Data de Defesa: 03/04/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20007

ANTOCHIO, Ingrid

Efeitos da tutoria por pares em comportamentos de uma criança com autismo em contexto escolar.

Orientador: Nassim Chamel Elias

Data de Defesa: 26/04/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20784

ZAGATO, Bruno Gerencser

Ensino de leitura para uma criança com autismo baseado em jogos de mesa.

Orientador: Nassim Chamel Elias

Data de Defesa: 29/05/2024

SALLA, Milena

Imitação motora e a possível relação com a aprendizagem do grafema em crianças com Transtorno do Espectro Autista.

Orientador: Antônio Celso de Noronha Goyos

Data de Defesa: 31/05/2024

Link repositório: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20456

CARVALHO, Ana Luiza Lobato Monteiro de

Implementação até a fase III do Picture Exchange Communication System na emergência de operantes verbais em crianças com autismo. 

Orientador: Nassim Chamel Elias

Data de Defesa: 28/06/2024

SILVA, Deborah Maciel Vieira Cruz

Base Nacional Comum Curricular, Educação Infantil e Educação Especial: uma perspectiva sobre a disciplina das crianças. 

Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes

Data de Defesa: 26/08/2024

CORRÊA, Karina Faraco

Efeitos do ensino de movimentos orofaciais sobre a acurácia do ecóico em crianças com TEA. 

Orientador: Antônio Celso de Noronha Goyos

Data de Defesa: 26/08/2024

GIRKE, Ityara Aguiar da Silva Pinto

Ações formativas com tradutores e intérpretes de libras para o aperfeiçoamento das práticas interpretativas. 

Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

Data de Defesa: 28/08/2024

SILVA, Dafny Bispo da

Desenvolvimento da relação letra-som em crianças com autismo a partir de procedimentos de recombinação. 

Orientador: Deisy das Graças de Souza

Data de Defesa: 30/09/2024

MURADAS, Tatiane Sanches Silva

Atendimento Educacional Especializado Itinerante da rede municipal de São Paulo.

Orientador: Carla Ariela Rios Vilaronga

Data de Defesa: 22/11/2024

MELO, Jully Elias

Dados sobre treino de ecoico em aplicações de análise do comportamento: uma revisão de literatura.

Data de Defesa: 11/12/2024

FREITAS, Gisele Albarella

Política nos textos e nas práticas inclusivas em município com atendimento educacional especializado baseado no coensino.

Data de Defesa: 20/12/2024